A automação da balança do seu restaurante

Ronei Angelo GrosbelliAtendimento, Automação, Sistema para restauranteLeave a Comment

AUTOMAÇÃO BALANÇA

O avanço da tecnologia é cada vez mais presente em nossas vidas. Isso reflete também nas empresas, como é o exemplo da automação de balança nos restaurantes. Isso permite que o gestor otimize seus recursos, melhore o atendimento e ainda elimine as perdas de registrar o peso do prato na comanda de papel.

O que é a automação

Automação nada mais é do que um sistema com técnicas computadorizadas para dinamizar e otimizar processos. A automação está associada às máquinas, que agilizam as tarefas quase sempre sem a interferência humana.

Como implantar a automação na balança

Primeiramente você deve adquirir uma balança que permita com que computadores ou dispositivos possam se conectar a ela. Existem diversos modelos e marcas que permitem esta conexão, você pode conferir os modelos indicados clicando aqui. A comunicação é realizar através de um cabo, que deve ser conectado de um lado no computador e do outro na balança.

Outro item importante é adquirir um software (sistema) que permita a integração com a balança, onde o sistema irá processar as informações e apresentá-la para o cliente. E com isso permitindo que o gestor realize uma gestão mais profissional das vendas de refeições.

As informações obtidas desta automação são:

  • Quantidade de clientes que foram atendidos nas refeições por quilo;
  • Quantos quilos de refeição foram servidos;
  • Horário com mais fluxo de clientes;
  • Ticket médio do estabelecimento;

Os formatos mais utilizados

Automação Parcial

Um dos formatos mais utilizados é ter um funcionário junto à balança confirmando a leitura do peso e entregando a comanda eletrônica ao cliente. Ao mesmo tempo pode-se estar solicitando ao cliente se ele deseja consumir mais algum produto, como refrigerantes, sucos ou qualquer outro produto. A vantagem deste formato de atendimento é a diminuição de garçons em seu salão. Este atendimento fará com que o cliente não fique aguardando na mesa ou tendo que solicitar um garçom para seu atendimento. E ainda o cliente recebe o produto escolhido mais rápido, pois o produto será enviado para uma impressora no bar após o lançamento.

Automação total

Também existe o formato de auto-atendimento na balança. Neste modelo o próprio cliente coloca o prato sobre a balança e aguardar a impressão do comprovante. Ou então, coloca o prato na balança e passa sua comanda no leitor de código de barras, bastando aguardar a confirmação do peso.

Prós e contras da automação total
  • Prós: Elimina a necessidade de um atendente na balança;
  • Contra: Não permite o lançamento de outros itens, como bebidas ou sucos no momento da pesagem. Ao pesar sempre será gerado um novo pedido independente se é a segunda vez que o cliente está pesando.

Os benefícios da automação

O primeiro benefício é a redução ou até mesmo a eliminação de erros e anotações. Com a balança totalmente integrada ao sistema o atendente não poderá alterar ou anotar o peso diferente do exibido e capturado pelo sistema, pois a pesagem será registrada instantaneamente ao estabilizar o peso da balança.

Redução ou até mesmo a realocação do atendente da balança. A redução se dá pelo formato utilizado, caso o atendente da balança já realizar o pedido da bebida não será necessário ter vários garçons circulando no salão do restaurante realizando os pedidos dos clientes.

Mas e a realocação? Caso você utilize o auto-atendimento não será mais necessário que o atendente fique na balança. Todo cliente que passar pela balança receberá um ticket com as informações do peso e um código de identificação para que seja registrado via leitor de codigo de barras no caixa.

A agilidade é outro benefício destacável tanto para o restaurante quanto para o cliente. Ninguém gosta de ficar esperando para ser atendido ou ficar na fila que não anda. Com a automação da balança o sistema captura o peso de forma rápida, segura e 100% correta, deixando seus clientes mais felizes e satisfeitos com o atendimento.

Dicas da equipe

Invista em equipamentos

Para ganhar tempo no processo de produção, atendimento e ainda reduzir os custos com funcionários está dica vem bem a calhar e se torna um bom investimento a longo prazo. Compre equipamentos com empresas qualificadas e de sua confiança.

Treine bem sua equipe

Não adianta ter ótimos equipamentos e sistemas de automação se sua equipe não é bem treinada, por isso, invista em treinamentos e palestras, pois não há nada melhor do que uma equipe qualificada e feliz com o que faz.

Equipamentos recomendados

Aqui vamos citar os equipamentos necessários para sua automação seja realizada de forma eficiente e sem muitos custos.

  • Computador para o caixa;
  • Leitor de codigo de barras para o caixa;
  • Impressora para o caixa;
  • Computador para a balança;  (pode ser um bem simples);
  • Balança com porta de comunicação;
  • Cabo de comunicação (tem variação dependendo da marca e modelo da balança).
  • Comanda eletrônica para registro dos pedidos e pesos das refeições;

Lista dos modelos e configurações dos equipamentos

Conclusão

Gerir um restaurante não é uma tarefa fácil, exige responsabilidade e flexibilidade de seus proprietários. Para isso, existem tecnologias como o Sischef que pode ajudá-lo a aproveitar melhor a gestão e automação de processos de um restaurante, tornado a gestão mais profissional.

capa-ebookCom dicas simples você otimiza a rotina no seu restaurante e melhora o seu dia a dia e dos seus clientes. Invista em melhorias e tenha seu ambiente sempre cheio! Se você gostou desse artigo, experimente nosso e-book sobre Gestão de Atendimento: dicas para alavancar o seu restaurante! 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *