Cadastro de produtos no Sischef: Aumente o seu lucro!

Nayara Vasconcelos RodriguesAutomação, Sistema para restauranteLeave a Comment

cadastro de produtos

O cadastro de produtos é uma das etapas vitais dentro da gestão de food service, e vale lembrar que ele também deve sempre ser atualizado.

Há algum tempo estamos batendo na tecla sobre a importância da organização, seja ela física ou de todo sistema e estratégias em prol do aumento exponencial do seu ticket médio e seu lucro.

A princípio, esse será mais um dessa série de artigos que tem o objetivo de te convencer a mudar suas rotinas e levar a organização a um novo patamar, ao da organização do cadastro dos seus produtos no sistema.

Então, aqui você vai ficar sabendo sobre como a organização, dentro do seu sistema de gestão, pode ser positiva para seu negócio.  Bem como, vamos dar uma olhada, de maneira resumida, na forma ideal de se cadastrar os produtos dentro do Sischef. Isso para melhor aproveitamento e em conseqüência, aumento do ticket médio e maior lucro.

Prontos? Então vamos dar início ao nosso conteúdo.

Acompanhe até o final!

Neste artigo você vai conferir:

  • Sistema de gestão x interação humana.
  • Organização em seu sistema de gestão;
  • Organização dentro do Sischef;

Sistema de gestão x interação humana

Quando se contrata um sistema de gestão, sobretudo, espera-se que esse aja completamente de forma independente.

Apesar de ser uma ideia magnífica, infelizmente, dentro do que está ao alcance das empresas que desenvolvem sistemas de gestão para food service, a tecnologia, oferece inteligências artificiais que ainda dependem que algum tipo de interação humana para seu sucesso.

Nesse ínterim, é importante dizer que o seu sistema, muito provavelmente faz cálculos, agrupar dados, gerar relatórios, resumir e encurtar processos, etc. Porém, anterior a isso, ele precisa que exista uma base de dados completa e sempre atualizada. Essa base contém alguns pontos cruciais, como por exemplo, produtos, colaboradores, clientes e assim por diante.

Vale ressaltar que, isso tudo precisa ser feito muitas vezes por várias pessoas.

Então, de forma resumida, não, em nenhum lugar do mundo, ainda, o ser humano criou um sistema para gestão de food service completamente autônomo. Ou seja, capaz de agir sem nenhum tipo de interação humana. E sim, ele vai sempre precisar da sua ajuda.

Organização em seu sistema de gestão

Acima de tudo, como acabamos de ver, a organização e o perfeito funcionamento do seu sistema dependem também de alguém responsável pela inclusão e manutenção do fornecimento de dados ao sistema.

Nesse sentido, vamos agora apontar algumas informações que nunca podem ser deixadas de lado e que sempre devem ser incluídas no seu sistema. O que você acha? Vamos lá! 

Tabela de NCM

Clique aqui para ter acesso a uma tabela com as principais NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul – para suas notas fiscais.

Cadastro e atualização de produtos e subprodutos

Antecipadamente, essa é uma das principais bases do ótimo funcionamento do seu sistema. O cadastro de produtos e subprodutos incluem a possibilidade de organização do estoque, agilidade no preparo dos pedidos e atendimento do cliente.

Ele também vai te ajudar a ter acesso a informações importantes como por exemplo, a estimativa de quais produtos mais ou menos saem. Em outras palavras, vai te ajudar a tomar várias decisões importantes como o de incluir ou excluir determinado produto ou prato do seu cardápio.

Cadastro de clientes

Essa é uma tarefa executada por poucos food services. Na verdade, é bem difícil ver esse tipo de processo executado de maneira efetiva pela maioria das empresas fora do e-commerce.

Frequentemente, isso se dá pela insegurança do estabelecimento ou do cliente.

Por um lado, um não sabe como abordar seus clientes para conseguir algumas informações como, nome completo, e-mail, telefone, data de aniversário e etc. Pelo outro, muitos clientes não sentem-se à vontade em deixar seus dados naquele local.

Apesar dessa dificuldade, é muito importante que a coleta desse tipo de dados seja feita da maneira mais completa possível.

Assim, é possível colocar em ação algumas estratégias, como:

  • Ofertas e descontos via WhatsApp e e-mail;
  • Comunicação mais direta sobre novidades;
  • Promoções como aniversariante do mês.

Da mesma forma, é possível analisar vários outros fatores, como por exemplo:

  • De onde são a maioria dos seus clientes;
  • Qual a faixa etária;
  • Qual é o gênero predominante.

Com isso, é possível moldar seu negócio seguindo esse tipo de informações. Sendo possível oferecer produtos e atendimentos cada vez mais personalizados.

Cadastro de colaboradores

Sobre o cadastro de colaborados, supomos que você já esteja ciente sobre a importância. Mas vale a pena reforçar que, com o cadastro dos colaboradores em um sistema, ainda mais se esse for híbrido – que funcione off-line e online – vão garantir mais segurança e praticidade, sempre que esses dados forem necessários.

Organização dentro do Sischef

Para os clientes Sischef, é muito mais fácil manter os seus dados sempre completos e atualizados. Afinal, ele está entre os sistemas mais completos e menos complexos.

Nele, o usuário gere seu estabelecimento, evitando erros e gastos desnecessários com ferramentas como Cadastros, Financeiro, Pedidos e Notas, Estoque, Relatórios e Configurações.

Seja com for, vamos falar um pouco sobre a organização do Sischef na área de cadastros de produtos e como ele funciona.

Esse vai ser um ótimo exemplo para que você consiga ver a importância entre a interação de uma pessoa designada para a tarefa e o sistema de gestão.

Acompanhe!

Cadastro de produtos no Sischef

A princípio, dentro do Sischef, o cadastro de produtos deve ser feito seguindo alguns passos. Isso tudo para que seja possível que as informações do cadastro dos produtos interajam entre outras integrações internas do sistema.

Dessa forma, vamos começar pelo cadastro de Grupos de Produtos.

Grupo de Produtos

Ao acessar o sistema, o usuário clica em Cadastros na segunda barra superior. Depois Grupos de Produtos e em seguida, Novo grupo de produtos.

Nesta área são criados espaços para que os seus produtos sejam separados por grupos. Por exemplo, se no seu cardápio existe uma grande diversidade de estilos, nesta parte você as definirá.

Poderia ser da seguinte forma:

  • Porções;
  • Comida Japonesa;
  • Hambúrgueres;
  • Refrigerantes;
  • Sucos;
  • Alcoólicas.

Aliás, um grupo de produto não necessariamente precisa ser um produto físico. Ele pode ser uma taxa de serviço que será incluso em um pedido, como por exemplo a taxa de entrega – se for um pedido entregue via delivery.

Aqui, é necessário que o usuário fique atento a tudo aquilo que pode ser organizado, como as opções de automação. Esse, depois de tudo muito bem definido, fará com que algumas funções do sistema trabalhem para você automaticamente.

Para saber mais a fundo essa etapa, assista o vídeo: Aula 4 – Cadastro de Grupos de Produto

Cadastro de Produtos

Bem como você já deve saber, produtos não são apenas aqueles que vão ser colocados à venda. Insumos e Taxas de serviços também são considerados tipos de produtos separados dentro da maioria dos sistemas.

Dentro dos produtos à venda, aliás, é possível ver que também existe uma subdivisão, que conta com produtos de revenda, combos e pizzas. A diferença entre esses se relaciona com o modo como são oferecidos aos clientes e vendidos. Eventualmente uma pizza tem mais etapas na hora da venda, sendo disponibilizado ao cliente a escolha entre tamanhos, sabores, bordas, etc.

Você acredita que em média e grande escala, seria possível manter uma pizzaria em ordem, sem o combo, sistema de gestão + informações?

No Sischef

Para cadastrar produtos como os de revenda dentro do Sischef, por exemplo, o usuário ao acessar o sistema, vai clicar em Cadastros, em seguida Produtos e por fim Novo Produto.

Dentro dos dados principais, informamos nome, grupo, quantidade unitária e assim por diante.

Além disso, por questão de organização e automatização, é importante também preencher de maneira complementar as outras opções como:

  • Dados complementares;
  • Tributações;
  • Composição;
  • Tabela de preços;
  • Estoque na empresa;
  • Caso necessário, Passos.

Desses acima, a Composição dá baixa dos insumos cadastrados no estoque.

Nesse sentido, caso a Composição não esteja preenchida e configurada da maneira correta, seu sistema não será capaz de passar informações corretas sobre entrada e saída de produtos.

Para saber mais sobre cadastros de produtos no Sischef assista ao vídeo: Aula 5 – Cadastro de Produtos de Revenda

Agora é com você!

Por mais que esperemos que sua empresa alcance sucesso, sabemos que isso não será possível sem o mínimo de organização. Sobretudo, é a partir dessa premissa que o Sischef nasceu, para ajudar a manter a organização e gestão do seu negócio.

No entanto, como apontamos nesse artigo, nada funciona se não houver a união entre sistema e as pessoas responsáveis por manter os dados atualizados.

Em suma, apontamos aqui o quanto é importante conhecer o seu sistema de gestão. Mantenha-o atualizado, fazendo com que seja possível evitar gastos e aplicar iniciativas a fim de aumentar seus lucros.

Você tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário logo aqui abaixo.

Quer saber mais sobre sistemas de gestão? Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *