Marketing digital para restaurantes

Luan SantosMarketingLeave a Comment

marketing digital para restaurante

O mundo está vivendo uma intensa imersão virtual. A era digital se mostra presente em todas as vias possíveis, desde comunicação até comércios e serviços.

Nesse ambiente totalmente novo, além do “mundo real”, inúmeros empreendedores utilizam ferramentas virtuais com o objetivo de tornarem suas empresas conhecidas.

Dizem que a propaganda é a alma do negócio. De fato, o sucesso de qualquer empresa está diretamente vinculado à opinião do público em relação ao seu serviço, assim como, a quantidade de pessoas que está utilizando. Em outras palavras, quanto mais pessoas, maior o lucro.

Esse conceito também se aplica, claro, ao ramo alimentício. Para expandir seus horizontes e atrair uma leva totalmente nova de clientes, restaurantes do mundo inteiro estão deixando de utilizar os velhos panfletos e cartazes para interagir no universo do marketing digital.

Sem dúvida, os restaurantes de maior sucesso e mesmo os que ainda estão em ascensão, tem utilizado bem esse sistema. Em contrapartida, os que ainda não adentraram nesse universo e não estão utilizando essa ferramenta, vão ficando para trás na concorrência.

Portanto, se você também deseja expandir seu negócio e guiá-lo no mundo digital, este artigo trará algumas dicas e informações úteis a respeito das funcionalidades do marketing digital para restaurantes.


Visibilidade

Como já dito anteriormente, o principal fator que torna o marketing digital para restaurantes tão interessante é a possibilidade de levar novas pessoas a conhecerem seu serviço.

Sendo assim, você não vai desejar que suas vias de comunicação online sejam pequenas e ocultas nas sombras. Você deseja destaque, visibilidade. Para tal, você deve ter em mente onde seu restaurante será divulgado.

Um site se mostra uma ótima opção. Será por meio deste site que os clientes terão acesso a tudo que desejarem saber a respeito de seu estabelecimento. Nome, slogan, padrões de trabalho, cardápios, localização, contato, fotos, tudo que for relevante para saciar a curiosidade do cliente deve ser posto no site. Imagine ele como uma personificação digital do seu estabelecimento.

Procure criar um site que transmita uma imagem profissional e competente. Mais que isso, procure refletir o espírito do seu restaurante por meio deste. Caso não entenda muito sobre como definir um visual ideal, procure profissionais na área, eles são de muita ajuda.

Como empreendedor você deve entender que as pessoas são atraídas, quase que em totalidade, pelo visual. Sendo assim, um website que passe uma boa imagem, com certeza causará boa impressão e irá atrair bons olhos para o estabelecimento.

Uma vez que tenha sido definido um modelo ideal de site para seu restaurante, entra a verdadeira tarefa: Divulgação em massa para seu restaurante.

Divulgação

Os lugares mais fáceis para encontrar uma grande quantidade de pessoas no universo virtual são as redes sociais, que abrigam milhões de usuário no mundo todo diariamente.

Criar páginas em ferramentas como o Facebook, Twitter, Instagram, Foursquare, entre outras, são excelentes maneiras de propagar seu site e seu restaurante.

Usar essas redes sociais para divulgar seus cardápios é um excelente método de atrair clientes. Mostre-se receptivo, poste fotos dos seus melhores pratos, do tipo que desperta a curiosidade e desejo do cliente. Nas legendas, seja criativo: inclua informações nutricionais, dicas de saúde e propague a melhor visão de seu restaurante.

Cardápio

Quando divulgar o cardápio, mostre apenas uma lista sucinta e prática do melhor que você tem a oferecer. A principal função da internet está em sua agilidade e praticidade, e é exatamente isso o que o cliente espera encontrar.

Mantenha esses meios de comunicação atualizados. Publique constantemente as novidades de seu estabelecimento, as mudanças, as inovações, os diferenciais de seu restaurante em relação aos demais. Frequência é essencial.

E apesar da visibilidade ser muito importante, não tenha uma quantidade de redes que você não consegue organizar. É melhor ter apenas uma rede social que você consiga manter atualizada do que várias sem qualquer novidade, pois neste caso, seu restaurante cairá no esquecimento do mundo virtual. Para dar conta do recado, você pode contratar uma equipe de marketing digital e se preocupar apenas em estar fixo na mente dos clientes como um excelente restaurante!

História

Ao adentrar em uma nova experiência, o público se interessa em saber como ela surgiu. Deixar seus clientes entrarem em contato com a história de seu restaurante, sua missão, seus valores, as razões por trás de seu nome e seu jeito de ser é uma maneira muito promissora de criar um vínculo para com os clientes, algo essencial em qualquer restaurante.

Interação

O cliente tem sempre razão. Essa frase é muito popular no ramo dos comércios e serviços. O cliente é a pessoa que você precisa agradar, pois de certa maneira, o cliente é o seu chefe, a felicidade dele define seu sucesso. Claro, é impossível agradar todos, mas satisfazer o maior número de clientes possível é o que definirá o sucesso de seu restaurante.

O cliente gosta de ser ouvido, gosta de sentir que sua opinião faz alguma diferença para com o serviço que está sendo oferecido. As redes sociais foram projetadas justamente para interação e comunicação entre pessoas de diferentes regiões. Elas são as ferramentas perfeitas para uma comunicação com o cliente.

A interação com o público é muito importante, não apenas para atraí-lo uma única vez ao seu restaurante, mas também, para torná-lo fiel, agradá-lo a ponto de fazê-lo retornar. Por isso a comunicação é tão importante.

Você pode receber elogios sobre seus serviços, o que é muito animador, além de sugestões e críticas construtivas que podem auxiliá-lo em sua jornada. O modo como você reage às críticas é muito importante, pois, um bom empreendedor é aquele que sabe ouvir o que seu cliente tem a dizer, analisar seu processo e trabalhar para estar sempre melhorando.

Ofereça também novidades, não fique parado. Organize promoções e ofertas especiais, mantenha seu cliente interessado.

Servir para ser bem servido

As dicas citadas podem ajudar o seu restaurante a crescer muito. Mas é claro que não adianta ter toda essa ótima propaganda, se seu serviço não corresponder ao padrão. Trabalhe duro, mantenha a mente e os olhos abertos e acompanhe as mudanças, a fim de fornecer o melhor serviço possível.

Leia também:

automação de restaurantePowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *