Por que devo automatizar meu restaurante japonês?
Em um restaurante japonês que ainda não contam com um sistema, os pedidos que saem das mesas são realizados de forma tradicional. Podemos encontrar dois tipos de pedidos, que são: o consumidor se serve e recebe uma comanda de papel, ou, o garçom vai até a mesa com papel e caneta, anota o pedido, passa aos cozinheiros e depois de tudo pronto o pedido é fornecido ao cliente.
Com isso, surge a necessidade de automatizar a solicitação de pedidos de consumidores, para tentar reduzir as falhas humanas e tornar o processo mais rápido. Isso, pode ser feito utilizando um sistema para restaurante japonês, o que enviaria seu pedido diretamente aos cozinheiros e copeiros que irão prepará-lo.
Com isso, o trabalho do garçom seria reduzido a entregar os pedidos. Por meio de um sistema como esse, dados podem ser coletados, como por exemplo:
- os cadastros de clientes;
- cadastro de produtos;
- entregas;
- recepção de produtos;
- rotinas de caixa;
entre outros serviços, que posteriormente serão disponibilizados ao gerente na tentativa de auxiliá-lo na tomada de decisões. O sistema busca melhorar a forma como os consumidores fazem pedidos e diminuir os erros humanos.
Como automatizar meu restaurante japonês
Para que você venha obter um sistema para restaurante de comida japonesa, é necessário que procure por empresas que estão focadas a fornecer esse tipo de serviço. Ao contratar uma empresa de confiança, poderá inserir o sistema em toda seu restaurante e desse modo possibilitar que os serviços sejam realizados de forma mais certeira.
Para automatizar seu restaurante alguns métodos necessitam ser adotados por você, empreendedor, para que, em pouco tempo, as mudanças apresentem bons resultados. Entretanto, um ambiente automatizado não é tão simples assim. É necessária a intercomunicação de elementos, não só do computador com os softwares, mas também como das instalações com os usuários.
Basicamente, para ter um sistema para restaurante japonês, será necessário seguir alguns passos:
O que você precisa?
O primeiro passo é identificar as necessidades do seu negócio, fazendo uma análise dos equipamentos que serão necessários para que o seu sistema comece a funcionar. Além disso é feita a definição do que será implantado e realizado um cronograma com metas a serem atingidas.
Equipamentos recomendados:
Aqui estão alguns equipamentos que você precisará para automatizar o seu restaurante japonês:
- Microcomputador ou notebook (Configuração recomendada: Processador i3 com 4GB de memória e 120GB de HD);
- Impressora térmica (Epson TM-T20/Bematech MP-4200/Elgin i9);
- Smartphone (Moto G4) ou Tablet (Galaxy Tab7);
- Comandas reutilizáveis (PVC ou acrílico);
- Leitor de código de barras (Qualquer modelo laser, recomendamos leitores com suporte. Evite leitores mais simples, que utilizam luz de LED).
A instalação de equipamentos de qualidade pode significar uma economia a longo prazo, uma vez que eles se dispõem a uma vida útil mais longa se desgastando menos, ainda diminuem o tempo gasto com reparos.
Confira nossa página falando quais são os equipamentos recomendados para automatizar o seu restaurante..
Instalação e configuração
Depois do cronograma estar pronto, a equipe de implantação executará a instalação e configuração do sistema, sendo realizados treinamentos operacionais para você e seus funcionários abordando os seguintes temas:
- Cadastro (produtos, precificação, clientes e funcionários);
- Terminais/Mobile (Treinamento operacional com os caixas e garçons que irão operar o sistema);
- Financeiro (Treinamento com o gestor para analisar as informações financeiras);
- Fiscal (Configuração da emissão do cupom fiscal e notas fiscais para o consumidor, entradas e importações de notas de compra);
- Estoque (Acerto de estoque, relatórios de movimentação de estoque);
- Relatórios (Visão de todas as movimentações e análise das informações).
Acompanhamento
Acompanhar o começo da instalação junto aos seus funcionários é primordial para que tudo ocorra de forma correta, certificando-se de que sua equipe está adaptada ao sistema e nenhuma falha poderá vir a acontecer.
Finalizado isso, conte com uma empresa que lhe dará suporte quando você precisar, não confie em suportes terceirizados, tudo deve ser corrigido de forma rápida e prática.
Devo utilizar a comanda eletrônica no meu restaurante japonês?
A resposta é SIM! Esta tecnologia veio para substituir as comandas impressas, onde o garçom registrava o pedido em um pedaço de papel. Isso pode causar inconvenientes como a necessidade do garçom se deslocar até a cozinha/bar para avisar quais os produtos foram solicitados pelo cliente, causando atrasos, erros e confusões. Para os garçons existem outros benefícios que vão desde a conferência em tempo real do consumo de cada cliente, rapidez no lançamento dos itens, solicitação do fechamento do pedido entre outros benefícios.
Você também pode conferir um artigo no nosso blog que diz tudo sobre a comanda eletrônica.
Vantagens de utilizar um sistema:
- Agilidade nos processos (você atende, entrega o produto do seu cliente mais rápido e toma decisões de forma mais rápida e certeira);
- Diminuição de custo com matéria prima e mão de obra (você começa a observar onde está indo sua matéria prima e passa acompanhar melhor seu restaurante, consequentemente a sua mão de obra diminui. Exemplo: um restaurante que usa o sistema para atender seus clientes têm normalmente seu quadro de garçons reduzido);
- Facilidade em tomada de decisões (como todos os processos estão controlados fica mais fácil comprar, adotar novos produtos, reduzir custos…);
- Saiba o que acontece no seu restaurante japonês.
Confira mais vantagens e como irá funcionar um sistema de gestão para restaurante japonês no vídeo abaixo:
Ganhando tempo…
Implantando o novo sistema, a rentabilidade cresce e o trabalho diminui, o atendimento torna-se mais ágil, a organização dos produtos torna-se mais eficaz dentre tantos outros benefícios que farão você ganhar tempo.
O sistema permite que os lançamentos, antes realizados de forma manual sejam feitos automaticamente, de maneira rápida e padronizada. Consequentemente diminui a falha humana e é economizada a mão de obra. Como resultado, o consumidor fica satisfeito e seu negócio atinge o sucesso em pouco tempo.
Sistema grátis x sistema pago para restaurante japonês
SISTEMA GRÁTIS
No mercado existe uma grande quantidade de sistemas de gestão diferentes sendo vários deles pagos e outros tantos gratuitos. Porém, ter um sistema gratuito significa que você não tem um sistema que te ofereça todas as ferramentas que você precisa, ou pode vir a precisar.
Portanto, é necessário fazer essa análise, pois se você perceber no meio do caminho que algo está errado, pode ser tarde demais e nesses passos que já foram dados, você pode ter perdido clientes, produtos, vendas e causado muito prejuízo, sem nem ao menos perceber onde está a causa.
A maioria dos sistemas gratuitos possuem dois problemas que podem ser uma dor de cabeça para você, e o barato pode sair caro.
SISTEMA PAGO
Com um sistema de gestão pago você tem uma equipe que vai te dar suporte desde a implantação até o treinamento dos funcionários. Além disso, o suporte sempre estará disponível para solucionar eventuais problemas do sistema, deixando-o sempre em condições para atender aquilo que o gestor e o seu restaurante precisam.
Outra coisa importante do sistema pago é a sua segurança. Suas atualizações constantes trazem novas funcionalidades, evitando assim a vulnerabilidade contra vírus e hackers, o que mantém seus dados sempre protegidos.
Por fim
Na hora do consumidor decidir entre estabelecimentos do mesmo ramo e do porte semelhante como restaurantes de comida japonesa, ele acaba escolhendo o que está mais antenado com as inovações tecnológicas.
A escolha é um reflexo do reconhecimento gerado pelo melhor serviço e por eficientes técnicas de fidelização. Os proprietários de diferentes tipos de estabelecimentos descobriram que usando um sistema de automação, os gastos operacionais foram reduzidos, além de garantir a satisfação de consumidores cada vez mais exigentes.
Com a introdução da tecnologia os benefícios atingem até mesmo quem não sai de casa. Os clientes agora podem fazer os pedidos através do smartphone, agilizando e simplificando todo o processo que antes era feito somente por telefone.
Todas essas funcionalidades com uma equipe pronta para lhe ajudar, você encontra aqui no Sistema Sischef, um sistema de gestão e automação que irá facilitar os processos no seu restaurante japonês