Como abrir um restaurante japonês?

Luan SantosRestauranteLeave a Comment

restaurante japonês

Os restaurantes de comida japonesa cada vez mais fazem parte do nosso dia a dia. Raras são as pessoas pelo Brasil, principalmente na região sudeste, que nunca tiveram a experiência de consumir em um restaurante japonês, pelo que parece, a maioria gosta e a gastronomia japonesa passou a compor o cardápio das pessoas.

Com comidas que agradam a todos os gostos – desde os tradicionais sushi e sashimi, até peixes grelhados e os famosos yakissobas – é possível encontrar restaurantes japoneses em todas as faixas de preço, do mais popular ao mais requintado.

Se você está pensando em abrir um restaurante japonês, preste atenção nessas dicas que preparamos!

Cardápio

A culinária japonesa tem um extenso cardápio e muitas iguarias deliciosas. Você pode se especializar em algum prato como o temaki, o sushi ou servir toda a oferta que essa gastronomia proporciona.

Montar um cardápio para abrir um restaurante japonês deve ser vista como uma tarefa de extrema importância é por ele que você irá estabelecer seu público e também sua qualidade dos produtos. É segundo seu cardápio que você começará a buscar seus fornecedores e bolar seu plano de ação.

Pense se irão servir apenas os pratos quentes japoneses, apenas os pratos frios e crus ou ambos. Tudo isso demanda uma especialização diferente e diferenciada de seus funcionários.

Localização

A localização é o que traz o sucesso ou o fracasso de qualquer empreendimento. Busque uma localização onde há um grande fluxo de pessoas passando, muitas visitas de turistas – se a abertura do restaurante for a uma cidade turística.

Abrir um restaurante japonês em uma praça de alimentação em um shopping ou centro de compras também pode ser uma grande solução para quem quer um sucesso imediato.

Abastecimento

O abastecimento dos alimentos que serão vendidos e usados em receitas é muito importante. Talvez o item mais importante quando se quer abrir um restaurante japonês. Todos os alimentos devem ser frescos, principalmente os peixes que são servidos crus.

Crie uma rede de fornecedores responsáveis e eficazes para atender seu restaurante japonês com qualidade e mantendo o sabor dos alimentos.

Lembre-se que na área da alimentação há a necessidade de cuidados ainda maiores com a higiene e higienização para não acarretar problemas graves em clientes. A conservação dos alimentos também deve ter um rigoroso controle de qualidade.

Cozinha e serviço

A cozinha deve ser bem aparelhada. Verifique todas as necessidades de armazenamento e serviço, de acordo com os itens do seu cardápio. Alguns pratos podem ser preparados na mesa do cliente, por exemplo. Esses precisarão de utensílios especiais. Pense em tudo: nos equipamentos de armazenamento, no fogão, na faca do sushiman (que deve ser de excelente qualidade), nas woks da cozinha e até nos utensílios que serão utilizados para servir: se o estilo do seu restaurante pede utensílios étnicos ou não, por exemplo. Feito isso, faça uma lista de tudo que for essencial para seu novo negócio.

O que é preciso para abrir um restaurante japonês

Alguns itens são necessários para abrir um restaurante japonês, entre eles estão:

  • Cadeiras
  • Mesas
  • Mesas com almofadas
  • Banquetas altas
  • Pratos e talheres (mesmo com o uso de hashi há alguns clientes que necessitam de garfos, facas e colheres)
  • Porta molhos
  • Facas e utensílios de cozinha para o sushiman
  • Fogão tradicional – se a demanda for maior na área dos alimentos frescos e crus
  • Geladeira industrial
  • Freezer vertical
  • Freezer horizontal

Ainda deve pensar na decoração, nos funcionários que devem ser treinados, um bom fornecedor de bebidas tradicionais japonesas e também de bebidas populares no Brasil.

Valores

Os valores que serão gastos para abrir um restaurante japonês giram em torno de R$ 50.000,00 para um pequeno e modesto restaurante japonês, e pode chegar na casa dos R$ 300.000,00 com uma estrutura maior e decoração mais sofisticada. Mas isso é uma base que depende das suas escolhas e também da região do país em que o restaurante será montado.

Um restaurante japonês pode ser fonte de muitas alegrias e também de muito sucesso profissional. Com muita responsabilidade e dedicação um restaurante japonês pode ser uma fonte de renda muito boa.

Automação – um sistema vai ajuda o seu restaurante a vender mais

Antes de tomar qualquer decisão avalie o preço cobrado, a manutenção, taxas extras, custo benefício, a facilidade de suporte e as atualizações oferecidas pela empresa. Além disso, verifique todas as funcionalidades, pedindo uma demonstração se possível.

O melhor sistema depende de muitos fatores. No entanto nós do Sischef tentamos criar um sistema modular e personalizável a ponto de conseguir se adequar a diferentes níveis de complexidade e diferentes formas de atendimento. Nosso objetivo é entregar uma solução que além das necessidades, atenda as expectativas, e para isso temos uma equipe super qualificada pronta para ajudá-los. Entre em contato clicando aqui e nossos especialistas irão tirar todas as suas dúvidas sem compromisso.

Leia também: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *