Estratégias matadoras para gestão de restaurante: IMPERDÍVEL!

Luan SantosGestão, Restaurante2 Comments

gestão de restaurante

Todos nós como consumidores sabemos quais são os impactos que uma boa gestão de restaurante pode causar.

Ela é visível a todos que frequentam o estabelecimento, desde o gerenciamento com os funcionários até o atendimento com o cliente.

A gestão em si é importante seja em quaisquer empresas, pois dificilmente algo vai para frente sem que tenham pessoas por trás se esforçando muito para que tudo dê certo.

Um bom gestor deve considerar inúmeros aspectos no qual podem abalar o seu negócio. Em um restaurante, a falta de liderança adequada acarreta em inúmeras consequências.

No mundo atual, o aumento dos mercados e suas tecnologias nos obriga a adotarmos a implementação da gestão inovadora da qual fazemos parte, pois elas trarão os resultados esperados para o seu negócio.

Sendo assim, se você ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto e como ter uma gestão de sucesso, continue lendo este artigo.

O que é a gestão de restaurante?

restauranteA gestão de restaurante nada mais é como todo o restaurante vai funcionar a partir de uma gestão bem pensada da equipe de coordenação.

Nela, se resolvem problemas que surgem desde pedidos com fornecedores, até como o modo em que seus clientes se sentirão satisfeitos.

Desse modo, uma boa gestão impacta todos os setores, logo, uma má gestão também trará consequência a todos os setores envolvidos.

Sendo assim, fica perceptível que administrar estabelecimentos que lidam com comida não é tarefa simples.

Não só os gestores como também os funcionários através da instrução da coordenação, devem estar atentos à pequenos aspectos que envolvem a vigilância sanitária até grandes preocupações como a qualidade dos fornecedores.

Muitos pensam que um restaurante bem gerenciado a partir apenas de sua decoração ou do marketing aplicado. Mas vai muito além disso.

Para minimizar esse problema e tornar a administração mais fácil, existem alguns fatores principais de gestão que você tem que ter para pôr em prática no seu restaurante.

1. Tenha paixão e comprometimento

Se você é o gestor ou quer se tornar o dono de um restaurante e estar por trás de tudo o que acontece, então a primeira coisa que você deve ter é a paixão e o comprometimento com o seu trabalho.

Através da paixão que você tem, você se sentirá sempre mais motivado a buscar as melhores táticas que levem o sucesso do seu negócio.

Um dono apaixonado e comprometido com as metas do restaurante, consegue transmitir a sua equipe toda a importância que aquele local tem, pois isso influenciará diretamente nos resultados da equipe.

O comprometimento vem na importância de que como gestor, você terá que estar preparado para trabalhar longas horas do seu dia.

Um bom comprometimento traz principalmente para o gestor, o sentimento de resiliência no qual demonstra para todos em sua volta que ainda que aconteçam resultados negativos, isso não será o suficiente para afetar os bons resultados da equipe.

Esse fator também é transmitido para o cliente.

2. Visão geral da gestão de restaurante

A visão geral implica em ter em mãos o controle completo de tudo o que acontece em seu restaurante.

Isso vai desde as compras que foram feitas, desde o funcionamento da cozinha, até a forma como o seu cliente está reagindo a tudo isso.

A montagem de um organograma é fundamental para que o controle de funcionamento esteja em vista.

Sendo assim, fica mais fácil administrar sabendo quais são os pontos que merecem mais atenção e melhoramento.

A avaliação das atividades realizadas pela equipe e o melhor horário para executá-las é de suma importância para ajustar as funções que faltam e readequar os setores da melhor forma.

3. Investir em um sistema de gestão

Um recurso que pode e fará total diferença em seu restaurante é a instalação e uso de softwares de gestão.

Esses softwares são sistemas que armazenam os registros de todos os processos, analisam os dados e organizam as operações de maneira eficiente.

Nele também é capaz de ter o controle dos gastos, desperdícios e prejuízos.

4. Estímulo correto da equipe

Uma coisa que não pode faltar jamais é o estímulo correto da equipe. É aqui que todo o trabalho do gestor fará efeito.

Pois uma equipe bem estimulada e preparada consegue passar para o cliente toda a satisfação que está sentindo.

O bom estímulo melhora o funcionamento do estabelecimento, diminui o estresse, e retém melhores resultados.

Invista nas reuniões motivacionais, confraternizações, ações sociais e outros encontros que necessitam da participação de todos os colaboradores para que sejam transmitidos esses valores.

Qual a importância da gestão de restaurante?

gestãoEnumeramos no parágrafo acima as principais questões que um gestor deve ter para obter o sucesso de seu estabelecimento.

Porém, existem muitos outros fatores que contribuem também para que esse sucesso seja alcançado.

A gestão de um restaurante é importante, pois é com ela que se obtém o cuidado de identificar os pontos críticos no entendimento das metas propostas.

Pois esses pontos são imprescindíveis para que se possa ter uma melhor resolução dos quadros de necessidade que o estabelecimento necessita.

Desta maneira, é possível que seja promovida a alavancagem de vendas e outros procedimentos normalmente adotados.

A seguir, vamos listar alguns tópicos importantes para a visualização de um bom gerenciamento

As vantagens da gestão estruturada

●       Vantagem número 1: O feedback dos clientes

A gestão impacta diretamente no cliente. Como? Simples, através de todos o comportamento do seu cliente durante o tempo passado no estabelecimento.

Desse modo, uma gestão que prioriza o conforto dos clientes investindo em um bom ambiente visual, proporciona que o mesmo se sinta mais a vontade de ficar mais tempo e consumir mais.

Um ambiente relaxante proporciona também o aumento de tolerância em relação ao surgimento de qualquer problema.

O cliente também avalia o que está sendo consumido, logo, a gestão para a escolha de bons produtos dos fornecedores, impacta diretamente na experiência do cliente em seu consumo.

Sendo assim, é fundamental que sua gestão esteja atenta às sugestões, reclamações e ideias de melhorias vindas dos clientes, afinal, eles serão os responsáveis para que você, gestor, tenha o lucro esperado.

●       Vantagem número 2: Treinamento adequado para um resultado de qualidade

O gerenciamento de um local lida diretamente com pessoas. Sendo assim, é de extrema importância que essas pessoas recebam um treinamento adequado para que o estabelecimento obtenha sucesso.

É imprescindível também, que além de dar as ordens e o treinamento adequado, o gestor procure saber ouvir a opinião dos colaboradores para que seja garantido satisfação total tanto do lado administrativo, como do lado dos funcionários e dos clientes.

Os colaboradores são uma das partes fundamentais para que seu estabelecimento cresça, mantê-los satisfeitos possibilita que a quantidade de problemas a serem resolvidas por parte da equipe, é menor.

●       Vantagem número 3: O visível crescimento dos lucros

Logicamente com uma boa estrutura de uma gestão bem elaborada sendo implementada, o montante de lucro há de aumentar.

A longo prazo conhecer a parte financeira do seu negócio é o que garante a saúde de todo empreendimento.

Tendo o controle do que é pedido, do valor estipulado, das táticas aplicadas para reter cliente e da qualidade dos serviços oferecidos, ficará muito difícil de não se obter lucro.

O bom trabalho desenvolvido com empenho e dedicação refletirá com a absoluta certeza pontos positivos de retorno ao estabelecimento.

É importante pensar nos lucros, mas é imprescindível que ele não seja a principal motivação para gerar um bom trabalho.

Então, todos os pontos trabalhados até aqui devem ser levados em consideração e ter igual dedicação para cada um.

Dicas e estratégias para uma boa gestão de restaurante

food serviceNo mundo dos negócios, tempo é dinheiro. Logo, quanto mais tempo demora a implementação de uma estratégia, mais dinheiro você perde.

Depois de termos listados vários pontos a respeito da gestão, fica claro saber que não é nada fácil estar atento a todos os pontos de necessidade.

Sendo assim, é preciso que o gestor tenha muita paciência, dedicação e atenção para analisar com cuidado todos os pontos a serem trabalhados e melhores desenvolvidos.

Sendo assim, os processos também devem ser otimizados dando enfoque na agilidade e alta performance.

Para garantir uma gestão completa, é importante como já pontuamos, passar por cada um dos setores do seu restaurante.

Portanto quer garantir que cada setor tenha seus processos organizados entregando bons resultados? Então confira a seguir uma listagem com dicas de sucesso para pôr em prática no seu estabelecimento.

Determine visão, missão e valores do seu restaurante

Estas são as principais diretrizes de um negócio, pois é aqui que é a base pra maioria das decisões que serão tomadas.

Esses três pontos representam a essência do restaurante e diz quem você realmente é.

Esses pontos muitas vezes acabam não chegando diretamente ao cliente.

Porém quando ele é bem trabalhado internamente e passa a ser compreendido e bem executado, isso facilita o planejamento e a ação de inúmeras coisas, além de tornar a equipe mais harmoniosa.

Quando todos compreendem o posicionamento da empresa, fica muito mais fácil a tomada de decisões

Além disso, quando estabelecido esses pontos, fica mais fácil saber seu público alvo para ter um norte nas prospecções de marketing para atrair novos clientes e o tipo de comunicação que será usada para isso.

Sendo assim:

  • A missão é a razão pela qual a empresa existe. Ou seja, ela define qual é o seu foco de atuação. Aqui o conceito foca mais em produto e serviço.
  • A visão funciona como uma bússola que indica os objetivos a longo prazo da empresa. Ou seja, onde seu restaurante pretende chegar em um determinado período.
  • Os valores retratam como uma empresa deve se portar no mercado e na sociedade. Ou seja, aqui é trabalhado os aspectos de como será a maneira que ela quer ser reconhecida.

Essas ideias estão diretamente ligadas à conduta dos gestores. É importante que seus valores estejam alinhados com o modo como sua empresa funciona e com o seu público alvo.

Faça uma gestão de custos do restaurante eficiente

A gestão dos custos exige que todos os setores sejam avaliados. Esta revisão é fundamental para que nenhum gasto ultrapasse o orçamento do restaurante.

Algumas formas de se fazer isso é:

  • Avaliando a possibilidade de terceirização:

Nesses processos é possível que outras empresas façam determinados serviços.

Quando ocorre esse processo, o terceiro passa a ser responsável pela prestação do serviço, no tempo, qualidade e preço acordados.

Uma das vantagens da terceirização é a redução de impostos, tendo em vista que o terceiro contratado é que arcará com os tributos estaduais naquela atividade.

Desse modo, outra possibilidade que permite a redução dos custos é:

  • O aumento de giro no estoque:

Isso significa ter um uso mais rápido dos produtos estocados.

Dessa forma, o estoque sempre será renovado sem que os produtos fiquem muito tempo parados.

Para pôr essa ideia em prática mais rápido, a implementação de promoções de determinado produto que esteja em grande quantidade, pode resolver esse giro rápido no estoque.

Outro ponto a ser considerado, é:

  • A automação de processos:

A automação transfere a responsabilidade de uma pessoa à uma máquina, permitindo assim, que tal pessoa tenha mais tempo livre para se ocupar com outros processos da empresa.

Nos restaurantes, a automação permite reduzir custos não apenas com mão de obra, mas com outros custos operacionais.

Um último fator, mas não menos importante, é:

  • O engajamento do restaurante com as questões sustentáveis:

A sustentabilidade é uma necessidade da modernidade. Nela, são tratadas as maneiras de transformar os processos do restaurante em autossustentáveis. Ou seja, reduzir custos através da reutilização de recursos.

Com esses pontos em observação, o gerenciamento dos custos do seu restaurante ficará sob controle.

Fique de olho no atendimento do seu cliente

Um excelente atendimento combinado com alimentos de qualidade é um plano básico para fazer com que os clientes retornem.

Então é fundamental que tudo esteja de acordo com a melhor qualidade que você possa oferecer ao consumidor que frequenta seu estabelecimento.

Para que um restaurante alcance sua taxa de sucesso, é preciso que ele fidelize os clientes.

Sendo assim, a qualidade dos serviços e produtos oferecidos são a porta principal para que isso aconteça.

Um planejamento de tempo entre primeiro contato e o prato servido pode fazer muita diferença, afinal longas esperas não deixam cliente nenhum satisfeito.

Então, alguns pontos que podem melhorar esses aspectos são:

  • Automação no atendimento: Reduz o tempo de espera e minimiza erros
  • Uso de comandas eletrônicas: Traz agilidade, organização e modernidade ao estabelecimento
  • Funcionários ágeis e bem treinados: É fundamental para garantia de satisfação do cliente
  • Uma boa avaliação do cardápio: Um cardápio previamente avaliado reduz os riscos de algum prato não ser bem aceito e evita o desperdício.
  • Pronto atendimento aos clientes indecisos: Uma equipe disposta a ajudar e que esteja ciente de todos os processos que acontecem, é fundamental na agregação de valor da empresa para com o cliente.
  • Carisma e bom humor: Um bom atendimento cativa os clientes fazendo com que eles possam então, voltar mais vezes.

Esses são alguns fatores que ajudam no processo de conquista e satisfação do cliente. Busque sempre causar uma boa primeira impressão para que a clientela avalie bem o estabelecimento.

Não deixe o marketing de lado

marketingAtravés de estratégias simples e poderosas, é possível expandir o alcance do seu negócio, atrair mais clientes e gerar mais lucro. Tudo isso através do marketing.

Então, as estratégias de divulgação têm como objetivo fazer com que seu restaurante se destaque dos demais.

Sendo assim, investir em uma campanha que estimule a visão do cliente com fotos elaboradas, descrições que chamem atenção e atrativos que o levem a conhecer o estabelecimento, será um dos focos a serem tratados.

Com as novas tecnologias como colaboradoras, fica fácil fazer isso. Porém, é preciso que se tenha o conhecimento adequado sobre o assunto.

Alguns elementos são requisitos na hora de uma boa estratégia de marketing digital, sendo são elas:

  • Um site bem estruturado e informativo;
  • Utilização da linguagem SEO nos anúncios;
  • Anúncios em plataformas como Google adwords e posts em redes sociais;
  • Ser presente e ativo nas publicações principalmente no Facebook e Instagram;
  • Disponibilização do menu online;

Ou seja, o marketing é uma ferramenta poderosa que precisa ser explorada pelo gestor em prol do seu restaurante, principalmente devido seus diversos benefícios.

Estar presente e ser visto faz com que o cliente crie vínculo e uma relação afetiva com o local, permitindo então que ele seja fidelizado e ainda melhor:

Permite que ele faça uma boa divulgação gratuita e indique seu estabelecimento para pessoas próximas, promovendo assim, o marketing boca a boca.

Conclusão

administração Inúmeros são os aspectos que determinam o sucesso de um restaurante. Sendo assim, a boa gestão é o que dá o Norte a todos eles.

Com uma equipe unida, bem preparada, setores organizados, processos otimizados e estratégias bem elaboradas, certamente o lucro aumentará.

Lembrando que todos esses processos devem ser desenvolvidos de maneira atenciosa e com bastante determinação, pois apenas com força de vontade será possível manter todos motivados para que se cheguem a um objetivo final de satisfação.

Deixe sua opinião sobre este artigo e se ele foi útil para você aqui nos comentários. Ajude também a compartilhá-lo.

 

Leia também:

 

2 Comments on “Estratégias matadoras para gestão de restaurante: IMPERDÍVEL!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *