Passo a passo de um Delivery eficiente: da cozinha até seu cliente!

Ulisses ConstantiniAtendimento, Delivery, Gestão0 Comments

O setor de alimentação, mesmo em época de crises econômicas, não perde o dinamismo. E, para se manter no mercado, empresas deste segmento buscam novas alternativas e inovações para fidelizar a clientela.

Aqueles que gerenciam restaurantes e lanchonetes, podem adotar um sistema que vem crescendo muito nestes últimos anos, que é a entrega delivery. 

Neste artigo, vamos mostrar como montar um sistema de entrega delivery com êxito, passo a passo.

O que você precisa para ter um delivery

Primeiro, você deve avaliar a região que irá atender, se o público alvo deseja consumir os seus pratos em casa, se há espaço e oportunidade para o tipo de alimentação que você quer oferecer.

Também analise se na mesma região há concorrência do mesmo segmento, e sabia dos seus pontos positivos e as suas falhas.

Outra questão a ser vista é se a sua cozinha tem capacidade de atender a demanda, que aumentará substancialmente após o anúncio da entrega delivery. Senão, adquire os equipamentos necessários e aumente a sua equipe.

Pesquisa de campo, plano de negócios, análise da concorrência e uma “revisão” no seu espaço, equipamentos e profissionais é fundamental antes de começar.

Como o segmento está crescendo

Esta forma de consumo vem crescendo devido ao dia-a-dia da maioria das famílias, que com a rotina corrida não conseguem ter tempo hábil para ir à cozinha e preparar os suas próprias refeições.

E o sistema delivery torna-se a vida destas famílias muito mais fácil. Desta maneira, é disponibilizado um alimento completo de forma rápida, prática.

Este sistema de entrega em casa deixou de ser um serviço de luxo para se tornar um serviço essencial para boa parte das pessoas.

Delivery eficiente, como fazer

Para executar um sistema delivery com ótimos resultados, deve-se atentar para os seguintes itens:

  • Montar um cardápio específico.
  • Delimitar a região de atuação para garantir a entrega da comida quente, e em boas condições de consumo.
  • Higiene, deste do momento da preparação do prato, empacotamento e o transporte do mesmo.

Detalhes que fazem a diferença

No sistema de delivery, a forma de preparo e a embalagem do alimento têm uma grande importância. Além da higiene e do tempo, a embalagem usada faz toda a diferença no momento da entrega.

Embalagens firmes e seguras, que preservem a estrutura do prato e o seu aquecimento, é o básico que você deve prover. Inserir na entrega talheres, guardanapos, molhos e acessórios para tornar a refeição mais agradável, torna a experiência do seu consumidor ainda mais completa.

Mas acredite, a fidelização do cliente não está no momento da entrega, mas sim no atendimento.

Se o pedido for feito por telefone, o atendente tem que ser atencioso e educado, dando a máxima atenção ao cliente, anotando com precisão o seu pedido para evitar erros.

Se o pedido for feito via aplicativo móvel ou pela web, fique atento para ser mais rápido e prioritário.

O tempo de entrega é primordial em um sistema delivery. Veículos em bom estado, com condutores confiáveis e rapidez na entrega, sem afetar a refeição, é a receita garantida do cliente satisfeito.

Organização e distribuição de tarefas

Se for trabalhar ao mesmo tempo com delivery e com o estabelecimento físico, separe as equipes dentro da cozinha, mesmo que elas preparem os mesmos pratos. Assim. você não tem atrasos na entrega da comida nem no espaço físico, nem no delivery.

O treinamento constante é fundamental para que a equipe trabalhe com eficiência. Equipe bem treinada, principalmente para momentos de muito movimento, evita anotações de pedidos incorretos, erro de endereços ou falhas no empacotamento da comida.

Organize bem o seu espaço e o seu pessoal para que cada pessoa tenha sua função e seu espaço de trabalho de forma efetiva e confortável. Pense na sua cozinha como um lugar otimizado para que não tenha perda de tempo.

Assim, seu delivery tem a garantia de um bom planejamento, um bom espaço, uma equipe eficiente, embalagens fortes e resistentes e a certeza de comida quente e saborosa na mão do cliente de forma rápida. Cliente satisfeito! Aproveite e baixe nosso e-book sobre Atendimento para Delivery, é gratuito! 

 

 

Passo a passo de um Delivery eficiente: da cozinha até seu cliente! was last modified: março 3rd, 2017 by Ulisses Constantini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *