7 Dicas para atrair mais clientes

Luan SantosSem categoria0 Comments

atrair mais clientes

Atrair e fidelizar clientes são premissas essenciais para qualquer negócio, entretanto, por si só não são tudo. São essenciais ações de comunicação, marketing e relacionamento para conquistá-los a longo prazo e, principalmente, reter os que mais geram ganho com incentivos consistentes.

Trabalhar com o segmento de restaurantes pode parecer a garantia de contar com uma boa clientela, até porque, nenhuma pessoa nesse mundo vive sem se alimentar. É baseado nisso que alguns empresários tendem a confiar na sorte e, por vezes, se acomodam, deixando a atração do público nas mãos do acaso. Embora compreenda que a paciência é recurso imprescindível para quem está iniciando, você não pode se dar ao luxo de desconsiderar novas estratégias para conquistar mais clientes quando necessário.

Para tornar esse processo mais fácil, listamos abaixo sete dicas que ajudarão a manter seu restaurante sempre cheio. Confira!

1 – Ofereça um local agradável

São tantas as opções para a escolha dos consumidores, que, geralmente, a primeira impressão é a que fica. E ela começa por onde? Pelo ambiente, é claro!

Decoração, cores, luzes, mobiliário, conforto. Todos esses aspectos influenciam neste primeiro momento, o da descoberta. E ele é fundamental para atrair clientes, pois, assim como os clientes, você também certamente procura por um ambiente agradável, aconchegante, bem ventilado e limpo quando pensa em sair para comer.

 

2 – Invista em um atendimento personalizado

Prepare sua equipe para vender mais e melhor e então você verá que atrair clientes para seu restaurante será um processo muito mais fácil. Reconheça o empenho de sua equipe de garçons e garçonetes. Profissionais valorizados são mais proativos e criativos e estão sempre dispostos a encontrar as melhores soluções para eventuais problemas. Elabore treinamentos para sua equipe; Reconheça-os com premiações; Veja o garçom como o principal elo entre sua empresa e seu cliente.

3 – Crie promoções sazonais

Promoções de dia das mães, dia dos namorados, dia do hambúrguer, dia da pizza são estratégias bacanas para dar um aumento pontual no faturamento do mês. O foco desse tipo de promoção é gerar buzz e relacionamento com seu cliente. Não espere um aumento de fidelização grande ou atração de novos clientes.

Cuidados necessários para essa promoção:

1) é preciso ter constância. Não adianta fazer 1x no ano, você precisa ter um calendário de promoções;

2) por ser uma promoção sazonal, você vai precisar se preocupar com a divulgação dela e acertar o timing. Se errar no momento e no canal de divulgação, provavelmente será um desperdício de tempo e dinheiro.

4 – Invista em diferenciais para seu estabelecimento

Além de boa comida, um restaurante também deve proporcionar conforto para que seus visitantes permaneçam o tempo que quiserem. Pensando nisso, escolha com cuidado o local onde irá locar o seu estabelecimento, a fim de garantir aberturas suficientes para a ventilação natural. No verão, vale contar com o frescor extra dos climatizadores.

Você também pode investir na infalível dupla de mobiliário confortável e iluminação indireta para criar um ambiente mais intimista e convidativo. Montada a estrutura básica, aposte em diferenciais para agradar todas as faixas etárias do público: separe uma área com brinquedos para as crianças, mantenha televisores e disponibilize internet gratuita.

5 – Invista em redes sociais de geolocalização e avaliação

Certifique-se que seu restaurante está cadastrado no Google Maps e em outras redes sociais especializadas em geolocalização e avaliações de locais pelos frequentadores. TripAdvisor, Yelp e Kekanto são alguns exemplos dessas redes sociais. Se o seu negócio possui uma página no Facebook, é possível também fazer esta avaliação, que fica disponível para quem visitar a página.

Se o atendimento, os pratos e o local rendem bons comentários da clientela, estimule-os a registrar recomendações positivas nas redes sociais. Os restaurantes com as melhores avaliações ganharão mais seguidores. Turistas costumam visitar esses sites/aplicativos com frequência e podem se tornar novos clientes do seu estabelecimento. Divulgue ofertas e preços especiais. 

6 – Valorize a limpeza

Cuidar apenas do atendimento e marketing não será suficiente para atrair mais clientes. A sua cozinha profissional precisa funcionar. Ela deve estar organizada para que os pedidos sejam atendidos rapidamente, mas, acima de tudo precisa estar limpa.

Cada local da cozinha e utensílios precisam ser higienizados com um material de limpeza adequado, caso contrário poderão contaminar os alimentos. Por mais que o cliente não esteja vendo a cozinha ele consegue perceber muito bem o cuidado com ela.

7 – Fidelize seus clientes

Seu negócio provavelmente possui alguns clientes fixos. Sejam os operários que almoçam todos os dias ou a família que aparece todos os fins de semana para lanchar! Mas o que eles ganham com isso?

Fidelizar seus clientes é uma excelente estratégia para manter o movimento do seu negócio. Tenha um cadastro de clientes, com informações relevantes como e-mail e data de aniversário. Sempre que ele retornar, adicione pontos e dê a ele benefícios por isso. Funciona!

Conclusão

Com essas dicas, deu para perceber que, embora seja super importante caprichar na comida fornecida pelo seu restaurante, é preciso muito mais para que você atraia e mantenha uma boa clientela.

Capriche no atendimento, pois, o cliente que aprova verdadeiramente um restaurante, é aquele que sempre volta. Saber como atrair clientes para restaurante e fidelizá-los, portanto, é essencial.

Além disso, o cliente que aprova uma prestação de serviço ou um produto costuma indicar para outros clientes. Esse, inclusive, é considerado uma das melhores propagandas.

Baixe nosso e-book e saiba como alavancar seu atendimento:

restaurante

7 Dicas para atrair mais clientes was last modified: outubro 19th, 2018 by Luan Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *