Veja 6 dicas infalíveis para você reduzir custos em restaurantes

Willian GalvaoGestãoLeave a Comment

reduzir custos em restaurantes

Uma das maiores dificuldades para quem tem um restaurante ou lanchonete é encontrar meios de reduzir custos. Empresas do setor alimentício podem adotar uma série de medidas relativamente simples para isso. No entanto, para que elas funcionem, devem ser realizadas continuamente. Afinal, como reduzir custos em restaurantes?

Economizar costuma salvar o dia em tempos de crise ou de baixa demanda. É imprescindível estar preparado e ter tudo sob controle em tais situações. Há um conjunto de estratégias que você pode implementar junto à sua equipe para não passar sufoco. Saiba quais são elas e como torná-las eficientes em seu negócio!

1. Informe-se para reduzir custos em restaurantes

Para começar, é fundamental que você esteja por dentro de qualquer custo operacional referente ao restaurante. Algumas questões demandam investimentos contínuos, de modo que o negócio não empaque. Outros campos podem ficar um tempo sem investimento. Então, comece listando todos os seus gastos.

Tendo à sua frente todos os custos, anote os que poderão ser suprimidos e os que não poderão. Ao fazer essa lista, fale com os colaboradores. Eles saberão dizer em que setores ou momentos houve desperdícios, com mais precisão.

2. Consiga prazos melhores com os fornecedores

Bons relacionamentos junto a fornecedores são ótimos caminhos para se reduzir custos em restaurantes. Uma boa ideia é obter itens em grandes quantidades, pagando menos. Assim, você poderá ficar um tempo considerável sem necessidade de suprir o estoque!

Dessa maneira, sua empresa fica bem abastecida, sem que seja necessário aumentar os preços dos seus produtos. É possível economizar e os clientes não pagam mais caro.

3. Esteja atento aos desperdícios em sua cozinha

Evite desperdícios de alimentos ou de parte deles que não costumam ser utilizadas em sua cozinha. Você poderá usá-los em um prato novo para reduzir custos em restaurantes! É o caso de algumas partes das frutas — por exemplo, cascas podem compor produtos, como um chá especial.

Troque também o uso do óleo dos pratos fritos por uma fritadeira elétrica, por exemplo. Como há um controle de sua temperatura, não ocorre a queima do óleo. Você verá como seu uso será reduzido!

4. Saiba como gerenciar melhor os seus estoques

Diminua seu estoque, garanta um controle melhor dos produtos e não desperdice. Veja sempre as datas de validade deles quando chegam. Lembre-se de rotular os perecíveis de modo que não se perca a mercadoria.

5. Não se esqueça de fazer a manutenção preventiva

Para reduzir custos em restaurantes, a prevenção é o melhor remédio. Não economize em regulagens e nas manutenções preventivas, pois o prejuízo pode ser maior depois. Isso vale para todo tipo de equipamento.

Chamar alguém para avaliar como estão sai mais em conta do que reparar um eventual dano ou mau funcionamento no futuro.

6. Tenha sempre total controle da parte financeira

Saber definir o preço do produto não envolve só estar à frente do concorrente. Leve em conta também os custos relativos à produção! Uma excelente maneira de fazer isso é optando pelos softwares de gestão. Com eles, você sabe imediatamente que produtos apresentam baixos giros, além de conhecer os custos para mantê-los estocados.

Também é possível, com esses programas, saber quando algum item está prestes a atingir a validade. Em relação ao atendimento, cardápios digitais são uma boa, além de um sistema de caixa que agilize as operações e diminua as chances de erro.

Como podemos ver, obtendo esses diversos tipos de informações do estabelecimento, você conseguirá reduzir custos em restaurantes. Gerenciar bem seu estoque, seus custos e as suas receitas é uma medida simples e totalmente eficaz para isso. Ademais, contar com a tecnologia também sempre ajuda, como demonstramos.

Gostou das nossas dicas? Então, confira, agora, como elaborar os seus preços de venda! Não perca esse post!

Confira também nosso e-book com dicas para alavancar o seu atendimento:

restaurante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *