Processos manuais: por que podem impedir sua empresa de crescer?

Willian GalvaoGestãoLeave a Comment

processos manuais

Toda empresa tem seu próprio conjunto de procedimentos de produção e atendimento de clientes, independentemente do seu tamanho, e um negócio no setor alimentício não é exceção. Instituir um fluxo de tarefas é importantíssimo, porém, um excesso de processos manuais pode limitar a produtividade e os resultados.

Neste post, você vai entender por que processos manuais devem ser reduzidos em um negócio e conhecer as principais desvantagens de procedimentos desse tipo. Continue a leitura e aproveite para aprender mais!

Por que as empresas devem deixar de adotar processos manuais?

Muitas empresas, em diversos ramos, apegam-se aos processos manuais por medo da mudança e, principalmente, da tecnologia. Assim, muitas preferem permanecer em uma zona de conforto, fazendo tudo como sempre foi feito antes.

Contudo, os tempos são outros, e a tecnologia, sim, pode ser uma aliada de empresários e aliviar a carga das tarefas do dia a dia, reduzindo burocracias, lentidões, erros, entre outros gargalos. Atividades repetitivas e improdutivas devem ser automatizadas para que a equipe ganhe mais tempo e consiga focar o que é essencial para o negócio, fazendo com que a gestão seja mais estratégica.

Quais são as maiores desvantagens dos processos manuais?

Reduzir a quantidade de processos manuais ajuda as empresas a crescerem mais rápido e melhor. Entenda por que isso acontece e quais são as desvantagens de insistir nesse modelo a seguir.

Falta de centralização das informações

Informação é poder no cenário empresarial de hoje, por isso que tantas instituições estão voltando a atenção para a análise de dados, por exemplo. Quais são os pratos que vendem mais? Que tipo de produto fica parado mais tempo em estoque? Qual garçom é mais rápido e produtivo?

Você pode descobrir isso e muito mais ao acompanhar os dados do seu estabelecimento em um sistema, todos de uma vez em um lugar só, em poucos cliques.

Quando as informações de um negócio são descentralizadas, o empresário pode facilmente perder o controle e suas decisões não serão embasadas. Sem relatórios e um conhecimento detalhado sobre o andamento de sua empresa, o gestor não consegue analisar resultados de forma mais inteligente e organizada, desvendando erros, gargalos e oportunidades.

Aumento de custos

Com processos manuais, as tarefas levam mais tempo para serem concluídas, além de consumirem mais recursos. Repetições, desperdícios e burocracias também tendem a ser mais frequentes dessa forma. Assim, de muitas maneiras, a falta de dinamismo e automatização tem um impacto significativo nos custos, aumentando os gastos do estabelecimento e limitando sua lucratividade.

Maiores índices de erros

Falhas humanas acontecem, mesmo com pessoas bem treinadas. Sem o apoio de um sistema, uma equipe pode ficar mais perdida em meio a erros e retrabalho. Em estabelecimentos em que atendentes anotam pedidos manualmente, muitas falhas podem acontecer.

Afinal, eles precisam levar o papel até a cozinha, que precisa produzir exatamente o que está escrito e, depois, passar para o caixa, que vai faturar a conta. Qualquer descuido nesse meio tempo pode gerar transtornos — e prejuízos.

Insatisfação dos clientes

Um atendimento mais lento, com baixa produtividade e muitos erros, certamente, não representa um serviço de qualidade. Isso é capaz de espantar clientes, que ficam insatisfeitos e, dessa forma, é difícil fidelizá-los. Se você deseja agradar e, consequentemente, ampliar sua clientela, aposte em práticas e processos que ajudarão seu negócio a ganhar mais eficiência e agilidade.

Sistemas tecnológicos são essenciais em qualquer instituição, fazendo com que empresas operem de forma mais econômica, estratégica e competitiva. Portanto, para elevar o nível do serviço do seu estabelecimento e aperfeiçoar sua administração, não perca tempo: livre-se dos processos manuais em demasia e procure um parceiro que forneça um software para ajudá-lo a transformar seu negócio!

Agora que você entende a importância de automatizar processos manuais, saiba como selecionar um software de gestão para uma pizzaria e quais são os benefícios dessa escolha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *