Como otimizar a rotina do Garçom

Ulisses ConstantiniAtendimento, GestãoLeave a Comment

Como otimizar a rotina do garçom

Contar com uma boa equipe de garçons para receber e atender os clientes é essencial para captar novos clientes e fidelizar os que já frequentam o seu restaurante. Para isso é importante que a sua equipe seja bem treinada e tenha a capacidade de atender qualquer pessoal, independente da situação.

Agora a dúvida que surge na cabeça de muitos donos de restaurantes é:

Como treinar o garçom corretamente?

Essa é uma tarefa que pode ser bem mais simples do que imagina, desde que você siga algumas dicas básicas e essenciais que podem tornar a sua equipe de garçons ainda mais qualificada para este serviço.

A primeira dica é ensinar as técnicas para servir bem os seus clientes.

Um bom garçom deve ser cordial com os clientes, mas sem ultrapassar os limites, sem contar que deve manter sempre uma postura impecável para que o cliente sinta confiança e vontade de frequentar o seu restaurante.

Além disso, é importante que o garçom também seja paciente e que utilize um vocabulário profissional com os clientes do restaurante.

Outra dica para treinar bem a sua equipe de garçons é incentivar a sua equipe para que ela busque se qualificar profissionalmente.

É importante que a equipe de garçons acompanhem as novas tendências de mercado, até mesmo para garantir um melhor atendimento para os clientes.

Por isso incentive a sua equipe a fazer um curso de idiomas ou então um curso para melhorar a sua postura frente aos clientes. Enfim, faça o que for necessário para manter a sua equipe o mais qualificada possível, pois fazendo isso você não só vai melhorar a qualidade do serviço prestado como também vai lucrar ainda mais com o seu negócio.

Como manter a equipe de garçons sempre motivada

Para garantir a oferta de bons serviços em um restaurante, apenas treinar a sua equipe não será o suficiente se ela não estiver plenamente motivada para o serviço

Sendo assim, é importante que você busque meios para garantir que os seus funcionários estejam sempre motivados para o trabalho e assim consigam render sempre mais a cada dia.

Como fazer isso? Muito simples, basta seguir algumas orientações básicas que sem dúvida alguma o seu quadro de funcionários, em especial os garçons:

  • Disponibilizar um ambiente tranquilo e agradável para os seus funcionários;
  • Manter os salários em dia;
  • Oferecer promoções ou bônus para os funcionários que se destacarem;
  • Esteja sempre aberto a ouvir os seus funcionários

Além disso, é importante que você mantenha uma escala organizada entre os garçons para que ninguém da sua equipe acabe trabalhando mais do que realmente deve. E não esqueça de repassar as gorjetas recebidas pois isso também é muito importante.

Aproveite e baixe nosso e-book sobre Fidelização de Clientes. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *