Vantagens de automatizar o seu PUB!

Ulisses ConstantiniAutomação, Pub/Bar1 Comment

Atualizado em: 16/05/2022 | Tempo de leitura: 10 minutos

Automatizar seu pub além de agilizar seu atendimento, facilita os processos dentro de seu food service, fazendo com que ele funcione de forma eficaz. 


Os pubs costumam ter grande movimentação, principalmente quando o final de semana está próximo, fazendo com que o fluxo de pedidos seja bem intenso. A chance de ocorrer erros de anotação de pedidos é bem grande, afetando a entrega e a qualidade do atendimento.

Por isso, automatizar seu pub, é essencial para que ele funcione de forma eficaz e ágil.

Neste artigo, vamos te mostrar que ter um sistema automatizado é vantajoso e benéfico para seu negócio. Vamos lá?

Por que devo automatizar o pub?

Antes de automatizar o pub, precisamos saber como funcionam os processos do food service, pois, através dessas informações poderemos ver os pontos de melhoria e, onde a automação se faz necessária.

A princípio, nos pubs o processo dos pedidos funciona da seguinte maneira: o garçom se dirige até a mesa e o pedido é anotado em um papel; ao finalizar a anotação, o garçom vai à cozinha entregar o pedido; depois do preparo o prato é entregue ao cliente.

Do mesmo modo, o cliente pode ir até o balcão pedir sua cerveja, que é a marca registrada de um pub.

Entretanto, durante todo esse processo podem ocorrer erros, tais como:

  • Erro de anotação do pedido;
  • Demora no atendimento;
  • Reclamações por parte dos clientes;
  • Prejuízos;
  • Entre outros.

Assim, surge a necessidade em ter um sistema de automação no food service. Automatizar os processos do pub, reduzirá as falhas e tornará o atendimento mais rápido e eficiente.

Mas como funciona um sistema de automação para o pub?

De forma bem simples e prática! Vamos a explicação:

  1. O cliente recebe ou retira a comanda assim que chegar no pub;
  2. Em seguida, o garçom se dirige a mesa com um tablet ou smartphone e anota o pedido;
  3. Logo, o pedido é enviado automaticamente às áreas de produção;
  4. Depois de pronto, o prato é entregue ao cliente.

Sendo assim, o garçom possui mais tempo para atender outras mesas e fica disponível para resolver qualquer imprevisto que venha acontecer no pub.

Além disso, dados podem ser coletados, por exemplo, cálculo do ticket médio, rotinas de caixa, cadastro de produtos, entre outros serviços, os quais serão disponibilizados ao gestor/dono para auxiliá-lo na tomada de decisões. Ou seja, o sistema busca trazer agilidade, precisão e eficiência para o funcionamento do pub.

Dica extra: Utilizar o sistema de automação mais o cardápio digital, agilizará mais ainda os processos de produção em seu pub. Indicamos o qrpedir um cardápio digital que além de ter a opção mesa, também possui a opção delivery. Para conferir clique aqui.

Antes de automatizar pub

Antes de mais nada, o ideal é pesquisar sobre as empresas que forneçam esse tipo de serviço e que sejam confiáveis no mercado, pois, pode acontecer do sistema não tenha a funcionalidade que é preciso para seu food service. Então, ao realizar essa pesquisa, você terá mais segurança e tranquilidade ao contratar o sistema.

Além disso, alguns pontos precisam ser realizados – pelo gestor/dono -, para que as mudanças sejam implantadas e apresentem bons resultados, como por exemplo, definições do que será implantado e a criação de um cronograma de metas.

Assim como, é preciso entender que passar por essa mudança não é tão simples quanto parece, pois, um novo processo está sendo implementado no pub, o qual envolve uma série de questões, por exemplo o treinamento dos colaboradores, a comunicação entre os equipamentos etc.

O que você precisa?

Depois que toda a análise de seu pub foi realizada e o sistema contratado, agora é a hora de colocar a automação em prática. Mas como isso será feito? Bom, você precisará de equipamentos adequados e seguir as orientações que vamos explicar aqui. Confira.

Equipamentos recomendados:

Aqui estão os principais equipamentos que recomendamos para a utilização do sistema em seu pub:

  • Microcomputador ou notebook (Configuração recomendada: Processador i3 com 4GB de memória e 120GB de HD);
  • Impressora térmica (Epson TM-T20/Bematech MP-4200/Elgin i9);
  • Smartphone (Moto G4) ou Tablet (Galaxy Tab7);
  • Comandas reutilizáveis (PVC ou acrílico);
  • Leitor de código de barras (Qualquer modelo laser, recomendamos leitores com suporte. Evite leitores mais simples, que utilizam luz de LED).

A instalação de equipamentos de qualidade pode significar uma economia a longo prazo, uma vez que, eles se dispõem a uma vida útil mais longa, menos desgaste. Além disso, diminuem o tempo gasto com reparos.

Para conferir quais são as marcas que indicamos para os equipamentos, clique aqui.

Instalação e configuração

Depois do cronograma estar pronto, a equipe de implantação executará a instalação e configuração do sistema, sendo realizados treinamentos operacionais para você e seus funcionários, abordando os seguintes temas:

  • Cadastro: produtos, precificação, clientes e funcionários;
  • Terminais/Mobile: Treinamento operacional com os caixas e garçons que irão operar o sistema;
  • Financeiro: Treinamento com o gestor para analisar as informações financeiras do pub;
  • Fiscal: Configuração da emissão do cupom fiscal e notas fiscais para o consumidor, entradas e importações de notas de compra;
  • Estoque: Acerto de estoque, relatórios de movimentação de estoque;
  • Relatórios: Visão de todas as movimentações e análise das informações.

Acompanhamento

Acompanhar o começo da instalação com os seus colaboradores, é primordial para que tudo ocorra de forma correta. Assim, certificando-se que sua equipe está adaptada ao sistema e nenhuma falha poderá vir a acontecer.

É importante que a empresa que está fornecendo o serviço, possua uma central de suporte própria para lhe atender sempre que precisar, de forma rápida e prática e não confie em empresas que oferecem suportes terceirizados.

Autosserviço de cerveja para pub

E para deixar seu pub ainda mais moderno, faça uso de um sistema com autosserviço de cerveja. Isso, te ajudará a deixar seu pub com o atendimento ainda mais ágil e prático, além de trazer ao cliente uma experiência única e uma economia para seu pub. Neste caso, recomendamos a utilização do MyTapp, um sistema de autosserviço de cerveja para pubs em que eles levam para você soluções como, por exemplo, o controle para gerir barris, conhecer o público consumidor e informações para vender ainda mais. Com a  MyTapp, você terá uma solução física de medição e controle de saída de chope em que seus próprios clientes servem a quantidade desejada, sem pré-determinações e com contagem por mililitro.

Vantagens de utilizar um sistema para pub

Existem muitas vantagens em automatizar seu pub e por isso, viemos te apresentar algumas. Confira.

  • Agilidade nos processos: você atende, entrega o produto do seu cliente mais rápido e toma decisões de forma mais rápida e certeira;
  • Diminuição de custo com matéria prima e mão de obra: você consegue observar onde está indo sua matéria prima e passa acompanhar melhor o seu pub. Além disso,  a sua mão de obra diminui. Exemplo: com os pedidos sendo entregues às de produção, o garçom irá possuir mais tempo para atender as mesas com mais rapidez. Assim, com o tempo que se ganha, diminui o quadro de colaboradores;
  • Facilidade em tomada de decisões: Com o controle de todos os processos, a tomada decisão fica mais fácil, como saber a hora de comprar insumos, adicionar novos produtos, reduzir custos etc;
  • Facilidade na administração do seu pub: Fica por dentro de tudo o que acontece com no seu pub.

Quer saber mais vantagens em ter um sistema de automação? Assista o vídeo abaixo:

Automatizar Pub: Ganhando tempo

Ao implantar o novo sistema, seu pub será mais rentável, o atendimento torna-se mais ágil e a organização se torna mais eficaz. Além de outros tantos outros benefícios que farão você ganhar tempo.

O sistema para pub permite que os lançamentos, antes realizados de forma manual, sejam feitos de forma automática, rápida e padronizada. Assim, diminuindo os erros e a necessidade de mão de obra. Como resultado, o consumidor fica satisfeito e seu pub atinge o sucesso em pouco tempo.

Sistema grátis x sistema pago para o seu pub

Sistema grátis

No mercado existe uma grande quantidade de sistemas de gestão diferentes, sendo vários deles pagos e outros gratuitos. Porém, ter um sistema gratuito significa que você não terá um sistema com limitações, oferecendo poucas ferramentas que podem ser essenciais em seu pub.

Portanto, antes de decidir utilizar um sistema grátis, faça uma análise aprofundada, pois ao perceber que algo está errado, pode ser tarde demais. Dados já cadastrados, como cadastro de clientes, produtos e vendas, podem ser pedidos, assim, causando prejuízo sem você nem ao menos perceber onde está a causa.

A maioria dos sistemas gratuitos possuem problemas que podem trazer dor de cabeça para você. O barato pode sair caro.

Sistema pago

Com um sistema de gestão pago, você contará com suporte desde a implantação até o treinamento dos colaboradores. Além disso, o suporte estará disponível para solucionar eventuais problemas do sistema, deixando-o sempre em condições para atender aquilo que você e o seu pub precisam.

Outra coisa importante do sistema pago é a sua segurança. Suas atualizações trazem novas funcionalidades, evitando assim que o sistema se torne vulnerável contra vírus e hackers, o que mantém seus dados sempre protegidos.

Conclusão

Em suma, na hora do consumidor decidir entre estabelecimentos do mesmo ramo e do porte semelhante como um pub, ele acaba escolhendo o que está mais antenado com as inovações tecnológicas.

Ou seja, a escolha é um reflexo do reconhecimento gerado pelo melhor serviço e por eficientes técnicas de fidelização. Os proprietários de diferentes tipos de food services, descobriram que usando um sistema de automação, os gastos operacionais foram reduzidos, além de garantir a satisfação de clientes cada vez mais exigentes.

O Sischef conta com funcionalidades que seu pub precisa, facilitando seu processo de atendimento e facilitando o dia a dia de seu pub.

Leituras que recomendamos:

Como se cadastrar e vender no iFood: Um guia completo

Fidelização de clientes: qual a importância e como fazer.

 

One Comment on “Vantagens de automatizar o seu PUB!”

  1. Pingback: O que é um PUB? Tudo o que você precisa saber! | Sischef

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *