Controle financeiro: Como fazer no seu Restaurante

Nayara Vasconcelos RodriguesAutomação, Sistema para restauranteLeave a Comment

financeiro

O financeiro está sem dúvida entre os setores alicerces de uma empresa. Dessa maneira, tomar nota e ter o controle sobre todas as transações financeiras do seu negócios deve estar entre as suas prioridades.

A princípio, por envolver muitos números e cálculos, a maioria do empresários optam por atribuir essa área a escritórios de contabilidade e administrativos.

No entanto, frisamos que, mesmo contanto com serviços de contabilidade, é necessário também, ter conhecimento próprio e controle sobre o que, de modo geral, entra e sai do seu caixa e afins.

Enquanto esse parece não ser uma tarefa fácil, surgem os sistemas de gestão para mudar essa realidade. Entre eles, o Sischef!

Sendo assim, se você chegou até aqui para compreender como funciona o módulo financeiro do Sischef, leia este artigo até o fim.

Antes, saiba que seu sistema conta com sua ajuda!

Primeiramente, reforçamos que não existe, ainda, um sistema que seja capaz de trazer resultados, sem ser abastecido de maneira correta com informações precisas.

Ou seja, para que você alcance resultados com o seu sistema de gestão, você terá que fornecer a ele, todas as informações necessárias, como:

  • Entrada e saída de produtos;
  • Entrada e saída de verba do caixa;
  • Pagamento de contas;
  • Pagamento de funcionários;
  • Recebimento de dívidas;
  • E assim por diante.

Assim, por meio dessa prática, a manutenção de toda gestão do seu negócio vai caminhar de “vento em popa”, rumo ao sucesso.

O módulo financeiro Sischef

Sobretudo, agora que você já sabe como o seu sistema trabalha, e que não existe forma dele funcionar sem uma pessoa por trás, podemos partir para os detalhes do Módulo Financeiro Sischef, certo?

Além disso, cabe dizer que o módulo financeiro, pode ser chamado também de gerenciador financeiro. Por função, ele analisa e guarda os dados fornecidos, assim como os calcula e entrega seus resultados. Acima de tudo, afim de auxiliar de maneira prática no gerenciamento do setor, substituindo a papelada, ou as infinitas e complicadas tabelas do Excel.

Atualmente, um plano completo Sischef conta com as seguintes funções:

  • Lançamentos financeiros;
  • Recorrentes;
  • Crédito pré-pago;
  • Consultar;
  • Boletos;
  • Liquidações;
  • Recibos;
  • Conferência;
  • Resumos/ relatórios.

Nesse sentido, você vai ser capaz de saber tudo o que se passa nessa área. Nesse ínterim, você evita ficar totalmente dependente do seu escritório de contabilidade. Ainda mais, para assuntos que são completamente críticos e do seu interesse.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma das funções?

Lançamentos financeiros

Em síntese, as funções dentro do gerenciador financeiro do Sischef possuem algumas subfunções e ou ainda, campos a serem preenchidos.

Na parte de Lançamentos financeiros, você vai encontrar as opções:

Nova conta a pagar e ou a receber

Nestes espaços, você vai registrar todas aquelas contas que ainda precisam ser pagas pela sua empresa, ou ainda, as que vão ser recebidas. Das contas a pagar, você pode ter os seus fornecedores como um exemplo.

Os espaços a serem preenchidos em ambas as partes são bem parecidos, incluindo: “Descrição”; “Tipo de operação”; “Pessoa”; “Forma de pagamento”; “Vencimento”; “Valor” e se vai sair do caixa ou entrar.

Assim que cada conta for paga ou recebida, será necessário dar baixa no sistema.

Despesas à vista e Receita à vista

A ferramenta de Despesas à vista e Receita à vista também possuem telas e funções bem semelhantes entre si, assim como as ferramentas citadas logo acima. No entanto, elas se diferem por serem baixadas automaticamente pelo sistema.

Isso se deve a essas serem despesas movimentadas no dia em que foram lançadas.

Transferência entre contas

Primordialmente, a função transferência entre contas foi desenvolvida para que você registre e tenha o controle sobre: de onde sai e para onde vai o dinheiro das transações da sua empresa.

Atenção, essa função trabalha a fim de registrar as transações. Nesse sentido, é importante dizer que o sistema Sischef não tem acesso e nem interfere em nenhuma conta bancária.

Para tanto, basta incluir no sistema: “a conta”; “a pessoa”; “a descrição”; “a operação” e a data na conta de saída; e “conta”; “descrição”; “operação” e “valor” na conta de entrada.

Adiantamento.

Sobretudo, o adiantamento utiliza as mesmas ferramentas do exemplo acima. Porém, seu diferencial está na configuração.

Por exemplo, ao fazer um adiantamento para um funcionário, o dinheiro saí da conta da empresa, mas não é destinada a outra conta. Na verdade, ela deve voltar para conta da empresa no próximo pagamento de salários.

Sendo assim, o preenchimento deve ser feito observando o passo a passo a seguir:

Conta de saída
  • Conta – Selecione “Caixa/ Tesouraria/ Etc”;
  • Pessoa – Nome do funcionário que irá receber o adiantamento;
  • Descrição – Será preenchida automaticamente com “Adiantamento concedido de saída”;
  • Operação – Informe a operação “Adiantamento”;
  • Data – Verifique a data.
Conta de entrada
  • Conta – Selecione “Contas a receber”;
  • Descrição – Nessa operação esse espaço vem preenchido automaticamente como “Adiantamento concedido a receber”;
  • Operação – Selecione a operação “Recebimento de adiantamento”;
  • Vencimento – Informe o dia do vencimento;
  • Valor – Informe o valor. 

Recorrentes

Dentro do módulo Financeiro, você terá acesso a função Recorrentes. Essa vai te levar a opção de “Receitas e despesas recorrestes”.

Essa função existe dentro do Sischef para que você cadastre todas aquelas despesas que se repetem em determinado período de tempo, como por exemplo, aluguel, internet, assessoria contábil e etc.

Eventualmente, depois de configurado, será preciso em todo início de mês gerar essas despesas. Isso tudo, para que elas entrem em seu calendário mensal. Também, é necessário dar baixa nestas contas quando elas forem pagas.

Crédito pré-pago

O Crédito pré-pago é uma ferramenta que possibilita incluir em seu sistema valores que os seus clientes tenham pago, antes de consumir qualquer produto.

Nesse ínterim, seu cliente vai lhe entregar certo valor – supomos que esse cliente já esteja cadastrado no seu sistema; então você irá acessar o “Crédito pré-pago”; “Selecionar o cliente”; clicar em “Adicionar crédito”; escolher a “Forma de pagamento”; o “Valor”; por fim, clicar em “Adicionar o crédito”.

Eventualmente, toda vez que esse cliente específico for fazer uma compra com você, no sistema de frente de caixa, você vai poder escolher essa opção para o pagamento.

Consultar

Já pelo nome, é fácil presumir a que a função Consultar se destina.

Dentro dela existe as opções:

  • Listar os financeiros;
  • Financeiros por data;
  • Extrato de caixas e bancos.

Analogamente, todas essas opções são funções que permitem consultar, cada qual com a sua especificação, as despesas lançadas no sistema. Assim, como permitem que essas sejam editadas.

Boletos

Com a função Boletos, você vai consultar os boletos gerados; consultar e gerar arquivos de remessa; baixar boletos por meio de arquivos de retorno do banco; e ainda gerar todos os boletos de uma única vez.

Liquidações

Em síntese, a função Liquidação, traz as opções para que seja possível liquidar as contas registradas.

Nela, você vai poder optar por fazer a liquidação por meio da “Baixa de contas por pessoa” ou por meio da “Baixa de contas por período”.

Em outras palavras, você poderá localizar e dar baixa, tanto as contas a pagar quanto as contas a receber, por meio do nome da pessoa ou por meio do período selecionado.

Recibos gerados

Simples e prática, a função Recibos gerados localiza os recibos ou ainda gera recibos genéricos.

Para gerar recibos genéricos basta: clicar em Recibos gerados; e em Gerar recibos genéricos. Em seguida, preencher os campos: “Recebemos de:”; “Referente a:”; “No valor de (R$):”; “Na data:”; “Local:”. Por fim, clicar em Gerar Recibo.

Conferência de caixa

Planilha fluxo de caixa

Baixe sua planilha de Fluxo de Caixa clicando nesta imagem.

Antes de mais nada, a Conferência de caixas no módulo Financeiro Sischef, permite que você, como gestor, acesse a todos os detalhes de movimento do caixa, isso, toda vez que os sistemas forem sincronizados. Assim como também, você, por meio dela, vai observar qual é o status do caixa por usuário.

Resumo financeiro

Estamos quase no fim do nosso módulo e finalmente chegamos à função Resumo financeiro.

Acima de tudo, o Resumo financeiro responde por valores registrados entre receitas e despesas dentro de um período selecionado, ou ainda, entre os valores provisionados/ realizados.

Para acessar tal, basta: clicar em Resumo financeiro; selecionar entre “Por período” ou “Previsto/realizado”.

Cartões

Agora sim, última função do nosso módulo Financeiro!

Em cartões, você será capaz de acompanhar todos os valores de vendas que foram pagos em cartões de crédito ou débito no seu sistema de frente de caixa.

Nesse sentido, você vai poder conferir os valores a receber na data da pesquisa,; em 15 dias; entre 15 e 30 dias e por fim; após 30 dias.

Um ponto interessante que deve ser também levantado, é o apontamento dos valores das taxas que serão descontados dos valor inicial de cada venda.

Para tanto, é necessário fazer previamente o cadastro de todos os tipos de cartões e suas taxas, no sistema.

Assim é o módulo financeiro do Sischef

Neste artigo te mostramos todas as funcionalidades dentro do módulo Financeiro no Sischef.

Esperamos que desta forma, vendo como um gerenciador financeiro pode ser de extrema necessidade para o seu negócio, tenhamos te ajudado a tomar decisões importantes rumo ao crescimento do seu estabelecimento.

Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários.

Para saber mais sobre sistemas de automação, leia também:

– Como escolher um sistema de automação para seu restaurante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *