Por que adotar um sistema de controle de caixa para restaurantes?

Willian GalvaoRestaurante1 Comment

sistema de controle de caixa

Para sobreviver em um cenário competitivo, é fundamental cuidar da saúde financeira da empresa. Quando se trata de restaurantes, a necessidade de controlar o fluxo de caixa do período torna-se ainda mais fundamental.

Muitos gestores se questionam: como otimizar a gestão do meu restaurante? Se você busca uma gestão mais eficiente, agilidade no atendimento, melhoria na organização dos pedidos e automatização de rotinas operacionais do seu estabelecimento, esse post chegou no momento certo!

Nossa recomendação do dia é adotar um sistema de controle de caixa para otimizar a gestão não só dos pedidos, como também do estoque e do controle financeiro. Essa automatização vai ajudar a aumentar a produtividade do seu restaurante e, consequentemente, aumentar o lucro. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Qual é a importância de fazer o controle de caixa?

Para tomar qualquer decisão sobre a empresa de forma fundamentada, é preciso ter acesso a dados que nem sempre estão disponíveis de forma imediata. O controle de caixa é fundamental nesse processo, para saber exatamente como estão as entradas e saídas do negócio. Esse controle permite saber sobre lucros e prejuízos, possibilitando uma gestão mais certeira do negócio.

Assim, o dono de um restaurante pode saber quanto de capital ele tem para investir, quais produtos estão gerando mais lucros, quais precisam ser descontinuados, pois estão tendo menor participação e menor lucro.

Aqui estamos falando de estratégia e tudo isso começa na parte operacional de controle de caixa. Se a sua empresa perde tempo em fazer esses controles manualmente, temos a solução: adote um sistema de controle de caixa! Vamos explicar melhor a solução e contar os benefícios que essa decisão pode trazer ao seu negócio.

O que é um sistema de controle de caixa?

O sistema de controle de caixa consiste em um software destinado a receber dados, armazená-los e transformá-los em informações úteis. Adotar um sistema para o controle do seu restaurante significa trazer mais agilidade aos processos diários.

Essa é uma forma de automatizar as atividades operacionais de registros e trazer segurança aos dados financeiros. Isso porque os controles manuais têm alta incidência de erros e podem ser perdidos, mesmo se estiverem em um arquivo como uma planilha, por exemplo.

Já com o sistema, isso não acontece e a utilização é bem simples. Basta fazer o lançamento dos dados e você terá relatórios com informações para embasar as decisões em poucos segundos. Além de deixar o processo mais ágil e a gestão mais eficiente, ele traz maior segurança e evita erros.


Quais são os benefícios de adotar um sistema de controle de caixa?

Muitos empreendedores adiam a decisão de contratar um sistema, com receio do investimento. Entretanto, queremos deixar claro o quanto os benefícios superam o gasto. É realmente um investimento, e não uma despesa. Agora, vamos explicar por que esse investimento vale a pena. Confira cinco dos principais benefícios!

1. Agilidade nos processos

Com o controle de caixa, a gestão se torna mais eficiente e há uma economia de tempo, o que acarreta em agilidade dos processos. Os relatórios podem ser gerados de forma instantânea, mostrando a situação da empresa para que o gestor tome a decisão mais acertada.

Você pode comparar esses relatórios com a sangria de caixa, por exemplo. O tempo antes gasto em rotinas operacionais passa a ser destinado a análises e decisões estratégicas.

2. Segurança para as informações

O processo automatizado evita erros manuais e perda de informações, que são comuns em controles manuais e até em planilhas. O papel pode se perder, sujar, e o arquivo salvo no computador também corre esse risco de ser perdido por alguma pane na máquina. Isso não ocorre com o sistema, já que fica salvo, trazendo mais segurança e confiabilidade para as informações do seu negócio.

3. Integração dos processos

Com o sistema de controle de caixa é possível integrar o financeiro, o administrativo, os estoques, entre outras informações do seu restaurante. Com essa sincronização, fica mais fácil ter uma visão sistêmica e tomar as decisões estratégicas com foco em aumentar o faturamento do seu negócio.

4. Controle de gastos

Os relatórios gerados pelo sistema mostram quais custos devem ser cortados, reduzidos e quais investimentos podem ser mais atrativos. Assim, você pode fazer uma análise estratégica do negócio, evitar investir naquilo que não está trazendo retorno e focar no crescimento de produtos que apresentam maior participação de mercado.

5. Fácil acesso aos dados

Os dados da sua empresa estarão armazenados no mesmo local, facilitando a busca e o acesso quando necessário, de qualquer lugar, e no momento certo.

Como escolher o sistema ideal para o meu restaurante?

A escolha do sistema deve levar em conta a capacidade dele em se adaptar às necessidades do seu negócio. Em primeiro lugar, é preciso fazer um levantamento dos diferenciais, como cadastro de produtos, controle de comanda e de mesa, geração de relatórios, suporte, entre outras funcionalidades que poderão otimizar a gestão do seu restaurante.

Para isso, você deve contar com empresas confiáveis que oferecem soluções personalizadas de acordo com o tamanho do seu negócio. O sistema precisa ter funcionalidades que agilizem as rotinas, ajudam a vender mais, façam a geração de relatórios para tomada de decisões, entre outras.

Enfim, o sistema ideal é aquele que melhor se adapta ao momento da sua empresa e que oferece um valor agregado superior aos concorrentes. Ou seja, mais funcionalidades, suporte, facilidade de manuseio, relatórios, integrações e atualizações.

Com este post, você percebeu o quanto é importante contar com um sistema de controle de caixa para deixar a gestão do seu restaurante mais eficiente e automatizada. O tempo antes gasto com esses controles agora poderá ser utilizado para tomar decisões mais certeiras e visando o crescimento da sua empresa.

O investimento é justificado pelos benefícios que o sistema traz, mas é preciso saber escolher a empresa certa para fornecer esse serviço, já que a qualidade do sistema é fundamental para obter resultados superiores.

Agora que você entendeu a importância de usar um sistema de controle de caixa em seu restaurante, não perca mais tempo! Entre em contato com o Sischef e conheça os nossos planos!

Quer saber mais sobre a escolha do sistema de gestão? Então, confira nosso vídeo abaixo e escolha o sistema de gestão certo:

automação de restaurantePowered by Rock Convert

One Comment on “Por que adotar um sistema de controle de caixa para restaurantes?”

  1. Pingback: Vantagens da automação comercial para restaurantes | Sischef

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *