Alimentação fora do lar: saiba as tendências para 2020

Stefani KufnerFood Service, Restaurante1 Comment

Alimentação-fora-do-lar. Imagem com três pessoas sorrindo e comendo em um restaurante

A alimentação fora do lar vem crescendo a cada dia mais. É mais presente nas grandes cidades, porém ela vem tendo um crescimento exponencial em todo o território brasileiro.

Estamos falando de um mercado que segundo dados do Sebrae 60% das empresas fecham as portas antes de completarem cinco anos e que 21,5% deixam de funcionar antes de dois anos.

Por isso, esse crescimento chama tamanha atenção. Entretanto é necessário saber, entender e acompanhar as tendências em alimentação.

Uma dessas tendências é o mercado de alimentação fora do lar que teve um aumento registrado pela SINDRIO (Sindicato de Bares e Restaurantes) de aproximadamente 3,5%. Em 2020, a expectativa é que o setor alcance a faixa de R$ 230 bilhões.

Esse crescimento representa um aumento significativo pelo mercado de alimentação fora de casa. Portanto, os gestores e proprietários devem se atentar as tendências de mercado. 

Para compreender melhor as tendências do mercado de alimentação fora do lar e ter maior sucesso em seu restaurante continue a leitura deste post. 

Vamos lá e boa leitura! 

Alimentação fora do lar: entenda o mercado

O setor de alimentação do Brasil é o quinto maior do mundo, empregando mais de 220 mil pessoas.

Hoje, um de cada três brasileiros se alimentam fora de casa, por conta de fatores políticos, econômicos e sociais, assim vemos um aumento e cada vez mais adesão de diferentes classes.

Os hábitos alimentares vem se modificando cada dia mais, e a busca de praticidade e agilidade já virou uma necessidade. 

Existem muitos quesitos que alteram o mercado de alimentação fora do lar como o trabalho, o poder de compra, as mulheres cada vez mais fortes no mercado de trabalho, entre outros. 

Portanto, as percepções de mercado e suas necessidades vão se modificando junto com as preferências e escolhas dos consumidores. 

Para saber as dificuldades desse mercado de alimentação fora do lar, confira o vídeo abaixo:

Locais para alimentação fora do lar

O ato de se alimentar fora de casa como já vimos é uma realidade presente na vida dos brasileiros. Portanto, existem diversas opções como lanchonetes, Fast food, petiscarias, bares, padarias, entre outros. 

Alguns pontos citados anteriormente como falta de tempo e praticidade são fatores que impulsionam cada dia mais a ascensão do mercado de alimentação fora do lar. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Fiesp/Ibope, a preferência dos brasileiros é pelos restaurantes por quilo. O almoço é a refeição menos praticada no ambiente doméstico. 

Para o mercado food service essas preferências e dados são muito expressivos quanto a viabilidade do negócio para quem pretende começar. E para quem já tem o seu restaurante ou similar representa significativo aumento na procura dos serviços oferecidos.

Você sabia?

O mercado de alimentos e bebidas representa 10,1% do PIB nacional. A Associação de Bares e Restaurantes (ABRASEL) estima que a alimentação fora do lar, também conhecida como  FOOD SERVICE, abocanhe 2,7% desse montante, com movimentação de cerca de R$ 170 bilhões na economia por ano.

[rock-convert-cta id=”9227″]

Oportunidade no setor de alimentação fora do lar

Essas tendências farão com que os estabelecimentos de alimentação fora do lar ganhem espaço, fortaleçam a marca e vendam mais.

Um primeiro ponto  importante a ser desmistificado são as percepções de dados reais de seu público alvo. Nada de ficar no “disque me disse”, faça uma pesquisa de mercado e descubra o que está em alta no seu ramo. 

Outro ponto são as redes sociais, como por exemplo o Facebook , Instagram e claro o Google Meu Negócio. Recomendamos que você use essas redes sociais e faça um excelente marketing digital. Coloque fotos de seus pratos e atualize-as com constância. Invista em promoções atrativas e pratos diferenciados. 

É importante abrir a mente e entender que se destacar no mercado de alimentação fora do lar muitas vezes não é nada fácil. Uma boa solução pode ser cardápios diferenciados e funcionais.

Além disso, notamos um grande aumento de adeptos por comidas veganas, light e com ausência de certas substâncias. Tenha percepção desse mercado e pesquise a viabilidade de implementar no seu negócio.

Também é necessário se adequar aos novos conceitos como os Restaurantes 4.0, entenda o que é e como irá impactar a sua empresa no vídeo abaixo:

 

Tendências para o mercado de alimentação fora do lar

Como citado no decorrer do artigo, há vários fatores que agregam para aumentar a adesão do mercado de alimentação fora do lar. Vamos citar 3 tendências que podem facilmente ser adaptadas em seu estabelecimento e que poderão melhorar o seu faturamento.

1- Conveniência e praticidade 

A grande tendência do mercado para restaurantes e similares é a eficiência, principalmente para quem está iniciando no ramo de alimentação fora do lar.

A forma de trabalho devem ser operações enxutas, desde o tamanho do ponto, do cardápio, da variedade e da mão de obra. 

2- Tecnologia

Equipamentos modernos e tecnológicos produzem um espaço menor e consequentemente necessitam de menos mão de obra. 

Exemplo de otimização é o autoatendimento para restaurantes por quilo, e a utilização de um sistema para comanda eletrônica que deixa seu atendimento muito mais rápido e ágil.

O uso da tecnologia para restaurantes e similares implica na redução de custos, redução de perdas e redução do retrabalho, entre outros benefícios que você pode conferir clicando aqui.   

3 Maior conforto para o consumidor 

Você pode aderir a muitos fatores para melhorar a experiência do consumidor. Não pense que será um gasto oferecer algum produto ou serviço diferenciado, e sim que será um investimento. 

Esses investimentos em melhorias no atendimento muitas vezes não são altos, vai de você pesquisar e entender o seu público consumidor e o que ele espera.  

Alguns restaurantes estão aderindo a postos de carregamento de celular para seus clientes. Um diferencial certamente, sendo que vivemos numa sociedade totalmente conectada. 

Cardápio Digital

A partir das tendências do mercado da alimentação fora do lar é necessário aderir as tecnologias que mudem o dia a dia do seu negócio.

Uma das  tecnologias que será tendência para 2020 é o cardápio digital, que veio para ficar e conquistar cada vez mais adeptos no mercado de alimentação fora do lar.

O cardápio digital ajuda o estabelecimento a automatizar a frente operacional e aumentar a agilidade no atendimento. Além de permitir que seus clientes escolham suas refeições e bebidas com mais flexibilidade, autonomia e segurança.

Portanto o cardápio digital representa uma tendência no mercado de alimentação fora do lar que é o autoatendimento. Que usa a tecnologia em prol de facilitar a usabilidade do cliente, tornando sua experiência muito mais agradável.

Por fim…

O fator mais essencial que extraímos é que a alimentação fora do lar está crescendo e é necessário entender as tendências de mercado e se atualizar. A expectativa desse ano é que o setor alcance os mesmos índices de crescimento do ano anterior. 

É importante se destacar no mercado, use assim sua criatividade após entender o que é que seu público espera. É necessário potencializar as vendas através do uso de tecnologia. Hoje são muitas soluções disponíveis no mercado, busque a melhor solução para o seu food service. 

Conheça todas as soluções que um sistema para restaurantes pode lhe oferecer.

Clica no botão abaixo e conheça o Sischef, a melhor solução disponível para estabelecimentos do ramo gastronômico.  

demonstração

[rock-convert-cta id=”9221″]

One Comment on “Alimentação fora do lar: saiba as tendências para 2020”

  1. Pingback: Planilha de controle: otimize a gestão de seu restaurante | Sischef

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *