Blog

Blog Comanda Eletrônica – Tudo o que você precisa saber!

Comanda Eletrônica – Tudo o que você precisa saber!

Ronei Angelo GrosbelliAtendimento, Automação, Sistema para restaurante0 Comments

Tudo sobre comanda eletrônica

O que é comanda eletrônica?

A comanda eletrônica é um cartão com uma numeração impressa contendo ou não um código de barras que representará o número impresso.

Esta comanda será utilizada pelo garçom para adicionar os itens e produtos solicitados e também será utilizada por seu cliente para realizar o pagamento dos pedidos que ele fez entregado-a para o atendente no caixa.

Essa tecnologia veio para substituir a antiga comanda de papel, na qual o garçom fazia todo o pedido anotando a mão, em bloco de notas. O grande problema do modelo de papel, é que as comandas ficam sujeitas a erros e perdas, e acaba sendo muito trabalhoso e demorado.

Isso aumenta o tempo de atendimento e os erros, muitas vezes chateando os clientes.

Com as Comandas eletrônicas, o garçom tem a possibilidade de realizar o pedido através de um terminal ou Smartphones/Tablets, e os pedidos são enviados diretamente para as áreas de produção, o que diminui muito o tempo de atendimento e também possíveis erros ou fraudes.

Neste artigo iremos explicar tudo o que a comanda eletrônica pode fazer pelo seu restaurante ou lanchonete e quais os formatos e benefícios que ela traz quando bem utilizada.

Bom, vamos ao que interessa!

O que essa tecnologia oferece?

Agilidade nas vendas

É muito chato e estressante ter que ficar esperando em filas. As comandas de papel podem ser perdidas, molhadas, extraviadas e ilegíveis, prejudicando a organização dos demais setores.

Com comandas eletrônicas, o pedido é feito e enviado automaticamente para as áreas de produção. O garçom não tem que ir até a cozinha ou copa repassar esse pedido.

Basta alguns cliques e o pedido entra em produção. Todo pedido fica registrado na comanda. O fechamento é feito diretamente no caixa, com total segurança das informações.

Com uso de comandas eletrônicas, o fechamento do pedido é feito de forma muito mais fácil. As chances de erros são quase nulas.

Controle de comandas abertas

Com o uso dessa tecnologia fica fácil ter controle de quais comandas estão sendo utilizadas, se já foram finalizadas ou não.

Associando o nome do cliente a comanda de bar individualmente você tem um controle ainda melhor. Tem a possibilidade de verificar mais tarde o que determinado cliente já consumiu.

Controle individual

Ideal para grupos de pessoas que usam mesma mesa. Assim, é possível fazer um atendimento personalizado para cada pessoa, facilitando até mesmo na hora do pagamento, evitando demora para calcular o que cada um consumiu.

No sistema, existe a possibilidade de várias pessoas utilizarem a mesma comanda. Isolando itens do pedido com o nome de cada cliente.

Em casos de perdas da comanda de bar e restaurante, seja pelo cliente ou garçom, esquecimentos, confusões na hora do pedido, a resolução desses problemas acaba sendo mais fácil com uso de comandas eletrônicas.

Sem dúvida, uma tecnologia que você gestor pode aproveitar. 


Mas como devo utilizar a comanda eletrônica no meu restaurante?

Geralmente funciona da seguinte forma: Ao chegar ao restaurante ou bar, o cliente recebe uma comanda eletrônica numerada. Enquanto faz o seu pedido, o garçom opera um Tablet ou Smartphone Android,  enviando em tempo real para a cozinha e também para o caixa.

Isso faz com que o processo seja agilizado e o garçom possa atender a outros clientes, sem a necessidade de ir até a cozinha para entregar o pedido. Outra vantagem é que a conta já é pré-calculada, e ao chegar ao caixa é fechada pelo número que ela contém, diminuindo a margem de erro tanto na hora de fazer o pedido, quanto no pagamento da conta.

A utilização é simples, porém existem vários formatos. Vamos explicar cada um deles:

  1.  Uma comanda para várias pessoas: Entregando uma comanda eletrônica no momento que o cliente realizar o primeiro pedido. 
  2. Uma comanda para cada pessoa: Será entregue uma comanda para cada cliente na entrada ou na mesa. Isso irá facilitar o atendimento no caixa, pois os itens já estarão separados por cliente e cada um poderá pagar o seu pedido sem complicações ou divisões de itens. Não se preocupe você poderá agrupar as comandas caso precisar.
  3. Uma comanda para cada pessoa com cadastro do cliente: Modalidade muito utilizada em casas noturnas e baladas. Oferece mais segurança para os proprietários e para os clientes, pois quando é entregue a comanda também é feito um breve cadastro do cliente. Ficando este cliente associado a comanda. A vantagem, é que se o seu cliente sair sem pagar você terá os dados para poder entrar em contato, além de evitar que o garçom realize algum pedido para uma comanda que ainda não foi aberta.
  4. Entrega na pesagem: Para restaurante com Buffet a kg existe uma forma bem interessante, que é de integrar a balança ao sistema e quando o cliente passar pela balança o operador, além de lançar a refeição e bebidas, irá entregá-la ao cliente.

Está tecnologia veio para substituir as comandas impressas, onde o garçom registrava o pedido em um pedaço de papel. Isso causa inconvenientes como a necessidade do garçom se deslocar até a cozinha/bar para notificar quais os produtos solicitados pelo cliente, causando atrasos, erros e confusões. Para os garçons existem outros benefícios que vão desde, a conferência em tempo real do consumo da cliente, rapidez no lançamento dos itens, solicitação do fechamento do pedido entre outros benefícios.

Quais estabelecimentos podem usar?

Os estabelecimentos que podem utilizar comanda eletrônica são vários, abaixo uma lista dos principais:

  • Restaurantes com Buffet KG;
  • Restaurantes à la carte;
  • Pizzarias com atendimento no local;
  • Bares;
  • Cafés / Cafeterias;
  • Panificadora;
  • Lanchonetes;
  • Baladas.

Conte com a comanda de bar

A comanda de bar é uma ferramenta extremamente importante para agilizar o seu bar. Você poderá saber o que mais sai, contar com relatórios de venda e  otimizar os atendimento além de muitos outros benefícios.

Aumente a qualidade do seu atendimento com a comanda eletrônica de bar, sendo que a realização de seus pedidos será diretamente de um smartphone ou tablet integrados ao Sischef.

A comanda de bar é uma ferramenta indispensável para agilizar seus processos e assim garantir um salto nos seus resultados. Otimize suas operações facilitando o fechamento das contas, mesmo tendo pagamentos separados na mesma comanda, e tenha controle total de descontos e cancelamentos realizados evitando assim perdas.

Tenha benefícios ao contar com a comanda de bar, como:

  • Reedução de erros;
  • Agilidade no pedido;
  • Economia com equipe;
  • Clientes satisfeitos;
  • Aumento do faturamento;
  • Maior controle e relatórios.

Quais são os modelos de comandas eletrônicas que devo adquirir?

Os modelos vão desde os mais básicos e os mais elaborados e personalizados. Os modelos básicos são um simples cartão em PVC com um número em um dos lados da comanda e pode ser encontrado em qualquer gráfica ou empresa que trabalhe com PVC ou acrílico.

Já os modelos personalizados podem até apresentar uma identidade visual do restaurante contendo um design próprio com imagens e logos da empresa, apresentando um diferencial do seu restaurante para com seu cliente.

Existem algumas empresas especializadas em elaborar estas comandas e ainda podem enviar para o todo Brasil.

Falamos sobre como usar e quais os tipos comprar. E afinal qual  os benefícios de tudo isso?

Os benefícios de se utilizar esta tecnologia vai desde melhorar o atendimento até otimizar os processos da equipe e do restaurante, economizando tempo e dinheiro.

Essa tecnologia está trazendo muitos benefícios tanto para o cliente quanto para o dono do estabelecimento.

Além de evitar situações constrangedoras e estressantes, evita a contaminação das entradas e saídas de garçons na área de produção (cozinha).

Para os garçons existem outros benefícios como: A conferência em tempo real do consumo da comanda, transferência e união de comandas e mesas e um simples e fácil acesso ao lançamento de itens. E ainda, evitando perdas.

Benefício número 1 – Processo

A comanda eletrônica permite ao restaurante implantar um processo eficiente de atendimento, onde alguns garçons tiram os pedidos dos clientes (por smart ou tablet), e ao confirmar todos os itens serão enviados para as áreas de produção (cozinha, bar, churrasqueira) ou então mostrados em uma tela de notificação. Disparando assim uma nova etapa, que é a produção do produto. E ao final da produção, a última etapa se inicia: a entrega do produto ao cliente.

Vamos a um exemplo prático: 

O cliente realiza pedido de um X-SALADA e um REFRIGERANTE. O X-SALADA será enviado para a COZINHA e o REFRIGERANTE para o BAR. Seu garçom não precisará se deslocar até a cozinha ou bar para solicitar a produção dos itens. Ele pode aproveitar esse tempo para realizar novos atendimentos (enquanto os itens já começam a ser produzidos).

Mas e para cozinheiro o que muda? A equipe da cozinha também ganha, pois para cada pedido é gerado automaticamente uma sequência por ordem de chegada, facilitando assim a organização do processo de produção. E quando o cozinheiro concluir, poderá entregar para o garçom disponível, para que o mesmo efetue a entrega para o cliente.

Benefício número 2 – Evite perdas

Com a implantação do processo ocorre o aumento na agilidade. Assim, o próximo grande ganho será na eliminação de erros nas áreas de produção (cozinha e bar). Com o APP de pedidos, o garçom irá lançar os itens, podendo informar observações e adicionais de forma clara e pré-configuradas. Desta forma, o garçom poderá confirmar todo o pedido junto com o cliente antes de enviar para produção, garantindo assim a exatidão e satisfação do cliente. Os pedidos chegarão padronizados, com informações claras, simplificando a comunicação entre as áreas do estabelecimento. O item somente será entregue ao cliente se sair na área de produção, garantindo assim que foi lançado e será cobrado do cliente.

Fica claro nas imagens acima a qualidade e padronização das informações que são enviadas para as áreas de produção com o uso da comanda eletrônica.

Benefício número 3 – Controle

Com o uso da comanda você terá um controle mais detalhado das vendas, número de clientes ou mesmo a quantidade de comandas em uso (em tempo real). E se você associar o cliente a comanda, ainda terá acesso a relatórios do consumo de cada cliente.

E ainda, evite desconfiança do cliente deixando claro quais itens estão sendo cobrados (e por qual valor).

Um bom sistema de comanda deverá armazenar todo o histórico de itens lançados e cancelados, permitindo ao gestor o acesso e auditoria em caso de dúvida.

Benefício número 4 – Evite fraudes

Com um sistema adequado as fraudes podem ser praticamente eliminadas, pois os produtos somente poderão ser excluídos após a confirmação com a senha de um gerente ou e informando uma justificativa do motivo da exclusão. E ainda, não existe a chance de perdas devido ao extravio, como ocorre com as comandas de papel.  

Outro problema é o do “garçom amigo” que deixa de anotar o pedido na comanda de papel pois é amigo do cliente. Utilizando a comanda eletrônica essa fraude fica bem mais complicada, pois utilizando o processo certo, só será entregue um item que saiu nas áreas de produção.

Dicas da equipe Sischef

  1. Contrate um software que atenda este processo. Nós recomendamos o Sischef, que além de permitir o uso e controle de comandas eletrônicas ainda conta com um sistema de gestão online completo para auxiliar a gestão do seu restaurante.
  2. Adquira comandas eletrônicas personalizadas, equipamentos e materiais de qualidade eles serão a cara de seu restaurante.
  3. Adicione uma impressora em cada área de produção para que os pedidos dos garçons seja enviado diretamente sem ele ter que se deslocar para solicitar o pedido.
  4. Crie um processo, onde alguns garçons só fazem o pedido e outros só entregam.
  5. Ao utilizar comanda eletrônica obrigue o garçom a informar a mesa. Assim o garçom que estiver entregando encontrará de forma mais fácil o cliente.

Aonde adquirir as comandas

Como comentamos acima as comandas fazem parte de uma identidade visual (a cara do seu restaurante), recomendamos comprar de uma empresa qualificada que elabore um produto de qualidade.

Conclusão

Gerir um restaurante não é uma tarefa fácil, exige responsabilidade e flexibilidade de seus proprietários. Para isso, existem tecnologias como o Sischef que pode ajudá-lo a aproveitar melhor a gestão e automação de processos de um restaurante, tornado a gestão mais profissional para a felicidade do seu cliente.

Não deixe de ler também o nosso e-book “Gestão de Atendimento: Dicas para alavancar o seu restaurante” com dicas incríveis.

 

 Leia também:

 

Comanda Eletrônica – Tudo o que você precisa saber! was last modified: maio 10th, 2019 by Ronei Angelo Grosbelli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *