Planilha de controle: otimize a gestão de seu restaurante

Stefani KufnerGestão, Restaurante, Sistema para restaurante3 Comments

Você sabe como utilizar alguma planilha de controle na administração do seu restaurante? Não? Você se espantaria na quantidade de bares e restaurantes que ainda não fazem nenhum tipo de controle básico e as consequências que isso gera para o futuro da gestão.

Sabemos que a gestão de restaurantes é difícil pela alta competitividade, entretanto, quando o estabelecimento se destaca, consegue permanecer e crescer no mercado, se tornando, assim, muito lucrativo.

Portanto para ter maior sucesso nesse segmento tão competitivo, é necessário fazer controles como: fluxo de caixa, contas a pagar e receber, ticket médio, custos e estatísticas de venda por produto. 

Planilha de controle: Fluxo de caixa

O fluxo de caixa para restaurantes é uma ferramenta indispensável na gestão do estabelecimento. Ele ajuda o gestor a gerir bons resultados financeiros. 

Portanto o fluxo de caixa deve registrar todas as entradas e saídas de valores. Assim, a principal função do fluxo de caixa é apontar os faturamentos da empresa e organizar os gastos.

Você deverá ter um valor para gastos diários e precisa sempre atentar-se para que os ganhos sejam superiores. Porém vale lembrar que o fluxo de caixa não é o lucro do seu restaurante e sim um valor que você tem reservado para as despesas da empresa.  

Baixe sua planilha fluxo de caixa grátis 

Planilha de controle: Contas a pagar e a receber

Não importa o tamanho do seu restaurante, elaborar a gestão de contas a pagar e receber de um negócio é uma missão que requer certos cuidados. É necessário saber quais são as entradas e saídas do mês seguinte para que não falte dinheiro. 

Esse é um processo da gestão de restaurantes que tem por objetivo controlar de forma antecipada e gerar uma previsão das obrigações durante o mês. 

Lembre-se que um bom controle financeiro pode ajudar seu restaurante a crescer, pois lhe ajuda a economizar, e sendo assim lhe dá margem para investir em melhorias. Portanto, não deixe de fazer o seu controle, e para isso, baixe nossa planilha de controle clicando abaixo:

Baixe sua planilha de controle de contas a pagar e receber grátis 

Planilha de controle: Ticket médio

O controle do ticket médio é um dos índices que mais contribuem para aumentar o faturamento do restaurante e manter a lucratividade.

Saber o valor do ticket médio no seu restaurante é importante, pois através desse resultado você consegue mensurar a lucratividade do seu restaurante.  A partir disso você terá condições para sinalizar oportunidades de elevar ainda mais a rentabilidade do seu restaurante. 

Se você está iniciando no ramo gastronômico, identificar o valor do ticket médio é necessário para que você tenha uma base de quanto tempo será preciso para que o seu negócio se torne sustentável.

Portanto, indiferente se você  iniciando ou está há muito tempo no mercado: o controle do ticket médio é essencial. Para ter um maior controle do seu ticket médio clique no botão abaixo:

Baixe sua planilha de controle de ticket médio grátis

Planilha de controle: Custos 

A gestão de custos é crucial para um bom funcionamento de seu restaurante. Sem ela, certamente você ficará perdido com os números e sem saber para onde ir. 

A gestão de custos é importante para calcular o preço do produto de seu restaurante. O conhecimento de como calcular te ajudará a não passar por crises em seu negócio. Você precisará ter uma boa gestão financeira, administrando e controlando todos os gastos. Confira nossa planilha clicando no botão abaixo:

Baixe sua planilha de controle de custos grátis

Planilha de controle: Estatística de vendas por produto

O controle de estatísticas de vendas é importante para compreender o seu estoque mínimo. Assim pode fazer as estatísticas mensais ou semanais, de acordo com a sua necessidade. 

Você terá informações como: quais pratos mais vendem e quais pratos não vendem tão bem. E assim ir moldando suas ações promocionais e de estoque, para o restaurante estar sempre em seu 100% de funcionamento. Confira nossa planilha de controle abaixo:

Baixe sua planilha de controle de estatística de vendas por produto grátis

Vantagens de utilizar as planilhas de controle

Existem dois pontos importantes para o uso das planilhas. Um é pela simplicidade e o outro pelo custo efetivo.

Simplicidade: A maioria sabe como utilizar uma planilha. E mesmo se você não souber, é fácil aprender, pois é uma ferramenta bem direta e de fácil entendimento. 

Custo efetivo: O Excel tem um pacote empresarial chamado Micrsoft Office, e basicamente você paga uma tarifa única e terá acesso as últimas atualizações. Caso você não queira gastar migre para o Google Planilhas, que é gratuito e muito fácil de utilizar. 

Quando largar as planilhas de controle?

Temos algumas desvantagens com o uso das planilhas de controle como: 

  • Erro humano: acontecem erro na inserção de dados, uma vez que o programa não possui um sistema de conferência.
  • Fórmulas:  se alguém alterar as fórmulas que você tanto demorou para criar, podem gerar problemas sérios para a sua gestão. E o resultado é que você pode esquecer saber a sua rentabilidade e confiar nos dados para tomar decisões. 
  • Controle: quanto maior o fluxo de turnos maiores são as chances de problemas. 

Sendo assim você deve largar as planilhas quando buscar ter real gestão do seu restaurante. Até porque com o crescimento do restaurante as planilhas não ajudam mais, pois acabam consumindo muito tempo do seu dia. E é aí que você deve buscar ferramentas que aumentem a sua produtividade como um sistema para restaurante.

Assista o vídeo abaixo e saiba como escolher um sistema de gestão ideal para o seu food service:

Utilize um sistema para restaurante 

Todos os restaurantes independente do tamanho são beneficiados ao utilizar um sistema para a gestão. Saindo dos processos manuais e automatizando processos e a administração

Portanto um recurso que faz total diferença na gestão do seu restaurante é a utilização de um sistema para restaurante. São sistemas que registram os processos, analisam dados e ajudam a organizar as operações de forma eficiente, além de identificar gastos, desperdícios e prejuízos.

Contrate uma empresa especializada que lhe ofereça um sistema para restaurante com vantagens como: praticidade no atendimento, agilidade na comunicação, redução de erros, menos mão de obra necessária, controles, relatórios, armazenamento em nuvem e suporte para saber quais soluções são mais adequadas para o seu restaurante.

O Sischef – Sistema de gestão para restaurantes, conta com todos esses atributos que irão lhe auxiliar nessas tarefas. Solicite uma demonstração no nosso site clicando aqui.

demonstração SISTEMA PARA RESTAURANTE

Leia também:

 

3 Comments on “Planilha de controle: otimize a gestão de seu restaurante”

  1. Pingback: Desperdício de Alimentos em Restaurantes: Saiba como reduzir!

  2. Pingback: Restaurante sustentável: 7 dicas para adotar essa prática | Sischef

  3. Pingback: Faturamento do Restaurante: Clique e saiba como aumentar | Sischef

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *