Saiba por que é importante atualizar o atendimento nos restaurantes

Ulisses ConstantiniAtendimento, Automação, Gestão, Sistema para restauranteLeave a Comment

atendimento

Um bom atendimento na maioria das vezes depende de uma gestão de processos. Sendo que muitas empresas ainda se baseiam num atendimento antiquado e assim pecam no atendimento aos clientes. 

A gestão de processos nada mais é um padrão para seus processos, onde você pode garantir padrões de qualidade, evolução dos seus processos e a rapidez que clientes de food service tanto procuram.

Essa gestão pretende melhorar a qualidade do produto a partir da interação e organização dos processos que envolvem a produção, além de reduzir custos e erros. Portanto o tão temido retrabalho também diminuirá.

É exatamente nesse ponto que a tecnologia de um sistema de gestão pode ajudar o seu food service.

O que é gestão de processo?

A gestão de processos é o alinhamento de processos com o objetivo estratégico para a organização e medição de tais processos pelo gestor.

A gestão de processos também corresponde a automação, incluindo sistema que gerencie o fluxo de trabalho.

Todos esses recursos não seriam possíveis sem a tecnologia.

Ainda assim, existem restaurantes que mostram resistência em aderir ao uso dos equipamentos eletrônicos para a gestão de processos e assim automatizar o atendimento e melhorar o rendimento de seu empreendimento.

Se preferir você pode assistir ao vídeo abaixo:

Desvantagens do atendimento convencional

Ao manter o sistema convencional de atendimento você estará mais propicio a erros.

Muitos empresários confiam na memória de seus atendentes para levar o pedido até a cozinha ficando totalmente vulneráveis a erros nos pedidos e ao aumentando do retrabalho e perdas. 

Ao anotar o pedido em papéis acreditasse ter uma vantagem do que só confiar na memória do colaborador , mas ai que está o erro, o papel é facilmente perdido, rasurável e quem lhe garante que a cozinheira vai entender a letra do atendente de mesa? Pois é, parece uma coisa que não tem importância, mas a maioria das perdas e retrabalho para quem utiliza a comanda de papel é derivada dessa falta de entendimento. 

Vantagens da automação no seu atendimento

Contando com um sistema que automatize seus processos você terá muitas vantagens como: gestão financeira, vendas, estoque, sem falar nos relatórios para você embasar suas decisões.

Algumas das vantagens proporcionadas pela automação do atendimento nos food services, tais como:

  • Atendimento facilitado;
  • Agilidade na cozinha;
  • Chances de erros diminuídas;
  • Melhorias para o cliente;
  • Profissionalismo e organização.

Diante disso, percebe-se o quanto é importante manter um atendimento inovador nos restaurantes.

Dessa forma é possível atrair e fidelizar mais clientes, o que contribui para melhorar os resultados e, consequentemente, os lucros obtidos com este negócio.

Conte com um sistema de gestão

Um empreendimento que consegue se adaptar bem às inovações tecnológicas, com certeza não fica para trás.

E continuando nesse mesmo pensamento de melhorar os processos com a tecnologia conte com um sistema automatizado para comanda eletrônica que aumentar o rendimento da cozinha e de seus atendentes, na verdade de toda a equipe pois na hora do pagamento também trará maior facilidade. 

Conte também com aplicativos disponíveis no mercado que você pode realizar o pedido com apenas alguns cliques, ou até mesmo um tablet utilizado pelos garçons e atendentes para mostrar o cardápio com fotos para aguçar o desejo do cliente. 

Mais importante é a redução de custos que um sistema de automação proporciona, tendo todas as operações registradas é possível evitar erros nos pedidos, roubos e desperdícios.

E você sabe como escolher um sistema de automação para food service?  Clique aqui e confira algumas dicas.

Treine sua equipe

Os clientes estão em busca de uma boa experiência gastronômica e o restaurante é o responsável por proporcionar isso.

Porém, diversos fatores estão atrelados até que a comida chegue na mesa.

O atendimento envolve muitos fatores e é umas das principais ferramentas para cativar os clientes. Portanto a agilidade que o atendente ou garçom realizam o primeiro atendimento é de grande valor. Entretanto não basta somente fazer um primeiro atendimento e depois esquecer do cliente que ainda está consumindo e pode precisar de algo. 

O garçom é responsável pela primeira impressão do cliente, que espera profissionalismo e eficiência em todas as etapas.

Por isso, os primeiros passos para melhorar o atendimento e adaptar sua equipe com as inovações tecnológicas voltadas para restaurantes que estão surgindo no mercado são:

  1. Incluir a equipe na tomada de decisão e buscar ferramentas de tecnologia que possam facilitar a rotina das atividades. Mostre a importância dessa atualização e como vai ser vantajoso para todo mundo.
  2. Agendar vários treinamentos até que os funcionários demonstrem conforto na utilização do sistema. É importante que todos estejam engajados para agilizar o tempo de adaptação.
  3. Ser paciente, até que todos aprendam. No começo pode haver uma sobrecarga de informações no uso de aplicativos no celular ou tablet para tirar os pedidos, mas nada que a prática constante não possa ajudá-los.

O mais importante é você como gestor e influenciador do seu negócio conversar com sua equipe, pois as vezes eles podem sugerir melhorias nos procedimentos de trabalho.

Deixe claro que a tecnologia é também para ajudar a equipe e não somente o restaurante.

 

Gostou do artigo? Seu restaurante já possui um sistema modernizado de atendimento ao cliente? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco sua opinião sobre o assunto! Aproveite e baixe gratuitamente nosso e-book:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *