Os melhores cursos de gestão para você aprender gerir o seu food service.

Nayara Vasconcelos RodriguesGestão, Sistema para restauranteLeave a Comment

Cursos de gestão para gerir food service

Os cursos de gestão podem ser a solução para os empresários que estão começando no mercado de food service, e que ainda, estão sem saber ao certo como coordenar todos os setores da sua empresa.


A palavra gestão é usada para designar o ato ou efeito de gerir, ou administrar algo.

Em primeiro lugar, o sucesso de um negócio está ligado, sem sombra de dúvidas, a uma perfeita gestão. Seja feita por uma ou mais pessoas, esta atividade presente em quase todas as empresas, traz vários resultados positivos, por exemplo, o crescimento gradual e saudável da empresa.

Para tanto, por não ser uma tarefa fácil, muitas firmas dividem suas gestões por setores e pessoas. Por esse motivo, hoje existem diversos cursos que buscam ajudar a formar diferentes tipos de gestores.

Entre estes, estão as gestões de:

  • Pessoas;
  • Projetos;
  • Comercial;
  • Financeira;
  • Etc.

Aliás, antes de mais nada, é importante saber que, todos estes cursos citados acima, surgem da gestão empresarial ou, como é conhecido hoje, processos gerenciais.

Nesse sentido, hoje é possível ser um profissional com formação ampla sobre os pontos mais importantes da administração total de uma empresa. Mas também, é possível ser especialista e o melhor em uma pequena parte do todo.

O que parece mais interessante para você? Saber um pouco de tudo, ou muito de um pouco?

Antes de responder à questão acima, faça a leitura deste artigo até o final. Desta forma, você terá conteúdo que justifique a sua resposta.

Vamos lá!

A gestão do seu negócio começa por você.

EmpreendedoraDesde já, vamos destacar que, a partir do nosso ponto de vista, é impossível garantir organização e crescimento para  uma empresa de médio ou grande porte, se as funções de gerir todos os setores forem obrigação de um único gestor.

A divisão de tarefas faz bem a todos os envolvidos no seu negócio, inclusive para você.

Porém, para quem está apenas no começo, é muito provável que esse ainda não seja capaz de contar com vários técnicos na área.

Sabendo disso, vemos como crucial, que a gestão do negócio comece sempre pelo seu próprio dono. Assim, com o tempo, o proprietário será capaz de entender e solucionar a maioria dos problemas por si só. E o melhor de tudo, sem ficar totalmente dependente das análises feitas por outras pessoas.

Outro ponto de destaque sobre a atuação do próprio dono como gestor, está na experiência adquirida que garante maestria para contratar seus futuros gestores.

No entanto, para isso, é necessário se especializar e se aprofundar nesse mundo de números, pessoas, produtos e vendas.

Sendo assim, nada de preguiça na hora de estudar por horas. Os textos, vídeos e áudios dos cursos que você realizar, vão contribuir para o sucesso da sua empresa.

Seja como for, para não restar dúvida nenhuma sobre quais cursos fazer, a partir daqui, vamos ver aqueles que  achamos mais importantes para a gerir uma empresa.

Inclusive, os cursos listados aqui, são todos EAD. Alguns gratuitos e outros não.

Por onde e como começar a aprender sobre gestão.

A princípio, vamos supor que você está no início da sua vida de dono de negócio. Assim como, que já se decidiu por tomar as rédeas da gestão do seu pequeno food service. Muito provável, por isso, você esteja determinado a estudar tudo aquilo que possa colaborar com a sua expertise no assunto. Mas, por onde começar?

Tudo vai depender da sua intenção, necessidade e tempo.

Você pode iniciar com um curso completo de graduação em gestão empresarial, conhecido também como processos gerenciais, ou ainda, se especializar naquilo que acredita ser mais necessário no momento. Para a segunda opção, você encontra na internet, vários minicursos na área de gestão, gratuitos ou não.

A seguir, conheça um pouco mais a fundo sobre alguns dos cursos de gestão por EAD oferecidos por algumas instituições de educação no Brasil.

Vamos começar pelo curso de Gestão Empresarial.

Curso de Gestão Empresarial/ Processos Gerenciais.

Antes de mais nada, o objetivo principal do curso de Gestão Empresarial é preparar um profissional para várias situações como gestor de uma empresa.

Ao pesquisar sobre o curso, observamos que as semelhanças entre as grades curriculares (matérias) das instituições, se diferem em poucos detalhes. Ou seja, independente da faculdade escolhida, estando essa com notas 4 ou 5 definidas pelo MEC, você pode optar por qualquer uma.

No entanto, para deixar mais claro o andamento do curso, pegamos emprestado da faculdade Anhanguera, um trecho em seu site que divide e define o curso de Gestão Empresarial/ Processos Gerenciais  da seguinte forma:

“Formação básica: Compreende o conjunto de disciplinas que darão a base humanística necessária para que o futuro tecnólogo possa atuar de forma ética, responsável, e adaptável aos diferentes climas organizacionais. Nesse núcleo, são abordados conhecimentos referentes ao estudo do comportamento humano, vida em sociedade e comunicação.”

“Formação específica: Compreende o conjunto de disciplinas que irão fornecer o conhecimento técnico para que o futuro profissional possa atuar com excelência em todas as funções que envolvam processos gerenciais dentro das organizações. Dentre os principais conhecimentos, se destacam:

Análise e estudos financeiros e orçamentários;

Gestão, consultoria e staff;

Marketing e estratégia;

Planejamento e operação.”

(Fonte: Faculdade Anhanguera)

Alguns dos melhores cursos de Gestão Empresarial/ Processos Gerenciais:

  • Processos Gerenciais EAD – UniCesumar (graduação/ tecnólogo pago).
  • MBA em Gestão Empresarial – FGV (pós-graduação paga).
  • Processos Gerenciais – Cruzeiro do Sul Virtual (graduação paga).
  • Direito Empresarial para Gestores – FGV (minicurso pago).
  • Processos Gerenciais – PUCPR (graduação/ tecnólogo pago).
  • Processos Gerenciais – Up Cursos (minicurso grátis).

Curso de Gestão Financeira

gestão financeiraApesar de Gestão Financeira ser uma das disciplinas da base curricular do curso de Gestão Empresarial, ela também se destaca pela sua complexidade ímpar, e pela quantidade de conteúdos que podem ser trabalhos por meio dela. Dessa forma, a Gestão Financeira teve sua necessidade exclusiva reconhecida, e se transformou em curso.

Em forma de graduação ou pós, seja em qualquer instituição, acima de tudo, o objetivo da grade curricular do curso de Gestão Empresarial, é transformar seus cursistas em profissionais capazes de “planejar, executar, controlar e avaliar práticas financeiras.”

Nesse ínterim, segundo a UNIP – Universidade Paulista:

“O curso superior de Tecnologia em Gestão Financeira tem por objetivo capacitar o aluno a otimizar os processos de captação e investimento dos recursos empresariais por meio de informações de relatórios, análises financeiras e econômicas do mercado.”

(Fonte: UNIP)

Apenas com este trecho acima, já é possível entender a importância do curso de Gestão Financeira para o mercado, não é?

Alguns dos melhores cursos de Gestão Financeira:

  • Gestão Financeira – SEBRAE (minicurso gratuito).
  • MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gestão Financeira – FGV (pós-graduação paga).
  • Administração Financeira: Avaliação do Desempenho Empresarial – FGV (minicurso pago).
  • Gestão Financeira – UniCesumar (graduação/ tecnólogo pago).
  • Tecnologia em Gestão Financeira – UNINTER (graduação/ tecnólogo pago).
  • Gestão Financeira – Cruzeiro do Sul Virtual (graduação/ tecnólogo pago).

Curso de Gestão de Pessoas

Bem diferente dos nossos dois últimos cursos citados anteriormente, o curso, ou cursos, de Gestão Humana, são complementares e podem ser encontrados com maior facilidade e diversificação nos formatos de pós-graduação, com duração entre seis meses a um ano, ou ainda, em minicursos gratuitos, ou não, com poucas horas de duração.

Esses tipos de cursos existem principalmente para manter os profissionais da área de Recursos Humanos sempre atualizados.

Em contrapartida, para aqueles que estão dando início as suas jornadas de empreendedores, vale a pena, mesmo sem um graduação anterior na área de RH, dar uma conferida no que está disponível e o que é possível aprender nos cursos de Gestão de Pessoas.

No SEBRAE, por exemplo, você poderá se inscrever e cursar vários minicursos destinados a melhorar as relações pessoais e profissionais das equipes dentro da empresa.

Enfim, entre esses estão os minicursos de:

Vale a pena conferir cada um.

Alguns outros dos melhores cursos de Gestão de Pessoas:

  • Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching – Faculdade Descomplica (pós-graduação paga).
  • MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores FGV (pós-graduação paga).
  • Gestão de Pessoas – Prime Cursos (minicurso grátis).
  • Direito do Trabalho – FGV (minicurso pago).
  • Gestão de Pessoas e Negócios – Cruzeiro do Sul Virtual (pós-graduação paga).

Curso de Gestão de Projetos.

Antes de mais nada, Gestão de Projetos é outro curso considerado complementar, sendo encontrado no formato de especialização.

Sobretudo, seu objetivo está em transformar um gestor ou administrador, em um profissional capaz de gerir todo o passo a passo da criação de projetos, sejam eles produtos, serviços ou processos.

Além disso, segundo o portal QueroBolsa:

“O gestor de projetos responsabiliza-se por reunir soluções para produtos,   processos e serviços e por promover a sua transferência para o setor produtivo. Participa das decisões da diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento e as operacionaliza.

Além disso, o profissional de Gestão de Projetos desenvolve novos produtos e otimiza o desempenho da área de Pesquisa e Desenvolvimento, dissemina resultados e atividades, capta recursos e monitora a proteção da propriedade intelectual da instituição.”

(Fonte: QueroBolsa).

Alguns dos melhores cursos de Gestão de Projetos:

  • Gestão de Projetos – FGV (minicurso pago).
  • Análise de Viabilidade de Projetos – FGV (minicurso pago).
  • Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produtos – FGV (minicurso pago).
  • Gerenciamento de Projetos – PUC MINAS (pós-graduação paga).
  • Gestão Estratégica de Projetos e Metodologias Ágeis – Descomplica (MBA pago).
  • Gestão de Projetos – PRIME CURSOS (minicurso grátis).

Curso de Gestão Comercial

gestão comercialO curso de Gestão Comercial, a princípio, pode chegar a ser confundido, por conta de sua grade de estudos, com a Gestão Empresarial. Em outras palavras, não são poucos os casos em que várias das disciplinas trabalhadas em um, também são trabalhadas no outro.

Porém, a Gestão Comercial, em sua graduação/ tecnólogo de no mínimo de dois anos, dá ênfase ao desenvolvimento de compras e vendas da empresa, enquanto a Gestão Empresarial, tenta abranger todos os processos de gerenciamento.

Sob o mesmo ponto de vista, segundo a página do Senac destinada a apresentação do curso de Gestão Comercial:

“Este curso tem como objetivo preparar profissionais da área comercial ou nela interessados em desenvolver as competências para atuar no processo de comercialização nos segmentos de atacado, varejo e representação.

As disciplinas equilibram teoria e prática que permitam ao aluno desenvolver uma visão estratégica e atitude empreendedora, preparando-o para enfrentar desafios relacionados a gestão dos canais de vendas, posicionamento de mercado, gestão do relacionamento com o cliente, assim como comunicação, previsão de demanda, recrutamento, seleção e treinamento da equipe comercial.”

(Fonte: ead.senac.br)

Assim como para Gestão de Pessoas, também para a Gestão Comercial, o SEBRAE disponibiliza vários minicursos completares e gratuitos, que estão relacionados a esse segmento. São eles:

Em síntese, são tantos os minicursos oferecidos pelo SEBRAE voltados para a Gestão Comercial que, ao completar todos, você terá conhecimento suficiente para atuar  na área dentro da sua própria empresa.

Alguns outros melhores cursos de Gestão Comercial:

  • Gestão Comercial – FGV (graduação/ tecnólogo pago).
  • Tecnologia em Gestão Comercial – UNINTER (graduação/ tecnólogo pago).
  • Gestão Comercial – Faculdade Descomplica (MBA Online pago).

O artigo está chegando ao fim, mas a sua jornada de aprendizagem está apenas começando.

Em suma, escrever este artigo foi um tanto quanto satisfatório, já que, temos certeza que o conteúdo arranjado, irá colaborar muito com quem chegou até aqui, procurando ajuda para se nortear rumo a uma melhor gestão de seus negócios.

Acima de tudo, tentamos abreviar as buscas dos melhores cursos disponíveis no mercado, que precisariam ser feitas por horas.

Seja como for, de certo, seria perfeito se todos os cursos fossem gratuitos ou com taxas baixas, porém, é preciso entender que, quando o assunto é educação e profissionalização, qualquer valor é puro investimento.

Por fim, esperamos ter ajudado a todos que leram este artigo. Aliás, confiando que vocês vão dar início a alguns dos cursos apresentados aqui, desejamos bons estudos a todos.

Até o próximo artigo.

Estratégias matadoras para gestão de restaurante: IMPERDÍVEL!

Confira como um sistema de gestão pode te ajudar a sair da crise

Inteligência emocional na gestão de colaboradores. É importante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *