Dicas para escolher um sistema de restaurante

Ulisses ConstantiniSistema para restaurante1 Comment

sistema de restaurante

Muitos empresários do ramo alimentício — especialmente de restaurantes — sentem a necessidade de otimizar suas atividades e aumentar a produtividade, tendo em vista as inúmeras obrigações e tarefas diárias que compõem a sua rotina. Um sistema de restaurante é uma das ferramentas que vêm sendo utilizadas por esses profissionais com o objetivo de melhorar os serviços e reduzir a ocorrência de erros e atrasos na gestão e na operacionalização dos seus negócios.

Entretanto, é importante ter em mente que escolher um sistema de restaurante não é um processo simples. Quando o empresário seleciona o produto errado ou desalinhado com as necessidades do estabelecimento, o seu negócio começa a funcionar de maneira equivocada, e os efeitos podem ser catastróficos para a gestão. Por isso, escolher um sistema que se enquadre no seu empreendimento é uma tarefa bem delicada e que demanda cuidado e atenção.

Pensando em como poderíamos facilitar as coisas, elaboramos este artigo que vai ajudá-lo a entender o que é um sistema para restaurante, quais são as suas principais vantagens e os cuidados que o empresário deve ter durante a escolha de um sistema. Acompanhe!

O que é um sistema para restaurantes?

Quando se fala em sistema para restaurantes, podemos mencionar diversos produtos disponíveis no mercado — cada um com suas particularidades, ferramentas, vantagens e desvantagens.

De forma geral, um bom sistema para restaurantes é aquele que permite a gestão e a automação das atividades realizadas pelo seu negócio. Os sistemas que oferecem integração com plataformas externas, como o Google Maps, o iFood e o My Tapp, além de ferramentas com relatórios de Business Intelligence, agregam um diferencial que beneficia a gestão do negócio.

Os softwares de gestão na nuvem representam uma evolução na forma como as empresas consomem tecnologia. Dessa maneira, investir nesse tipo de software é outro diferencial que contribuirá para a profissionalização e a eficiência operacional do restaurante.

Quais são as vantagens que ele traz para a rotina das empresas?

Podemos citar inúmeros benefícios que os softwares de gerenciamento de restaurantes trazem para as empresas. De forma geral, as principais vantagens apontadas pelos empresários que utilizam essas plataformas são a otimização das operações, a redução de erros e a aceleração dos serviços.

Com isso, além de aumentar a produtividade, o restaurante agrega maior qualidade e profissionalização aos seus serviços, o que se traduz em aumento de receita e, consequentemente, em crescimento do negócio.

Todos os restaurantes que planejam a expansão e a profissionalização — tanto da gestão quanto das operações — investem na tecnologia, pois ela é uma ferramenta essencial para toda empresa que deseja crescer de forma sustentável.

Quais são os cuidados que devem ser tomados na escolha de um sistema para restaurantes?

Confira, a seguir, alguns cuidados que devem ser tomados pelo empresário antes de contratar um serviço de software ou adquirir qualquer produto desse tipo para o seu restaurante.

Não se prenda a contratos de longo prazo e hardwares

Quando a opção é contratar um sistema de restaurantes, um contrato de longo prazo e os famosos hardwares são as maiores bandeiras vermelhas. Isso porque, anos atrás, as empresas que optavam por instalar módulos de computador no restaurante sofriam com a lentidão, os atrasos e as frustrações por parte dos funcionários.

Outro ponto negativo é o fato de que, uma vez instalado, você está preso ao provedor e torna-se muito mais difícil mudar os sistemas quando houve o investimento de muito dinheiro em um hardware.

Não contrate soluções não escaláveis

Imagine que o seu negócio cresce tanto que aparece uma oportunidade de aumentar o número de lojas com muitas franquias. Isso seria ótimo, porém, certifique-se de que o sistema escolhido por você é escalável, ou seja, que, com ele, você poderá aumentar o número de acessos conforme sua necessidade ou terá disponível uma solução multi-lojas, em caso de criação de uma rede de franquias.

Essa medida evita que você tenha que trocar de sistema cada vez que seu negócio aumentar.

Não se apegue apenas ao preço do sistema de automação comercial

O velho ditado “você tem o que paga” aplica-se perfeitamente a essa situação. Entenda que o bom funcionamento do seu restaurante depende de um sistema para restaurantes capacitado. Além disso, observe que é demandado algum tempo para aprender sobre os recursos que esses sistemas oferecem. Por isso, ao contratar esse tipo de serviço, certifique-se de que é um software confiável. Leia os comentários sobre o sistema e peça depoimentos de pessoas que já o utilizaram.

Considere que um sistema de automação comercial sempre será a central do seu negócio. Sem ele, seu restaurante deixaria de funcionar. Se algo parecer bom demais para ser verdade, provavelmente não é.

Não se distraia de suas necessidades

Foque as necessidades que o seu estabelecimento está enfrentando. Não se distraia com propostas que, por vezes, nem são verdadeiras. Como dito, se algo parecer bom demais para ser verdade, provavelmente não é.

Use sempre o princípio de ficar com o essencial em vez de se iludir com recursos redundantes. Esses são bons apenas na teoria, mas o que conta mesmo é a prática.

Não ignore a importância de treinamento e suporte

Embora os gestores, em sua maioria, tenham infindáveis e notáveis habilidades tecnológicas, o mundo dos restaurantes está cheio de profissionais que não dominam tais qualidades. É importante que esses sejam treinados durante o período de implantação do sistema escolhido.

Se houver, ainda, dúvidas, lembre-se de ler as letrinhas miúdas e confira se tudo de que você precisa está sendo garantido.

Essas medidas podem garantir que a escolha do sistema para restaurantes será certeira. Sabendo o que não fazer no momento da contratação de um software de automação comercial para restaurantes, torna-se mais fácil manter a estabilidade do seu negócio no ramo.

O Sischef é um software de gerenciamento de restaurantes que foi projetado com o objetivo de oferecer, às empresas do setor, todas as funcionalidades necessárias para agregar agilidade à rotina, aumentando a eficiência e reduzindo erros durante os processos.

O diferencial do sistema é que ele oferece aos clientes opções totalmente personalizáveis, fazendo com que seja uma solução que atende desde restaurantes de alto padrão até bistrôs, cafés e bares. Ou seja, é um software que ajuda a concluir as tarefas de forma eficiente, de acordo com o estilo e as necessidades de diferentes níveis operacionais.

Você está em busca de um sistema para restaurantes que esteja alinhado com as necessidades do seu negócio? Então, entre em contato com o Sischef e conheça as nossas soluções!

Baixe nosso e-book e saiba como escolher o software ideal para o seu tipo de restaurante!

restaurante precisa

One Comment on “Dicas para escolher um sistema de restaurante”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *