Marketing para restaurantes: conheça 4 dicas para fidelizar clientes

Willian GalvaoMarketingLeave a Comment

marketing para restaurantes

Oferecer um produto ou serviço que encham os olhos dos clientes permite que você se destaque no mercado, consiga bons negócios e possa expandir aos poucos. No entanto, para que isso aconteça, é preciso de um bom marketing para restaurantes.

Basicamente, isso consiste em ações de marketing especializadas para tornar o seu estabelecimento atraente para o público-alvo, visando a vários aspectos nos quais a percepção de consumo seja notada de longe.

Para administrar um restaurante da melhor maneira possível, trouxemos 4 dicas infalíveis de fidelização de clientes que você precisa implantar. Confira!

1. Invista na infraestrutura do ambiente

O primeiro passo para chamar a atenção da clientela é oferecer um ambiente no qual todos se sintam confortáveis e dispostos a consumir. Para tanto, é preciso identificar os aspectos que necessitam de melhorias na infraestrutura, tais como a decoração do lugar, a aquisição de mesas e cadeiras ideais para a proposta do restaurante, um estacionamento exclusivo, utensílios de qualidade, entre outros pontos relevantes.

Por se tratar de um serviço que oferece refeições, a limpeza do restaurante precisa estar impecável, desde a fachada até as instalações dos banheiros. Para a segurança de todos e atendendo a recomendações de acessibilidade, o ambiente precisa estar bem sinalizado, tendo rampas de acesso, piso tátil, espaços planejados e assim por diante.

2. Disponibilize treinamentos para a equipe

Com o propósito de proporcionar um atendimento de primeira linha, você deve oferecer capacitações contínuas para os colaboradores, principalmente no caso de utilizar um sistema de gestão que facilite e otimize a rotina do garçom. Todo o serviço precisa transcorrer em harmonia para que a percepção do consumidor seja a melhor a cada dia.

Sempre que possível, atualize as informações com todos da equipe sobre novos pratos do restaurante, carta de vinhos e demais bebidas, política da empresa etc. Vale também desenvolver campanhas motivacionais para melhorar o clima organizacional e, com isso, tornar o atendimento dos colaboradores uma experiência inesquecível.

3. Crie diferenciais para a marca

Muito além da preocupação em oferecer refeições de qualidade aos clientes, você e sua equipe precisam pensar em diferenciais para ficar à frente da concorrência e fazer valer o marketing para restaurantes de fato. É preciso pensar em todos os detalhes que possam compor uma experiência de consumo agradável, como a música ambiente, a temática do lugar, o nome dos pratos, um serviço delivery ágil etc.

Algo que costuma render bons lucros para os estabelecimentos e que você pode utilizar para atrair diversos públicos é a apresentação de um stand up comedy, por exemplo, pois esse tipo de apresentação mantém as pessoas entretidas e consumindo cada vez mais. De maneira geral, pense em situações nas quais valham a pena escolher o seu restaurante em vez de outros, desde que haja criatividade em cada ação proposta.

4. Desenvolva programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são velhos conhecidos no marketing, mas, dependendo da sua estratégia, podem ser uma excelente forma de tornar o consumidor fiel e, inclusive, um potencial “evangelizador da marca”. Pensar em promoções é uma atividade de praxe de qualquer estabelecimento, porém elas precisam gerar valor quanto ao serviço prestado e proporcionar um feedback do cliente positivo.

Você pode criar um clube de vantagens, por exemplo, com acúmulo de pontos a cada refeição e faixas de bônus por consumo, estipulando premiações, como drinks, combos de pratos diferenciados, ingressos para algum programa cultural, entre outras ideias. Vale também aproveitar as datas comemorativas para criar campanhas especiais, pois é uma ótima forma de atrair os clientes pelo emocional e torná-los fiéis à marca.

Para finalizarmos, entenda que realizar um bom marketing para restaurantes permite conhecer melhor o seu público-alvo, oferecer um serviço de qualidade, ter agilidade nos processos e entregar uma experiência de consumo acima da média.

O que achou deste texto que trouxemos hoje? Já se perguntou como funcionariam suas táticas no ambiente virtual? Então, aproveite a visita ao blog e leia sobre o marketing digital para restaurantes!

E para fazer uma imersão ainda mais completa, conheça nosso e-book sobre Marketing Digital, que é fundamental para restaurantes que querem construir a marca na internet.

marketing para restaurantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *