Ferramentas de gestão para restaurante: Saiba quais são e como usá-las!

Ana Paula MoraesSistema para restauranteLeave a Comment

gestão de restaurante

Tempo de leitura: 17 minutos        Ferramentas de gestão | Food service | Restaurante | Sischef

Utilizar ferramentas de gestão para restaurante ajudam a gerenciar seu negócio com mais praticidade e facilidade. 


Controlar os processos operacionais e gerenciais de um food service não é um trabalho simples como muitos acreditam. Um restaurante é uma empresa como qualquer outra. Nela  existem vários “departamentos” que são responsáveis por atividades que exigem muita atenção e cuidado. Sem essa devida atenção, é bem provável que o seu negócio não evolua e a concorrência saia à sua frente. 

Felizmente, existem ferramentas tecnológicas que podem facilitar, e muito, a gestão dos processos. Auxiliando a reduzir erros e agilizando as tarefas do seu food service. 

Por isso, neste artigo listamos as 5 principais ferramentas de gestão para restaurante, para aprimorar ainda mais a gestão do seu negócio. 

Vamos conhecê-las?

Afinal, o que são as ferramentas de gestão para restaurante? 

As ferramentas de gestão nada mais são do que softwares e aplicativos que possuem a finalidade de auxiliar as áreas administrativa, financeira, logística etc. das empresas. 

Em grande parte, essas ferramentas possibilitam maior controle de estoque e caixa. Também, por conta destas, é possível observar uma maior qualidade e precisão nos relatórios, sejam eles de vendas, produtividade, dinamicidade, entre outros. 

Para saber se elas estão funcionando, observe se houve aumento do rendimento da sua equipe e, de quebra, na qualidade do atendimento ao seu cliente.

Agora que você já sabe o que são ferramentas de gestão, iremos apresentar as 5 que separamos pra você. Confira. 

Todas as ferramentas de gestão para restaurante em um único PDV 

O PDV (ponto de venda), é o sistema de gestão responsável pela centralização da maioria das ferramentas utilizadas no controle das atividades dentro do food service. Essa centralização tem o intuito de agilizar e automatizar a gestão. 

Existem duas versões, online e a offline. Estes podem ser conectados em outros equipamentos dentro do food service. Porém, há uma pequena diferença entre eles:

No PDV offline, esses pontos são conectados através de uma rede local. Ou seja, o sistema só funciona dentro do food service. 

Já o PDV online, tem a gestão em nuvem. Qualquer pessoa que tiver autorização, login e senha e acesso à internet, pode acessar de qualquer lugar, a qualquer momento, com qualquer equipamento.  

Vamos a um pequeno exemplo de como funciona: 

Digamos que um food service possui atendimento em dois pontos: o balcão bar e o balcão de atendimento geral. Ao receber um pedido de uma bebida, geralmente o bartender precisa se direcionar ao ponto em que o sistema está instalado – no nosso exemplo, o balcão geral -, para lançar o pedido. 

Com o PDV, isso não acontece, pois ele pode ser instalado nesses dois pontos, sem que um influencie o funcionamento do outro. Dessa forma, não é necessário que bartender se direcione até o outro balcão para lançar o pedido. Assim, agilizando o processo tanto do preparo da bebida quanto do atendimento. 

O PDV é quem garante todo funcionamento dos processos operacionais do food service, como o lançamentos de pedidos, financeiro, abertura e fechamento de caixa etc.

Ou seja, o PDV é o coração da operação do food service. 

Portanto, se você quer gerenciar seu negócio da melhor maneira possível, com certeza você precisa ter um sistema de PDV online. 

Agora vamos falar de algumas ferramentas que existem do sistema do PDV online. Acompanhe. 

Controle de caixa 

Concordamos que usar planilhas para realizar o controle de caixa é muito complicado. Além de ultrapassado, as chances de erros serem cometidos e perder todos os dados é bem grande.

Isso pode se tornar um grande problema, já que o fluxo de caixa é uma das bases de qualquer comércio. Ele é o primeiro passo para saber sobre a saúde financeira de seu negócio. 

Portanto, ao utilizar a ferramenta de controle de caixa, você poderá realizar essa tarefa com mais facilidade, pois além da automatização desse processo, as informações serão mais certeiras, trazendo mais segurança aos dados financeiros do seu negócio. 

Nessa ferramenta de gestão encontramos as seguintes funcionalidades: 

Ferramentas de gestão: abertura de caixa

Essa função do controle de caixa tem como intuito controlar todas as movimentações financeiras e pedidos ocorridos no seu food service.

Aqui cada um dos colaboradores abre seu caixa, assim, quando um colaborador terminar o seu turno ele finaliza suas movimentações realizadas durante seu período de trabalho. Quando o próximo colaborador iniciar as suas atividades, ele abrirá seu caixa e não terá acesso às movimentações anteriores. Ou seja, eles não possuem acesso ao login dos demais.

Assim, se caso ocorra alguma divergência no caixa, será mais fácil de identificar, em qual caixa aconteceu essa divergência.

Ferramentas de gestão: fechamento e conferência de caixa

Conferir o caixa no final do dia, costuma ser uma tarefa um tanto quanto demorada, ainda mais quando o controle é feito com planilhas ou de forma manual, demora muito mais! 

Assim como abertura de caixa, essa ferramenta possibilita realizar o fechamento e a conferência de caixa de modo muito mais prático. Com ele, o gestor consegue confirmar os movimentos – entradas e saídas – feitos pelos colaboradores responsáveis pelo caixa de forma automática. 

Ferramentas de gestão: Extrato de vendas 

É importante que a ferramenta de controle de caixa possua a opção de impressão do extrato de vendas para realizar análise do desempenho de seu food service no dia a dia.  Ademais, é com esse relatório que se tem a visão geral do financeiro, assim ajudando o gestor na tomada de decisões de investir ou não em seu negócio. 

Ferramentas de gestão de restaurante delivery 

Essa ferramenta possui basicamente as mesmas funcionalidades e benefícios que o PDV comum. A diferença é que o PDV delivery é voltado para automatizar os pedidos realizados através dos canais disponibilizados pelo food service, por exemplo, plataformas de delivery, cardápios digitais, whatsapp e telefone. 

Além do mais, com essa funcionalidade, os pedidos são confirmados de forma automática, ou seja, não é preciso acessar cada plataforma para realizar a confirmação dos pedidos. 

Com essa praticidade, o colaborador poderá se dedicar a outras atividades, como receber os pagamentos dos pedidos do balcão rapidamente, evitando que se forme grandes filas no caixa. 

Outro benefício incrível dessa ferramenta de gestão para restaurantes é o envio automático dos pedidos às áreas de produção, da mesma forma que acontece no PDV comum. 

Acredite, todos esses processos agilizam o atendimento do delivery, principalmente quando há um grande fluxo de pedidos e sabemos que quando se trata de entregas tudo precisa ser rápido, para garantir a satisfação do cliente. 

Desse modo, a ferramenta de delivery não pode ser deixada de lado de forma alguma! 

Ferramenta de Controle de estoque 

Ao utilizar a ferramenta, você terá uma visão mais ampla sobre seu estoque, além de saber com antecedência quais produtos estão acabando, faltando ou até mesmo quais estão próximos a data de validade. 

Assim, você estará preparado para que nenhum ingrediente falte na hora da preparação de seus produtos ou na venda de outros que não são produzidos por seu food service, por exemplo, refrigerantes. 

O interessante é contratar sistemas de gestão para restaurante que possuem baixa automática de produtos. Assim, quando alguma matéria-prima for retirada para realizar algum prato ou algum produto for vendido, o estoque é atualizado automaticamente, evitando que um produto fique muito tempo parado e correndo o risco de estragar. 

Comandas eletrônicas 

A comanda eletrônica é um cartão com uma numeração que pode conter ou não um código de barras que indica qual número pertence aquela comanda. 

Ela é utilizada pelo garçom para anotar os pedidos e também é utilizada pelo cliente que entrega ao atendente de caixa no momento de realizar o pagamento. 

A utilização da comanda eletrônica, otimiza os processos de seu food service, dessa maneira, economizando tempo e dinheiro. 

Essa ferramenta de gestão para restaurante veio para substituir as comandas de papel, na qual o garçom efetuava todo o pedido em blocos de notas, estando sujeito a cometer erros e perdas, o que pode causar demora no atendimento.  

Além disso, poupa o tempo do garçom que ao utilizar comandas de papel precisa levar os pedidos até às áreas de produção. Já que existe a automação do processo. 

Usar essa ferramenta, além de ser uma forma segura para realizar os pedidos em seu food service, ajuda a evitar erros, aumenta a agilidade no atendimento e muito mais. 

Veja o vídeo que separamos para te mostrar como funciona a comanda eletrônica do Sischef em uma pizzaria: 

 

 

Ferramenta de Automação

Qualquer gestor quer que seu food service seja referência não só pelo sabor de seus pratos, mas também pela excelência no atendimento. Dessa forma, contar com um sistema de automação de processos, pode ser a diferença entre seu food service e os demais. 

Pois, ela é a responsável pelo processo de envio dos pedidos às de produção de forma automática, garantindo a rapidez, um ótimo funcionamento, a otimização das vendas e do atendimento, cuidando da administração e entre outros. 

KDS

Uma das formas de receber os pedidos enviados para as áreas de produção é através do KDS, que ao invés de recebê-los impressos, eles aparecem em telas.

Porém, para que tudo ocorra corretamente, a cozinha precisa estar preparada para receber essa tecnologia. Por exemplo, cada ponto de produção precisa ter uma tela  disponível e configurada. 

Confira alguns benefícios do KDS: 

  • Aumento da produtividade;
  • Melhor comunicação entre a equipe;
  • Eliminação/ redução de uso de papel;
  • Entrega dos pratos na temperatura certa;
  • Aumento da higiene nas áreas de preparo;
  • Diminuição de erros;
  • Otimização dos processo;

Sischef

Ter um sistema de gestão que possua todas essas ferramentas é importante, entretanto,  encontrar o que se adequa ao seu food service, pode não ser fácil. 

No entanto, não se preocupe com isso. O Sischef é o sistema ideal para você! 

Por ser um sistema modular, ele se adequa perfeitamente à situação do seu restaurante no momento da contratação, e pode ser complementado no decorrer do tempo. Ou seja, você pode contratar os módulos que são urgentes para a gestão do food service inicialmente e conforme for surgindo outras necessidades, adquirir novos módulos. 

Aliás, o Sischef é o sistema de ferramentas de gestão para restaurante mais completo do Brasil. Além de possuir todas as ferramentas citadas neste artigos, e ele ainda conta com várias outras, como: 

  • Agendamento de pedidos;
  • Cadastro de clientes; 
  • Módulo Fiscal; 
  • Demonstrativo de ocupação em tempo real;
  • Mapa de calor; e
  • Muitos mais.  

Sem falar que, ao contratar o Sischef, você conta também com suporte técnico especializado, capaz de te ajudar em quaisquer situações que venham a ocorrer no seu sistema.

Além disso, o sistema disponibiliza um mini curso que explica como utilizar todas as ferramentas do sistema: o Ensina Sischef. 

O Ensina Sischef, explica o passo a passo para você aproveitar o sistema da melhor forma possível.

Conclusão 

Por fim, com este artigo podemos perceber que as ferramentas de gestão para restaurante são de extrema importância para o nicho de food service.. 

Sem elas, o gestor passará um grande sufoco ao tentar gerenciar seu restaurante e provavelmente, não obterá grandes resultados nas suas vendas, as quais crescem exponencialmente em um food service que automatiza sua gestão. 

Utilizar essas ferramentas não é um luxo, e sim uma necessidade, pois com certeza elas farão com que o funcionamento das atividades e processos ocorram de forma eficiente e completa.

Que tal você implantar essas ferramentas em seu food service? Conta aqui nos comentários qual você gostou mais. 

Até logo!

Leitura que recomendamos:

Controle financeiro: Como fazer no seu restaurante. 

Cadastro de produtos no Sischef: Aumente seu lucro! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *