Como abrir um restaurante

Ulisses ConstantiniGestão, RestauranteLeave a Comment

Como abrir um restaurante

Muitos empreendedores sonham em abrir seu próprio negócio e muitos buscam como abrir um restaurante. Cozinhar não só para os familiares e amigos, e sim para que todos possam degustar daquele hobby tão apaixonante que eles, e só eles, compreendem.

A arte de espalhar cores, aromas e sabores pode não ser tão bacana assim se o empreendedor focar todas as suas energias em apenas distribuir essas sensações para todos. Abrir um restaurante é um investimento que precisa ser muito bem planejado. Neste artigo “Como abrir um restaurante“, vamos passar algumas dicas para você que quer investir neste setor.

Como abrir um restaurante?

O primeiro passo desse planejamento para o seu restaurante obter sucesso é decidir qual vai ser o tipo de restaurante que você quer abrir. Assim, o estabelecimento pode ser executivo – com maior concentração de movimento na hora do almoço, ou pode ser um estabelecimento mais “dinner”, ou seja, mais casual, caracterizando-se principalmente por servir refeições, também, durante o horário de jantar, além do Sistema para delivery.

A próxima atitude a ser tomada é escolher a região onde será inaugurado o seu novo estabelecimento e, claro, adquirir um alvará de funcionamento.

Ainda, outro problema tipico de um começo de empreendimento, em especial os restaurantes é não se conhecer bem o ramo em que se queira investir. Para os inexperientes o ideal e até mais comodo é encontrar um sócio que já tenha experiência neste tipo de negócio ou, até mesmo, contratar um bom gerente para dar andamento no projeto.

Algumas dicas como as que você vai ler a seguir podem fazer total diferença.

Equipamentos necessários

É necessário ter em mente a obrigatoriedade de ter uma estrutura mínima para fazer seu negócio funcionar. Para um restaurante pequeno, por exemplo, a equipe necessária é de pelo menos um cozinheiro, um auxiliar de cozinha, um garçom e alguém que cuide da parte administrativa do empreendimento. Porém, vale lembrar que para cada perfil de restaurante há uma maneira de servir, preparar e atender os clientes, podendo assim variar os equipamentos para a abertura de seu restaurante.

Os principais equipamentos para a abertura do seu restaurante. São eles:

  • Fogão industrial;
  • Freezers e geladeiras comerciais;
  • Processadores de alimentos, liquidificadores industriais, espremedores industriais para suco de frutas;
  • Balcões térmicos frio e a vapor;
  • Utensílios de cozinha (panelas, talheres, pratos, botijão de gás, toalhas, porta-guardanapos);
  • Balanças eletrônicas e caixas registradoras;
  • Mesas e cadeiras;
  • Material de escritório em geral;
  • Computadores, faz e telefone.

Fonte: Sebrae

Tenha um bom planejamento

Crie indicadores para acompanhar o desempenho de cada área e as tarefas do dia a dia. A equipe é outro tema importante. A área exige dedicação integral, é preciso treinamento e preparação.

Não se esqueça da gestão

É preciso lembrar que um restaurante tem 20% de trabalho leve, como receber clientes e degustar comidas e vinhos, mas os outros  80% do trabalho é ‘maratônio’, ou seja, aqui entra a parte de Por que devo automatizar meu restaurante, equipe e normas de segurança sanitária. Por isso, a energia, conhecimento e sabedoria devem se dividir entre essas duas divisões.

Foque no gerenciamento das pessoas

Antes de tomar a decisão de abrir um restaurante, é preciso considerar que os dias e horários de trabalho são totalmente diferentes. Deve-se focar nos custos e no gerenciamento das pessoas, clientes, fornecedores e funcionários.

Pense muito bem

Dificuldade para encontrar equipe, pontos extremamente caros, margens de lucro cada vez mais reduzidas, inflação que não permite passar o aumento nos preços. Para quem tem um sonho de ter o próprio restaurante o ideal é refletir e pensar se realmente está disposto.

Outro ponto é que não se deve pensar só no lado emocional. Cozinhar bem em casa é uma coisa, mas isso é muito longe da rotina do dia a dia. Tem muito problema de gestão e financeiro.

Tenha um diferencial

Ter destaque em um mercado muito grande e segmentado é uma tarefa difícil. Porém, como diz o ditado, Deus mora nos detalhes. Sim, são os detalhes que faz o seu restaurante ser diferente de tantos outros por ai do mesmo segmento.

A decoração, a música, a iluminação e o aroma que o cliente sente no restaurante. Essa experiência é importante para comunicar o que você faz.

Conheça a concorrência

Entenda como funciona o ramo, atue um pouquinho nos bastidores e busque algumas parcerias. Visite seus concorrentes, saiba o que outros estão fazendo e como o fazem, certamente sempre conseguirá ter ideias e referências interessantes. Sim, é importante saber filtrar o que é e o que não relevante para o seu negócio.

Construa uma relação de confiança

Crie uma equipe de confiança e saiba delegar responsabilidades. Reconheça quando a sua equipe toma decisões adequadas e dê recompensas. Tenha um controle preciso de custos e margens assim como dos processos.

Independente do tipo de restaurante que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Não arrisque suas economias em um chute.

Se você estava procurando um material que tire suas dúvidas de como abrir um restaurante este é apenas uma pequena e importante introdução. Aqui mesmo em nosso blog temos outros artigos e materiais que podem ser muito úteis para você nesta jornada.

 

Confira também este ebook: Como abrir um restaurante, que nossa equipe elaborou e disponibiliza gratuitamente:

Como abrir um restaurante

 

Leia também: 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *