Sistema para Restaurante: Como escolher o ideal!

Luan SantosRestaurante, Sistema para restauranteLeave a Comment

sistema para restaurante

O segmento de restaurantes envolve empreendedores que precisam ter a opção de gerenciar tudo com a maior facilidade e segurança possível. Agilidade no atendimento, muita atenção na gestão financeira e capacidade de gerir equipes, são alguns dos diferenciais para que você tenha sucesso no ramo com o seu restaurante, e para isso, você pode contar com um sistema para restaurante que para lhe auxiliar nesse trabalho.

Se você é um empreendedor que atua no ramo de restaurantes, precisa conhecer e saber como escolher um sistema para auxiliar você a administrar seu negócio e melhorar seus resultados. Neste e-Book buscamos ensinar mais sobre o assunto e auxiliar na escolha de um sistema para restaurante com dicas básicas. 

Para assumir a gestão de um bar ou restaurante é necessário ter claro o tamanho do desafio que isso representa. Segundo o IBGE, quase metade das empresas que são abertas no Brasil fecha antes mesmo de completar três anos. 

Gerir um estabelecimento desses é um trabalho de extrema responsabilidade e exige que o profissional tenha um perfil muito versátil. Ter espírito de liderança, visão estratégica e logística e capacidade de agir em situações de stress, ser multitarefas e se relacionar bem com as pessoas – funcionários e clientes – são apenas algumas das características necessárias. 

A seguir reunimos alguns tópicos que são muito relevantes para uma boa gestão de um restaurante. Confira: 

Atenda bem

Gentileza, empatia e satisfação. Essa é a diferença entre um negócio de sucesso e um negócio. Os empresários sabem que a primeira impressão que um cliente tem do seu negócio são, apenas, os garçons. E é exatamente por isso que estimulam cada vez mais a qualidade do atendimento, promovendo treinamentos e promoções. 

Confira como melhorar o seu atendimento no vídeo abaixo:

Controle as contas

Geralmente, bares e restaurantes movimentam um grande fluxo de dinheiro. Uma vez que, costumam ser empreendimentos com despesas altas, por ter custos com fornecedores, infraestrutura, estoque, além da folha de pagamento.

Cuide do ambiente

Mais do que comer ou beber, quando um grupo de amigos resolve ir a um bar ou a um restaurante, o que eles realmente buscam é desfrutar de um momento prazeroso. Portanto, crie um ambiente agradável, use móveis confortáveis, tome cuidado para que a música ambiente – se houver – esteja num volume que não atrapalhe as conversas. Preste atenção nos pequenos detalhes.

Atenção à higiene

Da porta de entrada à cozinha. Sem deixar de lado os banheiros para clientes e funcionários. Além de causar má impressão aos frequentadores, a falta de higiene pode representar risco para a saúde, uma vez que é a causa número 1 de infecções alimentares.

Por que ter um sistema para restaurante?

Existe uma ampla variedade de segmentos relacionados ao setor alimentício. Os mais comuns são restaurantes, bares e cafés. O diferencial que, muitas vezes, elas tem é apenas associado ao cardápio. Para ela, o desenvolvimento econômico e social não representa muita coisa, porém é com ele que as pessoas passaram a ter um poder de compra cada vez maior.

Assim, os consumidores se tornaram cada vez mais exigentes. Ainda, há todo o contato com os fornecedores, funcionários e a preocupante concorrência. O empreendedor se pega em uma sinuca de bico e precisa ter jogo de cintura para saber lidar com essas situações de extrema pressão.

Como não perder o controle da vida profissional? A resposta se encontra na tecnologia.

Com o avanço tecnológico, os smarthphones, tablets e, até mesmo, os computadores se tornaram mais do que mero acessórios. Passaram a fazer parte da vida cotidiana do mundo dos negócios, facilitando e tornando mais prática a tomada de decisões em relação a gestão. Junto a isso tudo, podemos perceber, também, uma crescente desenvolvimento de sistemas que podem auxiliar no controle de um empreendimento de forma simples e eficaz.

Esses avanços se estendem entre aplicativos que vão desde o gerenciamento do departamento de finanças até o controle do estoque, a gestão das compras e fornecedores, as emissões de notas fiscais, relatórios e muito mais.

Caso você seja um empresário, esta ferramenta se tornará uma solução infalível para qualquer tipo de gestão que esteja apto a usar

A seguir serão listadas as funções dos principais sistemas que podem lhe ajudar a identificar a sua necessidade.

sistema para restaurante

Principais funções de um sistema para restaurante

Gestão do departamento Financeiro

Utilizado para organizar e identificar sua situação financeira em tempo real.

Faz uma densa e sistemática análise dos débitos, créditos, faturamentos, despesas, agendamento de pagamentos, recebimentos e consulta a movimentações do caixa. 

Relatórios

O objetivo principal de qualquer tipo de relatório é o acompanhamento do desempenho de todas as partes do seu negócio. Com apenas um clique é possível verificar as informações específicas do setor de vendas, compras, financeiro e estoque.

Controle de Estoque

Destinado ao registro de movimentação de estoque. Obtém informações detalhadas de entradas e saídas de mercadoria e acompanha seus pedidos de compra.

Modo Mobile

Esse sistema pode ser compartilhado com seu notebook, tablet e/ou smartphone. O modo mobile garante o acesso a todos os seus relatórios de gestão, incluindo o departamento de vendas, compras, financeiro e estoque.

Emissão de notas Fiscais

Emite todas as notas fiscais (NF-e e NFC-e) diretamente do aplicativo.

Todo esse processo é interligado com seus canais de venda, o que possibilita que sua administração financeira seja ainda mais prática e eficiente.

Gestão de compras e fornecedores

Cadastra sua lista de fornecedores, agenda pagamentos de faturas e coletas de mercadorias, como também faz o gerenciamento de seus orçamentos e importação de suas Notas Fiscais de compras. 

E o melhor é que tudo isso pode ser integrado com seu controle de estoque e gestão financeira.

Por que escolher um programa de gestão para sua empresa?

A primeira coisa que precisamos saber no mundo dos negócios é encontrar uma posição no setor em que está inserido e no mercado e conseguir se manter nessa posição. Para que isso possa acontecer, deve-se ter controle em cima de todos os setores do negócio.

Uma empresa sem controle pode encontrar o buraco e quebrar, mesmo que ela seja altamente rentável.

Dessa maneira, conseguimos compreender o quão grande são os riscos de não se ter um programa de gestão para o seu empreendimento. 

A seguir veja alguns benefícios extras que esse tipo de aplicativos podem oferecer a você:

Fácil de usar

Esse tipo de aplicativo é feito para pessoas que não têm muito conhecimento em computação, assim, se tornam interfaces simples e intuitivas. Ainda, ao fazer download de um software, ele pode vir acompanhado por um manual em vídeo ou, até mesmo, um botão de ajuda no próprio menu.

Total liberdade 

Você pode usar o sistema para gestão de restaurantes da maneira que desejar, afinal cada empresa funciona de um jeito e em um próprio tempo.

Todos os recursos em um só programa

Tudo se tornará mais rápido, prático e funcional se você escolher um sistema que aborde todos os setores: atendimento, financeiro, faturamento, consultas e relatórios.

Escolhendo um sistema para restaurante

Ao pensarmos na escolha de um sistema para restaurante, não basta ir à uma prateleira e escolher o primeiro apenas por afinidade. Quando você escolhe errado, o seu negócio começa a funcionar de maneira errada, portanto, escolher um software que se enquadre no seu empreendimento pode se tornar uma tarefa bem delicada.

Pensando em como poderíamos facilitar as coisas, construímos uma lista com 5 dicas do que evitar na hora de optar pela escolha de um software.

Não se prenda a contratos de longo prazo e hardwares

Quando a opção é contratar um sistema de restaurantes, um contrato de longo prazo e os famosos hardwares são as maiores bandeiras vermelhas. Isso porque, anos atrás, as empresas que optavam por instalar módulos de computador no restaurante sofriam com a lentidão, os atrasos e as frustrações por parte dos funcionários.

Outro ponto negativo é o fato de que, uma vez instalado, você está preso ao provedor e torna-se muito mais difícil mudar os sistemas quando houve o investimento de muito dinheiro em um hardware.

Não contrate soluções não escaláveis

Imagine que o seu negócio cresce tanto que aparece uma oportunidade de aumentar o número de lojas com muitas franquias. Isso seria ótimo, porém, certifique-se de que o sistema escolhido por você é escalável, ou seja, que, com ele, você poderá aumentar o número de acessos conforme sua necessidade ou terá disponível uma solução multi-lojas, em caso de criação de uma rede de franquias.

Essa medida evita que você tenha que trocar de sistema cada vez que seu negócio aumentar.

Não se apegue apenas ao preço do sistema de automação comercial

O velho ditado “você tem o que paga” aplica-se perfeitamente a essa situação. Entenda que o bom funcionamento do seu restaurante depende de um sistema para restaurantes capacitado. Além disso, observe que é demandado algum tempo para aprender sobre os recursos que esses sistemas oferecem. Por isso, ao contratar esse tipo de serviço, certifique-se de que é um software confiável. Leia os comentários sobre o sistema e peça depoimentos de pessoas que já o utilizaram.

Considere que um sistema de automação comercial sempre será a central do seu negócio. Sem ele, seu restaurante deixaria de funcionar. Se algo parecer bom demais para ser verdade, provavelmente não é.

Não se distraia de suas necessidades

Foque as necessidades que o seu estabelecimento está enfrentando. Não se distraia com propostas que, por vezes, nem são verdadeiras. Como dito, se algo parecer bom demais para ser verdade, provavelmente não é.

Use sempre o princípio de ficar com o essencial em vez de se iludir com recursos redundantes. Esses são bons apenas na teoria, mas o que conta mesmo é a prática.

Não ignore a importância de treinamento e suporte

Embora os gestores, em sua maioria, tenham infindáveis e notáveis habilidades tecnológicas, o mundo dos restaurantes está cheio de profissionais que não dominam tais qualidades. É importante que esses sejam treinados durante o período de implantação do sistema escolhido.

Se houver, ainda, dúvidas, lembre-se de ler as letrinhas miúdas e confira se tudo de que você precisa está sendo garantido.

Essas medidas podem garantir que a escolha do sistema para restaurantes será certeira. Sabendo o que não fazer no momento da contratação de um software de automação comercial para restaurantes, torna-se mais fácil manter a estabilidade do seu negócio no ramo.

O Sischef é um software de gerenciamento de restaurantes que foi projetado com o objetivo de oferecer, às empresas do setor, todas as funcionalidades necessárias para agregar agilidade à rotina, aumentando a eficiência e reduzindo erros durante os processos.

O diferencial do sistema é que ele oferece aos clientes opções totalmente personalizáveis, fazendo com que seja uma solução que atende desde restaurantes de alto padrão até bistrôs, cafés e bares. Ou seja, é um software que ajuda a concluir as tarefas de forma eficiente, de acordo com o estilo e as necessidades de diferentes níveis operacionais.

Você está em busca de um sistema para restaurante que esteja alinhado com as necessidades do seu negócio? Então, entre em contato com o Sischef e conheça as nossas soluções!

automação de restaurantePowered by Rock Convert

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *