Food Service também conhecido como o mercado da alimentação fora do lar, consiste em oferecer serviços alimentares para as pessoas comerem fora de casa. Ele abrange toda a linha de produção e distribuição de insumos, alimentos, equipamentos e serviços. Um setor que cresce bastante dentro do mercado de alimentação, envolvendo toda instituição que produza alimentos diretamente para o consumidor final.
Devido à falta de tempo, as pessoas estão improvisando refeições na rua ou no próprio local de trabalho, portanto, as redes de Fast Food vem proporcionando praticidade e um grande leque de opções. A variedade de restaurantes vem aumentando não só em grandes centros urbanos, mas também em cidades de médio porte.
O Food Service é encontrado em Restaurantes: À la carte, Self service; Churrascarias; Pizzarias; Lanchonetes; Padarias; Bares; Buffet; Quiosques; Rotisserie independente; Vending machines e deliveries.
Tendências do Food Service para 2018
O ano mal começou e já encontramos novas tendências gastronômicas no mercado. Dentre os vários segmentos, boa parte está em prática há algum tempo. Por exemplo, no ano passado inúmeras Hamburguerias foram inauguradas e fizeram grande sucesso. Em 2018, o consumidor procura algo saudável, barato e sustentável, portanto é possível nos depararmos com restaurantes mais específicos, com uma seleção diferenciada de ingredientes.
1- Alimentação saudável
Saúde e bem-estar não podem faltar no cardápio, portanto, ingredientes naturais e frescos terão mais participação no seu cotidiano. Há também a valorização de toda a cadeia produtiva, dos insumos orgânicos aos adquiridos com produtores regionais.
2- Refeições personalizadas
Nada melhor do que dar um toque especial para os alimentos. Por meio disso, o Food Service dá ao cliente a possibilidade de escolher entre diversos ingredientes e apresentações para cada prato, proporcionando então uma sensação de exclusividade.
3- Experiências
Outra tendência que vem ganhando espaço é proporcionar ao consumidor uma experiência fora do ponto de venda. Ela inclui feiras gastronômicas, demonstrações, food trucks, operações pop-up, entre outras. São ações temporárias, mas de muita importância para o relacionamento entre cliente e empresa – geralmente são ações realizadas por restaurantes renomados.
4- Cozinhas étnicas
As comidas típicas também estão em alta, cada vez mais os consumidores estão aderindo à outras culturas e experimentando novos sabores. Um bom exemplo é a crescente expansão da culinária asiática no gosto popular.
5- Produtos artesanais
A busca por um estilo de vida mais saudável não para por aí. Consumidores vem adotando novas metodologias e técnicas para um resultado mais “independente”, produzindo ingredientes para consumo próprio e também para venda local.
Inovações tecnológicas
O Food Service possui um enorme potencial, estudos mostram que na Europa e nos EUA, o mesmo é responsável por 60% do consumo de alimentos da população em geral. Já no Brasil, com o poder de compra da nova classe média aumentando, a expectativa é de que esse tipo de serviço contribua com mais de um terço das vendas da indústria alimentícia do país. O setor se desenvolve a partir da mudança de hábito do consumidor, e do surgimento de novas plataformas e aplicativos para comercializar esses produtos e serviços, tornando-se um alvo de fácil investimento.
Mas para dar suporte à essas transformações, é cada vez mais importante investir em inovações tecnológicas para otimizar os processos, controlar o fluxo de caixa, evitar perdas e despesas desnecessárias e, sobretudo, conhecer melhor o cliente. A tecnologia pode ser uma grande aliada, criando programas e sistemas para armazenar informações dos clientes, fazendo com que a identificação dos mesmos seja realizada de forma rápida e eficaz.
Agora que já sabe o que é Food Service, conheça nosso sistema de gestão baixando grátis nosso E-Book. Fique por dentro de todas as novidades em nosso Blog:
Leia também:
- Passo a passo de um Delivery eficiente: da cozinha até seu cliente!
- O que mais irrita clientes de Restaurantes?
- Gestão financeira para restaurantes, pizzarias, deliveries, bares e similares
One Comment on “Food Service, o que é?”
Pingback: As tendências da alimentação fora do lar em 2020 | Sischef