Como tornar a sua lanchonete mais atrativa?

Ulisses ConstantiniAtendimento, LanchonetesLeave a Comment

lanchonete

O setor da alimentação é um dos mais competitivos do mercado, pois não faltam opções para o consumidor. Assim, o empresário que quer se destacar e manter o olhar atento para não ficar para trás deve sempre se informar sobre as novas estratégias e ideias para lanchonete. Dessa forma, seu negócio será mais atrativo para os clientes e, consequentemente, mais lucrativo.

Em todo empreendimento, um bom planejamento faz toda a diferença e ajuda a simplificar alguns processos. A partir do momento em que você fizer as mudanças necessárias para tornar o seu negócio mais atraente aos olhos e também ao paladar do seu público, os resultados começarão a aparecer e serão os melhores possíveis.

Ficou curioso para saber por que você deve renovar as ideias para a sua lanchonete e quais são as dicas que impulsionarão seu negócio? Se sim, continue a leitura deste conteúdo e fique por dentro das novidades que podem transformar seu estabelecimento! Acompanhe!

Entenda por que você deve investir em novas ideias para lanchonete

Conforme comentamos, o mercado de alimentação é bastante aquecido. Em diversas partes da cidade, sem contar as redes de lanchonetes consagradas, vários novos estabelecimentos abrem a cada instante. Nesse cenário, inovar é preciso para garantir que seu negócio continue relevante para o seu público-alvo. Afinal, diante de tantas opções, por que um cliente continuaria frequentando a sua lanchonete?

Além da qualidade da comida, existem vários fatores que colaboram para que um estabelecimento esteja sempre cheio e lucrando. Logo, reinventar-se sempre deve ser a meta de todo empresário que deseja se manter no topo e ter sucesso. Essencialmente, apostar em diferentes ideias para lanchonete contribuirá para:

  • o aumento da clientela e das vendas;
  • o reforço da sua marca no mercado e na frente da concorrência;
  • a fidelização de consumidores;
  • a longevidade do seu negócio.

Confira ideias para turbinar a sua lanchonete

Com criatividade e boas práticas, é possível garantir que seu estabelecimento esteja sempre cheio e mantenha a sua rentabilidade. Acompanhe, a seguir, algumas ideias para lanchonete que maximizarão a rotatividade e os lucros do seu negócio.

Conheça o seu público

O gestor deve identificar e conhecer o seu público-alvo. A partir disso, consegue mapear e identificar em quais pontos o segmento deverá investir. Portanto, dedique-se para conhecer bem o perfil do seu cliente, investigando alguns aspectos, como:

  • suas preferências;
  • seu estilo de vida;
  • o poder aquisitivo;
  • o perfil da região onde a lanchonete está;
  • o comportamento de consumo;
  • os desejos e desafios; entre outros.

Ter essas informações na ponta da língua é importante, pois, desse jeito, você consegue definir melhor a identidade do seu negócio, bem como é capaz de desenhar promoções, campanhas e, até mesmo, novidades no cardápio que sejam mais relevantes e atraentes para essas pessoas.

Outra estratégia que você pode colocar em prática é ter um espaço aberto para críticas e sugestões. Colher esse feedback dos consumidores permite que você os conheça ainda mais profundamente, estreitando esse relacionamento, e saiba com clareza que pontos precisam ser melhorados em sua lanchonete.

Ofereça um bom atendimento

Uma equipe bem treinada e equipada faz toda a diferença. Todo mundo aprecia um lugar em que se sente bem-vindo e acolhido. Da mesma forma, um atendimento descuidado pode afastar os clientes e, assim, você perde a oportunidade de fidelizá-los.

Portanto, invista pesado em treinamentos específicos para que sua equipe seja capaz de solucionar possíveis problemas com segurança e, sobretudo, com cordialidade.

A agilidade também conta muito. Para apoiar esse processo, invista num software de gestão e tenha um maior controle de sua lanchonete. Esse será um facilitador tanto para o atendente quanto para o dono do negócio. Porém, quem sai ganhando é o cliente, que será bem atendido e em muito menos tempo.

Monte um espaço temático

Uma boa ideia para lanchonete é definir um espaço temático, ou seja, um conceito para que a sua marca fique gravada na memória das pessoas. Procure fazer algo diferente no espaço do seu estabelecimento.

Tenha, por exemplo, uma parede destinada a fotos dos clientes que já passaram por lá ou, então, simplesmente, uma parede pintada em um tom mais forte que as demais. Enfim, procure pensar fora da caixa e colocar suas ideias em prática, principalmente se forem úteis para o crescimento do seu negócio.

Invista na comunicação visual

Outra dica interessante para você adotar na sua lanchonete é usar a comunicação visual a favor do seu negócio. Procure utilizar banners ou painéis que mostrem a comida que você serve na sua lanchonete, dando um destaque a mais para as promoções do dia.

Capriche também na identidade visual. Ela deve estar na sua mente na hora de montar o cardápio e pensar nos uniformes, nos materiais, entre outros. O intuito é que seu cliente reconheça a sua marca tanto no espaço quanto no atendimento, bem como na apresentação e nos demais elementos da lanchonete.

[rock-convert-cta id=”9227″]

Mantenha a sua lanchonete sempre limpa

Definitivamente, a higiene do ambiente é um dos fatores que mais atraem ou afastam clientes dos estabelecimentos todos os dias. Um espaço sujo e mal cuidado reflete, no pensamento do consumidor, na qualidade da comida, e ninguém deseja colocar a saúde em risco ao comer em uma lanchonete que passa essa imagem. Se você não tomar o devido cuidado com isso, pode acabar por perder clientes.

Por isso, procure manter o seu espaço sempre limpo, desde a cozinha até os banheiros, as mesas, as cadeiras etc. — enfim, tudo deve estar devidamente higienizado. E um ponto importante: não deixe para fazer isso somente quando o seu cliente pedir ou reclamar.

Ofereça um diferencial

Hoje em dia, com a concorrência batendo à porta o tempo todo, tentar oferecer algo de baixa qualidade só para lucrar mais não é uma boa estratégia.

Ofereça, para seus clientes, um espaço diferente, um brinde, uma cortesia ou uma comemoração em alguma data especial. Se sua lanchonete comporta eventos, por exemplo, pense nessa possibilidade. Envolva-se com os eventos e os projetos da sua cidade e torne seu local um lugar de amigos, reuniões e bons momentos.

Outro aspecto que pode ser explorado melhor é o carro-chefe do estabelecimento. Sua lanchonete tem uma especialidade que apresenta ótima saída, independentemente da época? Então, capriche na sua produção e trabalhe para que ela se torne uma referência — ajuste sua divulgação e instrua a equipe a promover o prato como “o melhor da região ou da cidade”. Com o tempo e o boca a boca, pessoas virão para conhecer a tão famosa receita.

Invista em marketing

A melhor forma de atrair mais clientes e fazer valer todas as ideias para lanchonete que você colocou em prática é fazendo com que sua marca seja conhecida. Para isso, você precisa apostar em uma estratégia de marketing.

Hoje em dia, é fundamental ampliar os canais de comunicação e estar inserido nas redes sociais. Grande parte das pessoas passa muito tempo no celular, pesquisando e consumindo informação. Logo, investir em uma presença nas mídias e em anúncios pagos potencializa suas chances de ser visto por um número maior de consumidores em potencial.

Nesses canais, aproveite e publique fotos de seus pratos e promoções. Assim, você engajará seus consumidores e aguçará o desejo de consumir o seu lanche. É essencial também usá-los como meios de contato. Como falamos, lembre-se de que o cliente atual está constantemente conectado. Assim, é mais cômodo e ágil para ele enviar uma mensagem ou um comentário para você pela rede social ou pelo aplicativo do que pelo telefone.

Sem contar que uma marca que está presente e ativa em vários canais passa uma imagem positiva de profissionalismo e credibilidade. Por isso, invista nesse aspecto e tenha um profissional responsável por movimentar as suas redes, para assegurar que elas estejam atualizadas e que as perguntas dos clientes sejam respondidas prontamente.

Fique de olho na concorrência

A concorrência no ramo gastronômico é grande. Para se destacar, uma tática usada por grandes empresas é o benchmarking, que nada mais é do que estudar outros negócios com os quais compete para saber o que eles estão fazendo.

Cabe reforçar que o intuito dessa pesquisa não é simplesmente copiar o concorrente — afinal, isso não vai ajudá-lo a ganhar destaque, não é mesmo? O principal objetivo do benchmarking é se inteirar sobre as boas práticas do mercado — diferenciais oferecidos por outras lanchonetes, pratos que fazem sucesso, cardápio, preços etc. — e buscar formas de incorporar essas estratégias e fazer algo melhor no seu negócio.

O resultado desse estudo auxiliará você a se planejar e a definir seu posicionamento. Por exemplo, se você descobre que seus preços estão muito acima da média, o que pode fazer para compensar essa diferença de forma a entregar mais valor para o seu cliente?

Melhore e atualize seu cardápio

Variedade é um item que o cliente procura em uma lanchonete. Quando amigos ou famílias se reúnem nesse tipo de estabelecimento, procuram um lugar que tenha algo para “todos os gostos”. Desse jeito, leve isso em conta na hora de reformular seu cardápio, mas nunca sem perder de vista a ideia de que ele deve estar sempre alinhado com o perfil do seu cliente.

A primeira ideia para lanchonete que mostramos aqui foi relacionada a conhecer seu público, certo? Portanto, não se esqueça de que, na hora de selecionar as opções, as preferências, as demandas e o comportamento de consumo dessas pessoas devem ser considerados em primeiro lugar.

Aliado a esse fator, pense que, cada vez mais, os consumidores buscam uma experiência diferente quando saem para comer. A tendência da “gourmetização” é algo que faz sucesso no setor, logo, vale a pena pesquisar como turbinar suas receitas, incrementando os lanches com queijos e outros ingredientes mais premium e recheando o cardápio de itens diferenciados, como sobremesas e cafés que fogem do lugar-comum.

Outro aspecto importantíssimo para levar em consideração é a mudança nos hábitos alimentares das pessoas. Atualmente, muitos clientes buscam opções veganas, vegetarianas ou sem glúten e lactose nos estabelecimentos. Esteja atento a isso e garanta um leque de opções de lanches para todos.

Adquira apenas produtos de qualidade

Em um gancho com o tópico anterior, jamais se esqueça de que ter um cardápio variado é bom, mas os fatores determinantes para o sucesso da sua lanchonete são o sabor e a qualidade dos produtos. Desse modo, trabalhe apenas com bons fornecedores e ingredientes de primeira linha.

Um menu incrível não se sustentará se os itens forem mal produzidos ou se o cliente sentir que não são feitos com componentes de excelência. Somado a todas as estratégias de negócio que você adotar, o paladar da sua comida é indispensável para o êxito da sua lanchonete.

Foque o atendimento automatizado

Por fim, uma ótima ideia para a lanchonete ser mais atrativa e eficiente está ligada à tecnologia, algo imprescindível na gestão de diversos negócios hoje em dia em diferentes setores. A automatização de tarefas no ramo de estabelecimentos de alimentação é extremamente benéfica para aumentar o controle, a agilidade e a precisão dos pedidos e do atendimento.

Comandas de papel não são confiáveis, pois podem ocasionar erros nos pedidos, aborrecimento para o cliente e prejuízos para a lanchonete. Além disso, são pouco práticas e prejudicam a fluidez do atendimento. Quando tudo é registrado em um software, a lanchonete trabalha com maior rapidez e eficiência, uma vez que o que é solicitado pelo cliente na mesa vai direto para a cozinha.

Paralelamente, a automatização na lanchonete por meio de um sistema integrado colabora para que não aconteçam furos no caixa e para que o gestor tenha domínio total sobre as suas finanças, sabendo exatamente a quantidade de dinheiro que entra e sai do seu negócio.

Em vez de lidar com várias planilhas, o empresário consegue, em poucos cliques, checar dados e projetar movimentações para os próximos meses. Por isso, a tecnologia é uma grande aliada na gestão de uma lanchonete, contribuindo para a qualidade no atendimento e para que o estabelecimento se destaque diante dos demais.

Com todas essas ideias para lanchonete, você já sabe como tornar seu estabelecimento mais lucrativo e atraente. Agora, é com você: aplique nossas dicas no dia a dia do seu negócio para garantir que o seu público sempre queira retornar e torne-se um grande fã da sua loja!

Gostou do post? Se sim, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajude-nos a espalhar essas dicas por aí!

Aproveite e baixe também nosso e-book sobre Fidelização de Clientes. É gratuito. 

lanchonete

 

Leia também:

[rock-convert-cta id=”9221″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *