5 Dicas para fazer seu controle de estoque com eficiência

Willian GalvaoGestão1 Comment

Sistema para Controle de Estoque

A falta de um controle de estoque,  pode fazer seu estabelecimento perder vendas, ficar com a imagem prejudicada no mercado ou até “esquecer” produtos no estoque até que passem sua data de validade, sejam danificados ou fiquem ultrapassados.

Por outro lado, um estoque bem organizado oferece agilidade, simplifica todo o trabalho e reduz custos, porque um produto estocado e esquecido é dinheiro parado e ainda ocupa espaço físico da sua empresa.

Como controlar?

Como e aonde estocar o estoque: Escolha um espaço com boas condições e com fácil acesso aos itens.

Inventário: Saiba a quantidade de cada produto. Sabendo disso, você pode analisar quais produtos possuem mais demanda. É recomendado fazer a conferência do inventário com frequência para poder ter esse controle.

Movimentação da Mercadoria: Saber o que entra e o que sai e apenas uma parte da gestão. É preciso atualizar o estoque somente com o que é necessário. Principalmente em épocas de crises econômicas, tenha somente o que é preciso para atender os clientes. Entretanto, lembre-se que se não atender o seu cliente dentro do prazo ou não tiver o que ele precisa, o cliente irá buscar em outra empresa fazendo com que você o perca para sempre.

Faça uso da tecnologia: Para conseguir ter um bom controle é necessário você utilizar um bom software para fazer a gestão deste estoque, com um bom software de gestão com apenas alguns cliques você consegue ver o que falta e comprar o que é necessário, se algum produto está próximo a data do vencimento.

Vamos as dicas:

1 – Contabilize seu inventário

É essencial que você saiba quais e quantos produtos existem no seu estoque. Periodicamente escale funcionários para contar os produtos e montar relatórios de estoque. Assim você estará sempre consciente do que está sobrando e o que está faltando. Isso ajuda a programar suas compras e organizar o espaço físico.

2 – Tenha uma pessoa responsável pelo estoque

Como empresário, você dificilmente terá tempo para estar ligado no seu estoque diariamente. Por isso, é essencial que um funcionário seja responsabilizado por esse setor. Caso não seja possível contratar alguém só para isso, passe a responsabilidade para algum funcionário confiável que não esteja sobrecarregado. Assim, você só precisará acompanhar seu trabalho.

3 – Planejar suas compras

É impossível ter um estoque organizado se você não pensar no seu espaço na hora de fazer compras. Só compre o que for possível guardar e valha a pena ter em estoque. Para se decidir, baseie-se no histórico de movimentação dos seus produtos e evite comprar por impulso.

4 – Organize o espaço físico de forma inteligente

Antes de iniciar a organização física do seu estoque, faça um planejamento. Já pense antes o lugar adequado para cada produto, mantenha produtos semelhantes perto uns dos outros, deixe mais acessíveis os itens que têm mais movimentação e cuide de manter um visual ordeiro no seu estoque. Isso vai agilizar todo seu trabalho – desde a organização até a venda – e ainda vai deixar o ambiente mais agradável para trabalhar.

5 – Possua um sistema de gestão que te ajude na organização

O controle de estoque é algo complexo e que dá trabalho. Mas toda essa complexidade pode ser simplificada através de um sistema de gestão eficiente, que ofereça opções de controle que ajudem a organizar o estoque, como o Sischef, que além de tudo isso ainda possui inúmeros relatórios, que podem ser uma mão na roda na hora de organizar o seu estoque.

Saiba mais:

O Sischef possui o modulo de estoque completo para sua empresa, possibilitando acerto de estoque, extrato de entrada e saída de produtos, criação de produtos compostos, entrada de produtos e muito mais. Clique aqui para conhecer todos os recursos do sistema.

 

Artigos relacionados:

 

5 Dicas para fazer seu controle de estoque com eficiência was last modified: abril 1st, 2019 by Willian Galvao

One Comment on “5 Dicas para fazer seu controle de estoque com eficiência”

  1. Avatar

    Gostei muito do quê está escrito a adorei mas uma que eu aprendi brigado que Deus abençoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *