Administrar um restaurante: saiba como

Luan SantosAutomação, Gestão, RestauranteLeave a Comment

Como administrar um restaurante

Restaurantes são alguns dos empreendimentos com mais dificuldade se se administrar e de ter sobrevivência no mercado. Quando conseguem se manter ativos por tempo o bastante para atingir um determinado sucesso podem ser negócios de muito lucro.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no Brasil, o segmento, movimentou 184 bilhões de reais em 2016. Embora haja muita procura, outra pesquisa dessa mesma entidade apontou que 35% dos estabelecimentos encerram as atividades com menos de um ano, e apenas 3% dos empreendimentos funcionam há mais de 10 anos.

Nesse artigo vamos mostrar que administrar um restaurante não se trata de um bicho de sete cabeças, mas algo que pode render muito sucesso para o seu negócio!

Faça um bom planejamento para administrar seu negócio

Um planejamento estratégico é primordial para qualquer pessoa que tem em mente abrir um  tipo de negócio, por isso, é a primeira dica de como administrar um restaurante.

Nesse planejamento, é necessário que haja a identificação da possibilidade de negócio, a quantificação da clientela, a estimativa de lucratividade e o investimento preciso, além do custo operacional.

Além de colocar no papel o que é importante para o seu negócio, o empresário também precisa fazer uma pesquisa sobre o potencial do restaurante, atender qual é a estrutura necessária e explorar o potencial de negócios do seu serviço.

Claro que para uma boa administração você também deve planejar a gestão financeira do estabelecimento contando com muitos controles financeiros que irão influenciar na saúde do seu restaurante. Com planejamento em todas as áreas do restaurante você consegue ter maior organização e terá percepção do que mais precisa da sua atenção no negócio.

A importância da qualidade no atendimento

Não basta ter uma comida excelente se os funcionários do restaurante não estão aptos a atender e se comunicar com os clientes. Para isso, é de suma importância capacitar esses profissionais, fazendo com que prestem um bom atendimento alinhado com uma postura adequada no trabalho.

Além disso conte com um sistema de gestão para restaurantes que lhe automatize alguns processos, permitindo assim o seu funcionário atender o cliente com mais tempo, cordialidade e calma.

Conceder bonificações ao funcionário pelos bons serviços prestados pode ser um incentivo para que ele sempre se dedique a dar o seu melhor. Isso ainda ajuda a diminuir a rotatividade entre funcionários, que prejudica a qualidade dos serviços, tendo que contratar novos funcionários e começar tudo do zero.

Cuide diariamente da gestão financeira

O controle diário do fluxo de caixa é apenas um dos pilares de uma gestão financeira eficaz. Por isso, nem pense em negligenciar essa parte do negócio, pois análises financeiras bem-feitas podem ajudar, inclusive, a aumentar a rentabilidade do seu restaurante.

O controle financeiro, é uma atividade que pode ser trabalhosa para os leigos no assunto, mas que pode ser facilitada com o uso de um sistema de gestão financeira para restaurantes.

O sistema para restaurante deve conter inúmeros benéficos para a gestão do estabelecimento.  Deve ir desde o provisionamento de contas a pagar e receber a resumo e balanço financeiro e claro conte com relatórios para saber no que melhor na administração e saber reais dados do seu estabelecimento.

Utilizando um sistema de gestão para administrar seu restaurante

Um recurso que faz a diferença no gerenciamento do seu restaurante é a utilização de um sistema de gestão para restaurante . São sistemas que registram os processos, analisam dados e ajudam a organizar as operações de forma eficiente, além de identificar gastos, desperdícios e prejuízos.

Contrate uma empresa especializada que lhe ofereça um sistema para restaurante com vantagens como: praticidade no atendimento, agilidade na comunicação, redução de erros, menos mão de obra necessária, controles, relatórios, armazenamento em nuvem e suporte para saber quais soluções são mais adequadas para o seu restaurante.

O Sischef – Sistema de gestão para restaurantes, conta com todos esses atributos que irão lhe auxiliar nessas tarefas. Solicite uma demonstração no nosso site clicando aqui.

Você sabe como otimizar o tempo no seu Food Service? Não? Então confira o vídeo abaixo:

Conheça a legislação do setor

Não adianta manter um ótimo plano de negócios e um controle financeiro bem-feito se existir algum ponto em desacordo com a lei vigente para o ramo de restaurantes. Mesmo que esteja tudo ordem seguindo todas as normas, é necessário ter um profissional para que você consiga consultar a cada três meses para se atualizar sobre isso. Afinal, basta um problema legal para que o seu restaurante seja inviabilizado.

Outra parte que merece ganhar atenção é o cuidado com as mudanças nas leis trabalhistas, portanto, fique atento às pautas do sindicato representante. Administrar a legislação, pessoa e processos pode ser bem desgastante, então tome cuidado e utilize as ferramentas disponíveis para melhorar a gestão, administração do negócio como um todo.

Utilize comanda eletrônica na sua administração

O processo de realizar os pedidos utilizando um sistema para comanda eletrônica é muito mais rápido. Esse processo agiliza o preparo e o atendimento do cliente, pois a impressão na cozinha ou bar é feita imediatamente após a confirmação do pedido na mesa. Desta maneira, o garçom não precisa ir até o caixa ou terminal do sistema par restaurante para registrar o pedido, ganhando tempo e agilizando todo o processo, sem contar que o cliente fica muito mais satisfeito, afinal o tempo de espera é reduzido em até 60%.

Essa tecnologia está trazendo muitos benefícios tanto para os clientes quanto para o dono do estabelecimento. Além de evitar situações constrangedoras e estressantes, evita a contaminação das entradas e saídas de garçons na área de produção.

Temos um artigo que explica tudo sobre a comanda eletrônica, leia aqui.

Invista em marketing

É necessário explorar meios para divulgar o seu restaurante de maneira efetiva. Afinal, o marketing é o que de fato permite que a sua marca seja vista e seja lembrada, e, como diz o ditado: ”a propaganda é a alma do negócio”. Invista em panfletos, outdoors, anúncios em rádios da região e não esqueça das redes sociais que são excelentes alternativas para atrair o público.

A internet, hoje em dia, é a maneira mais fácil que os donos de restaurantes têm para divulgar seu negócio. O Facebook conta com uma ferramenta onde é possível criar anúncios com uma segmentação de público, assim, você pode escolher para quem seu restaurante será divulgado atraindo novos clientes da sua região. Quer saber mais sobre marketing e marketing digital para restaurantes clique aqui.

Por fim, administrar é …

Administrar não é apenas cuidar das contas de um restaurante. Administrar é gerir como um todo o estabelecimento, pensando na experiência do cliente, funcionários, contas, controle e muitos outros pontos já citados nesse artigo.

Nunca se esqueça que, com a grande concorrência na área da alimentação, é necessário se dedicar e colocar em prática todas as habilidades de administrar um estabelecimento e pessoas que você possui, para realizar um excelente trabalho na gestão do seu restaurante.

Além disso, se especializar, se informar e utilizar a imaginação também são ótimas ideias para levar o seu negócio com disciplina e foco. Não deixe de acompanhar seu negócio de perto, sempre gerindo sua equipe como um verdadeiro time que precisa prospectar juntos.

Baixe nosso E-Book e saiba como um sistema de gestão pode ajudá-lo em seu restaurante:

restaurante precisa

Leia também: 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *