Gestão financeira para restaurantes e similares

Ronei Angelo GrosbelliDelivery, Gestão, Pizzarias e deliveries2 Comments

GESTÃO-FINANCEIRA. IMAGEM COM UMA CALCULADORA EM CIMA DE UMA FOLHA COM GRÁFICOS E AO LODO CONTEM UMA MÃO SEGURANDO UMA CANETA PRATA.

A gestão financeira abrange uma variedade de atividades e procedimentos, e o gestor deverá ser atencioso para poder alcançar o aumento dos lucros e os resultados da empresa.

Comprar, receber mercadorias, controlar estoque, pagar as contas, ir ao banco, todas essas estão entre as atividades principais que os gestores do estabelecimento devem realizar para ter um bom controle financeiro em seu estabelecimento.

Conferir os caixas e documentos ficam para quando sobrar um tempo livre. Uma priorização errada nas atividades pode prejudicar muito a gestão e o andamento do seu restaurante.

Para lhe ajudar na gestão financeira elencamos as principais funções que devem ter destaque no controle financeiro . Leia esse post na íntegra e saiba quais são elas.

Planejamento

Fará com que toda movimentação financeira seja gasta ou recebida no momento certo. Sem planejamento seus fornecedores estarão cobrando a qualquer momento, pegando o gestor e a empresa despreparados. Isso também acontece com os valores a receber caso não forem provisionados pelo gestor, no momento de uma compra ou pagamento ficará complicado saber qual é o valor à receber em um dia, uma semana ou mesmo um mês!

Além de influenciar o equilíbrio nas finanças, com um bom planejamento você consegue ter uma maior organização financeira e perceber o que merece sua maior atenção para manter um belo controle financeiro eficiente.

Controle

Toda e qualquer empresa que deseja crescer, precisa ter um controle financeiro e uma gestão eficiente do estoque. Se a gestão financeira da empresa está sendo negligenciada, será fácil ter problemas no momento de precificar os produtos e serviços prestados.

O controle financeiro deve ser realizado de forma prioritária registrando todas as entradas e saídas. Entretanto não é apenas uma questão de conhecer os valores de entradas e saídas. É necessário ter um controle rigoroso em todas as contas, fornecedores, descontos, notas fiscais, comissões e todos os outros valores que envolvem o seu restaurante, incluindo estoque. Para auxiliar essas demandas conte com um sistema de gestão financeira

Análise

De nada adianta o gestor realizar um planejamento e um controle, se não conseguir analisar onde estão os maiores gastos e as maiores receitas. O gestor deve contar com um sistema de gestão para restaurante ou planilhas auxiliares que lhe mostrem de forma detalhada todas as movimentações financeiras que ocorreram no período.

Lembrando que uma análise efetiva, irá lhe ajudar a evitar fraudes, desperdícios e também a conhecer valores, quantidades e necessidades do seu restaurante de forma mais clara e eficiente.

Replanejamento e ajustes

Tudo isso é muito bonito na teoria e parece que tudo vai dar certo. Mas esteja ciente que em qualquer empresa existem imprevistos. Por isso o gestor deverá estar preparado para rever o planejamento, analisar as informações e se replanejar ajustando todos os setores da empresa que estão envolvidos.

Portanto, para auxiliar a análise das informações conte com um sistema de gestão financeira para seu restaurante, pizzaria, lanchonete ou similar. Além do sistema de gestão para restaurantes conte com o Business Intelligence que é uma ferramenta primordial para tomadas de decisão. Isso porque o BI permite a coleta, organização, segmentação e análise de dados. Confira clicando aqui, todas os benefícios de contar com essa ferramenta no seu restaurante, pizzaria, bar, lanchonete e similares.

Orientação e determinação do replanejamento

Orientação e determinação serão o ponto chave de toda a gestão financeira do seu restaurante, o gestor deverá direcionar as pessoas para trabalharem com determinação e foco nos seu setores, melhorando cada vez mais a gestão e maximizando os lucros do seu restaurante. Veja alguns pontos que necessitam de maior atenção para uma excelente gestão financeira em seu restaurante:

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para assegurar a boa gestão de seu restaurante. Portanto o fluxo de caixa ajuda empresários, independente do ramo, a gerir bons resultados financeiros.

O mais importante do  fluxo de caixa é que deve-se registrar toda as saídas e entradas de valores. Tenha sempre uma planilha para anotar os gastos e não esqueça de nada por menor que seja o valor, desta forma conseguirá administrar bem os lucros do seu negócio. Outra forma simples é utilizar um sistema para restaurante que lhe ajuda a ter maior controle. Clique aqui e conheça mais detalhes para utilizar o fluxo de caixa na gestão financeira do seu restaurante. 

Ticket médio

Saber o valor do ticket médio no seu restaurante é importante porque, através desse resultado, você consegue mensurar a lucratividade do seu restaurante, e a partir disso terá condições para sinalizar oportunidades de elevar ainda mais a rentabilidade do seu restaurante.

Se você ainda está iniciando no ramo gastronômico, identificar o valor do ticket médio é necessário para que você tenha uma base de quanto tempo será preciso para que o seu negócio se torne sustentável. Clique aqui e saiba como calcular e todos os benefícios para o seu restaurante.

Controle de estoque

A falta de um controle de estoque,  pode fazer seu estabelecimento perder vendas, ficar com a imagem prejudicada no mercado ou até “esquecer” produtos no estoque até que passem sua data de validade, sejam danificados ou fiquem ultrapassados.

Por outro lado, um estoque bem organizado oferece agilidade, simplifica todo o trabalho e reduz custos, porque um produto estocado e esquecido é dinheiro parado e ainda ocupa espaço físico da sua empresa. Conheça mais benefícios de ter um controle de estoque rigoroso em seu restaurante clicando aqui.  

O sucesso da empresa depende da gestão financeira

Terminar o mês com dinheiro em caixa não quer dizer que a empresa está tendo uma boa margem de lucro e sustentabilidade. Se analisarmos todos os setores da empresa, desde recursos humanos, controle de materiais, vendas, estoque, fiscal, veremos que todos estão diretamente ligados ao controle financeiro.

Portanto, devemos levar muito em conta a gestão financeira, é nela que vamos analisar as movimentações anteriores para saber onde seu capital passou, identificando falhas e despesas desnecessárias, reduzindo gastos e assim aumentando a margem de lucro dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Para ajudar você a promover uma boa gestão do seu restaurante, oferecemos um sistema completo que auxilia o gestor a implantar todo este processo no seu dia a dia , clique aqui e solicite uma demonstração para conhecer todas as funcionalidades do Sischef, benefícios e soluções para seu negócio.

Se preferir, baixe nosso e-book e saiba mais!Gestão Financeira

Artigos Relacionados:

2 Comments on “Gestão financeira para restaurantes e similares”

  1. Olá boa noite,

    Estou iniciando uma consultoria financeira e administrativa em uma pizzaria com um bom faturamento e gostaria de iniciar esta consultoria aplicando um software para gestão. Gostaria de ter mais informações.

    1. Bom dia Roberto, tudo bem?
      Você pode obter mais informações clicando no botão “Solicitar Orçamento”, que nosso time de consultores entrará em contato imediatamente contigo para sanar todas as suas dúvidas.

      Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *