Problema para emitir nota fiscal eletrônica?
Mais do que garantir o correto recolhimento de tributos, a nota fiscal eletrônica é um documento que auxilia no controle e na gestão das finanças empresariais.
Esse modelo entrou em vigor em 2010 para modernizar os procedimentos fiscais e facilitar a rotina das empresas e dos órgãos de fiscalização. Ainda assim, muitos gestores encontram problemas para emitir nota fiscal eletrônica.
O processo de preenchimento de uma NF-e inclui a inserção de informações sobre o emissor, o destinatário, a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), o Código Especificador da Substituição Tributária (CEST) e outras informações necessárias para o correto recolhimento dos tributos incidentes sobre a operação.
Você já teve ou quer evitar algum problema para emitir nota fiscal eletrônica? Acompanhe abaixo os mais comuns e o que fazer para solucioná-los!
Problema para emitir nota fiscal eletrônica: Preenchimento incorreto de dados
Antes de mais nada, qualquer dado incorreto pode acarretar problemas para emitir nota fiscal eletrônica para a empresa, especialmente se implicar nos valores de tributos a serem recolhidos.
Em outras palavras, é recomendado manter atualizado o cadastro dos clientes, com informações corretas.
É importante constar, por exemplo:
- endereço;
- telefone para contato;
- e-mail para envio da NF-e;
- número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Inscrição Estadual;
- Inscrição Municipal.
Sendo assim, mantendo a sua base de dados atualizada, você reduz significativamente o risco de preencher dados incorretos. Somado a isso, o cuidado durante o preenchimento do documento deve ser redobrado.
Porém, caso a empresa utilize um sistema automatizado, o preenchimento poderá ser feito pelo próprio software, o que contribui para evitar erros e minimizar o tempo dedicado a essa tarefa.
Vale destacar que a empresa está obrigada a enviar a nota fiscal eletrônica ao consumidor. Por isso, lembre-se de ter o e-mail do seu cliente cadastrado e atualizado.
Problema para emitir nota fiscal eletrônica: Nota rejeitada
Há situações em que a nota fiscal eletrônica é rejeitada pelo sistema (Erro 508). Este erro aparece sempre que o emissor preencher incorretamente o CNPJ. Se o número informado for nulo ou incompatível com o cadastro na base de dados da Receita, você terá a sua nota rejeitada.
Para resolver a situação, basta alterar as informações inserindo um CNPJ válido. Após a adequação, já é possível emitir o documento fiscal.
Problema para emitir nota fiscal eletrônica: Denegação da nota fiscal eletrônica
O termo “denegação da nota fiscal eletrônica” é utilizado para indicar que o documento fiscal não foi autorizado. Isso acontece quando a Secretaria da Fazenda (Sefaz) identifica algum problema relacionado com o emitente ou o destinatário da nota fiscal.
A denegação costuma estar vinculada a uma irregularidade na Inscrição Estadual, mas saiba que pode ocorrer por outros motivos. O erro aparece no final de todo o preenchimento e você precisa verificar exatamente o motivo do erro e entrar em contato com a Sefaz solicitando orientações.
Problema com o Certificado digital
Se você estiver emitindo uma nota fiscal e o sistema indicar o chamado “Erro 90”, é provável que esteja com algum problema relacionado ao certificado digital da sua empresa.
O certificado é uma assinatura digital e é necessário para emitir documentos fiscais. Caso o seu esteja vencido, terá que entrar em contato com autoridade certificadora solicitando atualização, que permitirá a posterior liberação do acesso às emissões das notas.
Para evitar os problemas citados, recomenda-se o uso de sistemas de emissão de notas fiscais eletrônicas, desenvolvidos por empresas de software com expertise no assunto. Essas soluções permitem a automação no preenchimento dos dados, o que minimiza a ocorrência de erros e traz mais segurança operacional e financeira para as empresas.
Agora que você já conhece os principais problemas para emitir nota fiscal eletrônica, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre soluções tecnológicas para o seu negócio? Confira o nosso artigo que ensina como escolher o sistema ideal para o seu restaurante.