Passo a passo de um Delivery eficiente: da cozinha até seu cliente!

Ulisses ConstantiniAtendimento, Delivery, Gestão6 Comments

delivery

O atendimento delivery representa não mais uma inovação, mas uma necessidade por parte dos consumidores.

O setor de alimentação, mesmo em época de crises econômicas, não perde o dinamismo. E, para se manter no mercado, empresas desse segmento buscam novas alternativas e inovações para fidelizar a clientela.

Aqueles que gerenciam restaurantes, lanchonetes e similares, podem adotar um sistema que vem crescendo muito nestes últimos anos, que é o atendimento delivery. 

Neste artigo você vai entender o que é delivery e como montar um sistema de entrega delivery com êxito, passo a passo.


O que é delivery?

Antes de aprender o passo a passo para um delivery, é necessário entender o que é delivery.

O termo em inglês delivery nomeia a tela entrega ou entrega a domicílio. Ou seja, o delivery é o serviço de entrega de materiais, bens, serviços ou produtos a um determinado local.

Esses pedidos são realizados por algum meio de comunicação como telefone e internet pelo consumidor. Ou seja, o serviço delivery veio para simplificar e facilitar a vida na hora de pedir. 

Os pedidos normalmente são feitos pelo celular através de aplicativos de comida e em pouco tempo está na porta da sua casa. Além de ser muito fácil realizar o pedido, para o gestor é possível monitorar as entregas através de um sistema para restaurante.

Delivery de comida

 O termo delivery está em crescimento constante ainda mais no âmbito da alimentação. Hoje em dia vemos delivery de chopp e até mesmo de churrasco inovando cada vez mais o serviço de delivery. 

Como resultado, temos a alimentação fora do lar sendo uma realidade presente na vida dos brasileiros. Portanto, os estabelecimentos que tem a demanda de entrega a domicílio devem aderir a esse tipo de serviço.

Certamente o atendimento delivery teve fatores importantes para a grande ascensão como a falta de tempo, o trabalho, o poder de compra, as mulheres cada vez mais inseridas no mercado de trabalho, entre outros. 

Tudo sobre entrega a domicílio 

O delivery propõe uma expansão do estabelecimento sem precisar ter mais espaço de salão. Até porque, qualquer reforma de espaço demandam muito dinheiro e tempo. 

Incluir a entrega a domicílio oferece um fluxo de renda lucrativo para qualquer modelo de restaurante. Indiferente da situação socioeconômica, qualquer pessoa quer relaxar no conforto de casa sem precisar fazer a própria refeição. 

Portanto para muitos o serviço delivery é essencial e já faz parte do estilo de vida de muitos. Antes de entender o funcionamento das entregas a domicílio é necessário entender a estrutura necessária. 

Primeiramente, o cliente escolhe o estabelecimento para fazer o pedido e isso pode ser feito através de aplicativos como o iFOOD, telefone ou site do próprio estabelecimento.  

Após o pedido realizado é de responsabilidade do restaurante, lanchonete ou similar, aprontar e entregar o pedido no tempo informado e com qualidade. 

Por contar com a velocidade em que os passos são realizados, sua cozinha deve estar muito bem preparada. Contando assim, com um sistema de automação de processos

Se o atendimento delivery não for rápido e de qualidade, provavelmente o cliente não fará novos pedidos. 

Portanto, é extremamente necessário que o seu serviço de delivery funcione com qualidade, rapidez e ofereça comodidade para o cliente.  

Saiba que erros não cometer no seu delivery no vídeo abaixo:

O que você precisa para ter um delivery?

Primeiro, você deve avaliar a região que irá atender, se o público alvo deseja consumir os seus pratos em casa, se há espaço e oportunidade para o tipo de alimentação que você quer oferecer.

Também analise se na mesma região há concorrência do mesmo segmento, e sabia dos seus pontos positivos e as suas falhas.

Outra questão a ser vista é se a sua cozinha tem capacidade de atender a demanda, que aumentará substancialmente após o anúncio da entrega delivery.

Senão,você deve adquirir os equipamentos necessários e aumentar a sua equipe. Pesquisa de campo, plano de negócios, análise da concorrência e uma “revisão” no seu espaço, equipamentos e profissionais são extremamente fundamentais antes de começar.

Como o segmento está crescendo

Esta forma de consumo vem crescendo devido ao dia-a-dia da maioria das famílias, que com a rotina corrida não conseguem ter tempo hábil para ir à cozinha e preparar os suas próprias refeições.

E o sistema delivery torna-se a vida destas famílias muito mais fácil. Desta maneira, é disponibilizado um alimento completo de forma rápida, prática.

Este sistema de entrega em casa deixou de ser um serviço de luxo para se tornar um serviço essencial para boa parte das pessoas.

Delivery eficiente, como fazer

Para executar um sistema delivery com ótimos resultados, deve-se atentar para os seguintes itens:

  • Montar um cardápio específico.
  • Delimitar a região de atuação para garantir a entrega da comida quente, e em boas condições de consumo.
  • Higiene, deste do momento da preparação do prato, empacotamento e o transporte do mesmo.

Detalhes que fazem a diferença

No sistema de delivery, a forma de preparo e a embalagem do alimento têm uma grande importância. Além da higiene e do tempo, a embalagem usada faz toda a diferença no momento da entrega.

Embalagens firmes e seguras, que preservem a estrutura do prato e o seu aquecimento, é o básico que você deve prover. Inserir na entrega talheres, guardanapos, molhos e acessórios para tornar a refeição mais agradável, torna a experiência do seu consumidor ainda mais completa.

Mas acredite, a fidelização do cliente não está no momento da entrega, mas sim no atendimento.

Se o pedido for feito por telefone, o atendente tem que ser atencioso e educado, dando a máxima atenção ao cliente, anotando com precisão o seu pedido para evitar erros.

Se o pedido for feito via aplicativo móvel ou pela web, fique atento para ser mais rápido e prioritário.

O tempo de entrega é primordial em um serviço de delivery. Veículos em bom estado, com condutores confiáveis e rapidez na entrega, sem afetar a refeição, é a receita garantida do cliente satisfeito.

Organização e distribuição de tarefas

Se for trabalhar ao mesmo tempo com delivery e com o estabelecimento físico, separe as equipes dentro da cozinha, mesmo que elas preparem os mesmos pratos. Assim. você não tem atrasos na entrega da comida nem no espaço físico, nem no delivery.

O treinamento constante é fundamental para que a equipe trabalhe com eficiência. Equipe bem treinada, principalmente para momentos de muito movimento, evita anotações de pedidos incorretos, erro de endereços ou falhas no empacotamento da comida.

Organize bem o seu espaço e o seu pessoal para que cada pessoa tenha sua função e seu espaço de trabalho de forma efetiva e confortável. Pense na sua cozinha como um lugar otimizado para que não tenha perda de tempo.

Assim, seu delivery tem a garantia de um bom planejamento, um bom espaço, uma equipe eficiente, embalagens fortes e resistentes e a certeza de comida quente e saborosa na mão do cliente de forma rápida. Cliente satisfeito!

Por fim conte com um sistema para restaurante 

Otimize o controle no seu delivery tendo um sistema para restaurante que permite o cadastro de seus clientes.

Com o cadastro de clientes você oferecerá um atendimento mais personalizado. O cliente liga para fazer seu pedido e já atendido pelo nome ou até mesmo recebe uma felicitação no seu aniversário, são pequenas atitudes que podem contribuir muito para a fidelização de seus clientes. 

Além do atendimento personalizado com um sistema para restaurante você como gestor terá maior controle com o cadastro de clientes, como:

  • O extrato por cliente: podendo verificar todos os financeiros recebidos de cada cliente de forma detalhada.
  • Ticket médio: Você terá maior conhecimento de seus clientes e principalmente qual o consumo médio de cada um.
  • Histórico de pedidos: com o histórico de pedidos você tem a possibilidade de duplicar o pedido ou mesmo alterar, sendo que você tem conhecimento das preferências de seus clientes.

Um sistema para restaurante que contenha cadastro de clientes pode ser o que falta no seu negócio. 

Conheça o Sischef, o programa essencial para você que pretende e possui um delivery, contamos com integração com Google Maps para auxiliar nas rotas, com a Bina para oferecer um atendimento personalizado ao seu cliente e com o iFOOD um aplicativo que impulsiona suas vendas no delivery, e muitas outras funcionalidades e diferenciais!!

Clique aqui e peça já uma apresentação do SISCHEF.

 

Aproveite e baixe nosso e-book sobre DELIVERY EFICIENTE, é gratuito! 

 

 

6 Comments on “Passo a passo de um Delivery eficiente: da cozinha até seu cliente!”

    1. Olá Rosa Maria, tudo bem contigo?
      Temos vários artigos em nosso blog dando dicas de como montar/abrir um delivery, esperamos que continue navegando em nosso Blog para absorver todas nossas Dicas e tornar mais fácil a abertura do seu Delivery 🙂

  1. Sou obrigada a todos os dias fazer um prato para um mesmo cliente ao qual não está no cardápio?

    1. Olá Eliane,

      Você não é obrigada a fornecer um prato ao qual não está no cardápio, mas, caso queira agradar e fidelizar o cliente com um atendimento personalizado, é uma ótima opção!

  2. Ja tenho um restaurante funcionando com almoço e janta de domingo a domingo. Como faço pata que ele seja deliver tambem?

    1. Olá Dayanne,

      Para abrir um delivery é necessário que vários pontos sejam analisados para que não ocorra nenhum imprevisto. Conheça o passo a passo para abrir um delivery lendo nosso eBook grátis que disponibilizamos para você: https://bit.ly/2PNSdou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *