O avanço da tecnologia é cada vez mais presente em nossas vidas. E isso reflete também nas empresas, como é o exemplo da automação de balança nos restaurantes. Dessa forma, gestor otimiza seus recursos, melhore o atendimento e ainda elimine as perdas de registrar o peso do prato na comanda de papel.
O que é a automação
Automação nada mais é do que um sistema com técnicas computadorizadas para dinamizar e otimizar processos. Sendo assim, a automação está associada às máquinas, que agilizam as tarefas quase sempre sem a interferência humana.
Como implantar a automação na balança
Primeiramente você deve adquirir uma balança que permita com que computadores ou dispositivos possam se conectar a ela. Ao passo que existem diversos modelos e marcas que permitem esta conexão. A comunicação é realizar através de um cabo, que deve ser conectado de um lado no computador e do outro na balança.
Também é importante adquirir um software (sistema) que permita a integração com a balança, onde o sistema irá processar as informações e apresentá-la para o cliente. E com isso permitindo que o gestor realize uma gestão mais profissional das vendas de refeições.
As informações obtidas desta automação são:
- Quantidade de clientes que foram atendidos nas refeições por quilo;
- Quantos quilos de refeição foram servidos;
- Horário com mais fluxo de clientes;
- Ticket médio do estabelecimento;
Os formatos mais utilizados na automação da balança
Automação Parcial
Um dos formatos mais utilizados é ter um funcionário junto à balança confirmando a leitura do peso e entregando a comanda eletrônica ao cliente. Ao mesmo tempo pode-se estar solicitando ao cliente se ele deseja consumir mais algum produto, como refrigerantes, sucos ou qualquer outro produto. A vantagem deste formato de atendimento é a diminuição de garçons em seu salão. Este atendimento fará com que o cliente não fique aguardando na mesa ou tendo que solicitar um garçom para seu atendimento. E ainda o cliente recebe o produto escolhido mais rápido, pois o produto será enviado para uma impressora no bar após o lançamento.
Automação total
Também existe o formato de auto-atendimento na balança. Neste modelo o próprio cliente coloca o prato sobre a balança e aguardar a impressão do comprovante. Ou então, coloca o prato na balança e passa sua comanda no leitor de código de barras, bastando aguardar a confirmação do peso.
Prós e contras da automação total
- Prós: Elimina a necessidade de um atendente na balança;
- Contra: Não permite o lançamento de outros itens, como bebidas ou sucos no momento da pesagem. Ao pesar sempre será gerado um novo pedido independente se é a segunda vez que o cliente está pesando.
Os benefícios da automação da balança
O primeiro benefício é a redução ou até mesmo a eliminação de erros e anotações. Com a balança totalmente integrada ao sistema o atendente não poderá alterar ou anotar o peso diferente do exibido e capturado pelo sistema, pois a pesagem será registrada instantaneamente ao estabilizar o peso da balança.
Outro benefício é a redução ou até mesmo a realocação do atendente da balança. Já a redução se dá pelo formato utilizado, caso o atendente da balança já realizar o pedido da bebida não será necessário ter vários garçons circulando no salão do restaurante realizando os pedidos dos clientes.
Mas e a realocação? Caso você utilize o auto-atendimento não será mais necessário que o atendente fique na balança. Todo cliente que passar pela balança receberá um ticket com as informações do peso e um código de identificação para que seja registrado via leitor de código de barras no caixa.
A agilidade é outro benefício destacável tanto para o restaurante quanto para o cliente. Ninguém gosta de ficar esperando para ser atendido ou ficar na fila que não anda. Sendo assim, com a automação da balança o sistema captura o peso de forma rápida, segura e 100% correta, deixando seus clientes mais felizes e satisfeitos com o atendimento.
Dicas da equipe
Invista em equipamentos
Para ganhar tempo no processo de produção, atendimento e ainda reduzir os custos com funcionários está dica vem bem a calhar e se torna um bom investimento a longo prazo. Portanto, compre equipamentos com empresas qualificadas e de sua confiança.
Treine bem sua equipe
Não adianta ter ótimos equipamentos e sistemas de automação se sua equipe não é bem treinada, por isso, invista em treinamentos e palestras, pois não há nada melhor do que uma equipe qualificada e feliz com o que faz.
Equipamentos recomendados para a automação da balança
Aqui vamos citar os equipamentos necessários para que sua automação seja realizada de forma eficiente e sem muitos custos.
- Computador para o caixa;
- Leitor de codigo de barras para o caixa;
- Impressora para o caixa;
- Computador para a balança; (pode ser um bem simples);
- Balança com porta de comunicação;
- Cabo de comunicação (tem variação dependendo da marca e modelo da balança).
- Comanda eletrônica para registro dos pedidos e pesos das refeições;
Conclusão
Gerir um restaurante não é uma tarefa fácil, exige responsabilidade e flexibilidade de seus proprietários. Para isso, existem tecnologias como o Sischef que pode ajudá-lo a aproveitar melhor a gestão e automação de processos de um restaurante, tornado a gestão mais profissional.
Com dicas simples você otimiza a rotina no seu restaurante e melhora o seu dia a dia e dos seus clientes. Então, invista em melhorias e tenha seu ambiente sempre cheio! Se você gostou desse artigo, experimente nosso e-book sobre Gestão de Atendimento: dicas para alavancar o seu restaurante!