Como evitar filas no restaurante? Saiba organizar

Ulisses ConstantiniAutomação, Sistema para restauranteLeave a Comment

FILAS EM RESTAURANTES

Você está cansado de ouvir seus clientes reclamando das filas no restaurante? Você não sabe o que fazer para evitar tantos constrangimentos por causa das filas?

As filas no restaurante demonstram algo negativo e algo positivo. É preciso saber organizar as coisas muito bem para que a negatividade não venha se sobrepor a positividade.

Você deve estar se perguntando, mas do que estamos falando? Tenha calma neste artigo vamos explicar direitinho sobre isso.

Ponto positivo

Se muitas pessoas estão indo até seu restaurante a ponto de formar grandes filas aguardando o atendimento, é sinal que algo de bom está atraindo esse público. Isso é bastante positivo, mas você sabe o que tem feito todas essas pessoas buscarem seu restaurante.

Bem pode ser pela qualidade de serviços aliado aos preços, isto é o custo benefício. Isso é ótimo, mas você não pode esquecer que o bom atendimento ajuda a manter fidelidade. E o que bem sabemos é que ninguém gosta de pegar filas, ainda mais aquelas que não chegam nunca ao objetivo.

Ponto negativo

A mesma fila que acima demonstra algo bom também demonstra uma falta de organização dos seus serviços.

Como já havíamos dito acima, ninguém gosta de ficar em filas. Se isso está acontecendo no seu restaurante é preciso mudar a organização, analisar seu ambiente, e identificar onde você poderá melhorar.

Isso mesmo, para manter a clientela é preciso investir em melhorias sempre. E olha que nem todos investimentos envolve custo altos. Muitas vezes uma simples organização já dará jeito no problema.

Mas como posso acabar com as filas?

A partir do momento em que as filas no restaurante começam a crescer e alguns cuidados precisam ser tomados. Elas podem indicar uma certa desorganização. Por isso para evitar este constrangimento você deve usar muita criatividade e organização.

Primeiro observe e analise seu espaço. Será que ele está do tamanho adequado para receber as pessoas? As filas se concentram na espera por lugares? Ou para se  servir, nos casos de self service?

Após analisar esses pontos você já terá ideia sobre quais medidas devem ser tomadas. Se é criar mais um espaço ou somente organizar a forma como as refeições são servidas.

Vamos a algumas dicas

Controle as entradas e saídas

Uma dica é administrar bem o fluxo de entrada e saída: conte com ajuda de uma recepcionista auxiliando por onde o cliente deve seguir, onde tem mesas vazias, entregando o menu esta é uma forma de melhorar o fluxo de entrada.

Se os clientes têm o hábito de pagar na mesa, deixe seus garçons devidamente treinados para receber pagamentos em dinheiro e em cartão. Evite preços quebrados de formar de dificulte o troco. Quando for necessário, solicite valores exatos ou trocados.

E não esqueça jamais que o tempo de espera pode parecer muito maior para quem aguarda. Por isso toda estratégia criada para diminuir a espera será bem-vinda.

Local agradável para o seu cliente

Controle muito bem a ordem da fila. É necessário ter um funcionário que informe ao cliente quanto tempo ele irá esperar. Se puder, invista em uma área reservada somente para espera.

Desta forma o cliente aguardará confortavelmente e já irá sentir que está sendo atendido. Procure observar onde surgirá novos lugares. Se necessários aumente o número de mesas e cadeiras no salão.

Acolha seu cliente para que ele veja que por mais que tenha que esperar você está preocupado em atendê-lo da melhor forma possível. Não o abandone jamais! Mesmo que a espera se estenda um pouco mais mantenha ele informado sobre as providências que estão sendo tomadas.

Há  estabelecimentos em que clientes esperam por mesas sem manifestar nenhuma raiva. Isto porque além de prestarem um bom serviço eles dispõem de um atendimento especializado para quem está esperando. Isso evita que esse cliente desista.

Cordialidade

Outra estratégia que funciona muito bem é a cordialidade no atendimento personalizado. Chame o cliente pelo nome, não simplesmente sr. ou sra.

Procure manter-se por perto o que passa a impressão de que você sabe que ele está ali esperando, e não jogado num canto sem importância.

Ofereça cortesias enquanto o cliente aguarda. Busque tornar esta espera bastante agradável de forma que o cliente não fique olhando o tempo passar.

Crianças

Não esqueça do espaço para crianças. Elas têm menos paciência que os adultos e por isso precisam estar envolvidas nas estratégias de atendimento. Agrade as crianças com balões ou desenhos para colorir. Coisas que despertem a atenção delas para que elas não motivem os pais a desistirem.

Datas comemorativas

Não esqueça das datas comemorativas. Nesses dias suas estratégias deverão funcionar melhor ainda. Estes são dias especiais e que podem gerar muita frustração para o cliente.

Em geral eles estão mais ansiosos nestas datas. Por isso a espera pode ser tornar algo insuportável. Nestes casos, é função do seu atendimento evitar qualquer impressão negativa sobre seu restaurante.

Nestas datas faça um planejamento geral de quantidade de atendimento. Veja se vale a pena manter clientes esperando. Se há possibilidade de servir a todos com a mesma qualidade e eficiência. Às vezes é melhor perder um cliente a colocar sua imagem numa posição negativa e acabar perdendo muito mais. Pense nisso.

Agilidade no atendimento

O gerenciamento de espera eficiente, significa que todos os processos do seu restaurante sejam ágeis.

Mesmo o motivo principal das filas de espera ser o limite da capacidade de atendimento do local, o ritmo da cozinha e o atendimento dos garçons influenciam muito nessa hora. Todavia, para aumentar a produtividade e diminuir o tempo de espera é preciso treinar a sua equipe da cozinha como do atendimento para que a agilidade minimize as filas.

Automatize

Ações realizadas nos restaurantes como a pesagem dos pratos e checagem do valor na hora do pagamento podem e devem ser automatizadas por meio de tecnologias específicas de gestão de restaurantes.

Dessa forma o tempo de atendimento é minimizado e consequentemente a fila diminui.  

Uma outra dica que pode lhe ajudar com as filas no restaurante é uma solução para o pagamento. Conheça o nosso terminal de pagamento automático. Com ele os seus clientes podem realizar o pagamento sem passar pelo caixa.

.

filas no restaurante

Artigos relacionados:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *