Como fazer a gestão de seu restaurante sem stress

Ulisses ConstantiniGestãoLeave a Comment

GESTÃO SEM STRESS

Você tem se estressado bastante ao tentar fazer a gestão de seu restaurante? Tem visto suas tentativas de inovação e gestão irem pelo ralo?

Não se desespere, afinal existe sim diversas formas de gerir um restaurante sem ficar de cabelos brancos. Vale lembrar que essa não é uma tarefa fácil e nem simples, mas também não é um bicho de 7 cabeças.

O que é gestão?

A gestão nada mais é do que o ato de gerir, administrar e gerenciar algo como no caso iremos falar da gestão de restaurantes.

A tarefa de administrar não é simples por isso é bom ter um planejamento de ações para que as coisas funcionem bem. Organização de ideias e tarefas também faz parte da boa administração.

Um restaurante é o tipo de negócio que precisa ser bem administrado, pois qualquer falha pode levar ao fechamento. Tudo deve ser feito com excelência para se manter no mercado. Embora o ramo de alimentação seja necessário, é bom ter em mente que há muitos concorrentes bons no mercado.

Para que você não caia nessa de abrir um restaurante e tenha que acabar com seus sonhos sem antes mesmo de sua total realização. Preparamos nesse artigo maneiras de oferecer opções de gestão para os seu restaurante que poderá minimizar seus esforços e ajudar na realização de suas atividades de forma prazerosa e sem gerar stress.

Está interessado em entender como administrar um Food Service? Então não deixe de assistir o vídeo logo abaixo.

De olho no investimento

Alguns gestores cometem o erro de não encarar os investimentos como um custo, não caia nessa. Todo investimento que fizer em seu restaurante deverá ser colocado na planilha de contas mensal.

Desta maneira você terá a margem exata de lucro do seu negócio. Nada de excluir o investimento das despesas. Ainda que inicialmente seu lucro seja menor por contas dos investimentos, você deve considerá-lo.

Controle diário de gastos

Em restaurantes é preciso calcular diariamente seus gastos, principalmente por conta do desperdício. Os alimentos não podem ser reaproveitados e muitos são perecíveis, o que faz com que tenha uma perda ou outra por dia.

Tudo isso gera um custo, afinal você terá que repor aquela perda. Há também uso de embalagens, descartáveis, pagamentos de funcionários, toda sua despesa diária deve ser registrada para possa ter uma boa base de cálculo do custo benefício e saber exatamente como melhorar seus lucros.

Outro benefício do custo diário é sempre que você tiver um custo atípico estará preparado para evitar aquela situação no futuro e diminuirá prejuízos.

Portanto, conte com um sistema de gestão financeira para restaurantes, para não ter maiores dor de cabeça, tenha todos os controles financeiros facilitados e práticos. Conte com um sistema para restaurante que ofereça um controle financeiro completo como o provisionamento de contas, baixa de contas por pessoa, controle de contas a pagar e receber, fluxo de contas, adiantamento de salários, resumo financeiro e um balanco financeiro.

Saiba liderar

Esteja preparado para comandar os diversos setores de seu estabelecimento. Sua equipe reflete aquilo que você é. Por isso adote uma postura e tenha atitudes. Não adianta ser um gerente descuidado pois passará essa imagem e seus colaboradores serão da mesma forma.

Busque treinamentos de capacitação tanto para você quanto para sua equipe para melhor a administração de seu restaurante. A reciclagem é sempre uma oportunidade de manter as coisas alinhadas e dentro da ordem.

Manter uma comunicação diária com sua equipe apontando as metas que foram alcançadas no dia e passando as metas do dia seguinte também fazem parte da boa gestão. Desta forma seus funcionários estarão sempre bem comprometidos com as atividades e você não precisará se estressar com isso. Aproveite esse momento também para ouvi-los.

Cuidados com a segurança

Faz parte da boa gestão observar os itens de segurança no trabalho. Desde a tarefa mais básica como a postura dos colabores até os equipamentos de trabalhos e cuidados com o meio ambiente.

Evitar os acidentes de trabalho deve fazer parte da rotina. Caso você não tenha uma profissional da área é bom providenciar um. Você também pode buscar uma consultoria para te ajudar nessa tarefa.

E para manter a segurança nos dados da gestão do seu restaurante conte com um sistema de gestão que tenha retaguarda em nuvem, assim você não precisará se preocupar pois os dados estarão seguros.

Manipulação de alimentos

A higiene deve ser o princípio básico de todo e qualquer restaurante. Esses cuidados devem ser bem rígidos por conta da contaminação.

De acordo com estudos de especialistas da área, mais de 90% das contaminações são provocadas por mãos suja. Sendo que esta não é a única causa, por isso a limpeza é indispensável e nisso você deverá “pegar pesado”.

A limpeza faz parte da imagem de qualquer restaurante. Você pode vender isso aos seus clientes, portanto não vacile na hora de exigir esses cuidados.

Outra dica é a conservação dos alimentos. Certifique-se de que estão armazenados da forma e nos ambientes corretos. A temperatura deve ser adequada e o manuseio também.

Atente-se as datas de validade e não deixe brechas para não ser pegos pela vigilância sanitária. Nesse cuidado de datas conte com um sistema de gestão para restaurantes que ofereça um excelente controle de estoque, assim você não precisará ficar anotando todas as datas e procurando os produtos, pois o sistema lhe avisará.

Dê ouvidos aos clientes

Um detalhe bastante importante que as vezes os gestores não levam em consideração é a opinião dos clientes. Procure ouvir o que eles têm a dizer a respeito dos serviços prestados, eles podem apontar melhorias que você deve considerar.

Você pode pedir a opinião deles por escrito. Há também pesquisar eletrônicas que podem ser instaladas no seu espaço, ou por e-mail e WhatsApp. Seja qual for o meio que você vai utilizar deve considerar sempre que terá que dar uma resposta e criar uma interatividade.

Uma sugestão importante é analisar o que tem ficado no prato dos clientes. Isso indica que algo não estava no agrado dos seus clientes e isso também é uma resposta do cliente para a qualidade.

Por fim…

Essas foram algumas dicas de gestão que consideramos que irão lhe ajudar muito de uma forma geral. É claro que há muito mais que você pode fazer para melhorar a gestão do seu restaurante.

Você deve levar em consideração a sua realidade, de repente não são todos os ambientes que estão sem cuidados administrativos nesses caso você pode voltar sua atenção para área que precisa de mais esforços.

Gostou deste artigo? Então não deixe de colocar em prática tudo que vamos disponibilizando aqui no blog.

 

Clique e baixe gratuitamente um e-book completo sobre a abertura do seu restaurante

gestão

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *