Aparência dos pratos e sua importância

Ulisses ConstantiniAtendimentos, Gestão1 Comment

aparência prato

Existem diversos fatores que influenciam no sucesso de um restaurante, ainda quando falamos sobre mais na aparência dos pratos

Obviamente a qualidade é sempre o mais importante, no entanto não devemos esquecer da importância da aparência dos pratos.

APAOs detalhes fazem toda a diferença, podendo ser o crucial para o sucesso ou fracasso do estabelecimento.

Aparência dos pratos

Um desses detalhes é a apresentação do prato (sua aparência). Panificadoras em especial conseguem tirar um bom proveito desta técnica, expondo e embelezando os seus produtos em uma vitrine. No entanto, mesmo um restaurante pode utilizar esta ferramenta, organizando o buffet de forma agradável e chamativa. Um buffet organizado, decorado e bem pensado com certeza irá passar mais confiança ao consumidor.

Estabelecimento organizado e com boa aparência de seus produtos é o que irá determinar a imagem da empresa para os consumidores. Apesar do sabor ser o mais importante em uma refeição, ele vai ser o último apresentado para o cliente, sendo o visual e o cheiro os primeiros, portanto é um fator decisivo na opção de compra.

Essa situação funciona perfeitamente também com frutas e verduras. Uma maçã visualmente mais bonita irá chamar mais atenção do consumidor. E isso pode ser implementado no prato, mas nunca comprometendo o sabor do alimento.

Invista também no estilo e designer de seu cardápio. Indicamos esse artigo para você. Para acessar, clique aqui.

Atraindo o público certo com a aparência dos pratos

É importante definir qual o seu público, para que a aparência, esteja alinhada com ele. Por exemplo, se a intenção é atrair o público infantil, alimentos mais coloridos irão chamar mais atenção.

Isso está relacionado também com o ambiente do estabelecimento, que deve estar condizente com sua proposta.

O prato e o ambiente irão definir o que estabelecimento representa, portanto ambos devem estar combinando de forma positiva.

Aparência dos pratos: Comendo com todos os sentidos 

Dentre os cinco sentidos que temos, geralmente a alimentação está fortemente ligado a três deles: paladar, olfato e visão.

Como o último a ser apresentado é o paladar, o olfato pode enganar, vários ingredientes numa refeição liberam diversos aromas podendo confundir.

Mas a visão é incapaz de enganar, o que vemos é a percepção real do que se trata e raramente nos enganamos com esse sentido. Ou seja, se o prato é bem apresentado para os olhos, possivelmente seja pro paladar também.

Por fim

Agora que já sabe como deixar seu estabelecimento mais chamativo, que tal, um sistema para gerenciar toda sua automação?

Conheça o SISCHEF, o melhor sistema para restaurante, bares e similares. Clique e obtenha já uma apresentação!

 

Leitura que recomendamos:

NCM: saiba como utilizar no seu restaurante.

Chega de bagunça! Organize o salão de refeição do seu food service da melhor forma.

 

One Comment on “Aparência dos pratos e sua importância”

  1. Pingback: Cardápio de Restaurante: Saiba como montar o seu | Sischef

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *