Qual o melhor sistema para restaurante? (software)

Ulisses ConstantiniAutomação, Bar, Delivery, Food Service, Gestão, Hamburgueria, Lanchonetes, Padaria, Pub/Bar, Restaurante, Sistema para restaurante2 Comments

Qual o melhor sistema para restaurante

Uma dúvida recorrente dos empresários que decidem automatizar e profissionalizar a gestão do seu restaurante é como decidir qual o sistema ideal para sua necessidade. Pensando nisso decidimos levantar os principais pontos decisórios que o gestor precisa levar em conta na hora da escolha, pois o melhor sistema é aquela que atende suas necessidades, supre suas expectativas e cabe no seu bolso.

Então vamos analisar cada um desses pontos separadamente.

Necessidade

A primeira coisa a ser feita é definir quais são as principais necessidades que devem ser atendidas. Faça uma lista com todas as funcionalidades que são indispensáveis para a sua necessidade.

Vale lembrar que dependendo da sua forma de atendimento ou do seu segmento, as suas necessidades irão mudar. Um restaurante à la carte tem necessidades bem diferentes de um restaurante que serve almoço por kg.

Vamos ver alguns exemplos das necessidades mais comuns:

  • Comanda eletrônica;
  • Automatizar o atendimento através de smartphone;
  • Impressão de pedidos nas áreas de produção;
  • Integração com balança;
  • Emissão fiscal;
  • Controle de estoque e financeiro;
  • Relatórios;
  • Suporte;
  • Dentre outros recursos.

Tendo uma lista com suas principais necessidades, fica bem mais fácil na hora de comparar e decidir entre as opções disponíveis. É muito importante que o sistema se adeque as diferentes formas de atendimento, pois em muitos casos o estabelecimento serve almoço por kg durante o dia e funciona como um restaurante ou pizzaria à la carte durante a noite. Portanto, as necessidades podem variar dependendo do horário do expediente.

Expectativa

A expectativa se refere ao resultado esperado pelo empresário. Ou seja, diminuir as perdas, implantar e padronizar os processos e melhorar a gestão são expectativas comuns. Consideramos a expectativa o ponto principal a ser analisado, pois é ela que define se a implantação de um sistema alcançou ou não o sucesso. Se as expectativas não foram atendidas, é melhor reavaliar a sua escolha (ou quem sabe repensar as suas expectativas).

Avaliar se as expectativas foram atendidas nem sempre é muito simples, pois normalmente levam um certo tempo para se tornarem visíveis e muitas vezes exigem um plano de ação realizado com disciplina por parte do gestor. Vou dar um exemplo: muitos gestores querem ter um controle de custo e estoque mínimo. No entanto, não se comprometem a realizar todas as atividades relacionadas, como as entradas de mercadoria, as recontagens periódicas e a análise de perdas. Portanto, é muito importante que o gestor esteja realmente comprometido para atingir seus objetivos. Por isso nós aconselhamos que fique muito atento a este ponto.

Investimento disponível

Definir quanto é possível investir é essencial para alinhar as suas necessidades e expectativas com a melhor solução possível. Caso tenha pouco recurso para investir, procure por sistemas que ofereçam soluções modulares, ou seja, soluções que permitam selecionar somente os módulos mais essenciais para seu caso. Outro detalhe muito importante é reservar uma fatia dos recursos para a compra de equipamentos. É comum que o custo desses equipamentos representa um percentual considerável dos seus gastos.

Devo procurar um sistema grátis?

É comum os gestores avaliarem soluções grátis para suprir suas necessidades. Caso esteja pensando nesta possibilidade, fique atento a esses três pontos:

  1. Limitações: Esteja ciente que a solução será limitada. As soluções grátis normalmente são básicas e genéricas, dificultando o “encaixe” com seu modo de trabalho.
  2. Tempo: Sempre que você opta por soluções grátis leve em conta o “custo” do seu tempo. Você terá que instalar, configurar, fazer rotinas de backups, estruturar a rede e ainda treinar os usuários. É muito comum que o custo desse tempo excede muito o custo médio de um sistema pago.
  3. Suporte: Esse é um ponto crítico. Normalmente você vai precisar do suporte nos piores momentos, e é exatamente nessas horas que o sistema grátis acaba falhando.

Conclusão

O melhor sistema depende de muitos fatores, como vimos anteriormente. No entanto nós do Sischef tentamos criar um sistema modular e personalizável a ponto de conseguir se adequar a diferentes níveis de complexidade e diferentes formas de atendimento. Nosso objetivo é entregar uma solução que além das necessidades, atenda as expectativas, e para isso temos uma equipe super qualificada pronta para ajudá-los. Entre em contato clicando aqui e nossos especialistas irão tirar todas as suas dúvidas sem compromisso.

Qual o melhor sistema para restaurante? (software) was last modified: julho 3rd, 2018 by Ulisses Constantini

2 Comments on “Qual o melhor sistema para restaurante? (software)”

  1. Avatar

    Boa noite

    Gostaríamos conhecer mais do seu sistema de Comandas eletrônicas, Caixa e administração de Restaurantes.

    Ate.

    Maria Lourdes e Marcelo
    Setentaesete Restaurante e Moda
    MARyMAR Restaurante e Comércio Ltda. ME
    setentaeseterestaurante@hotmail.com
    Av. dos Pescadores, 77
    Garopaba (SC) – 88495-000
    (48) 3254 6622

    1. Willian Galvao

      Opa Marcelo, tudo bem?
      Seu contato já está com nosso time de consultores e em breve entrarão em contato contigo!
      Abraços, até!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *