Seu Food Service está no caminho da F-A-L-Ê-N-C-I-A

Willian GalvaoFood Service, Gestão0 Comments

falencia

Com a dificuldade financeira atual enfrentada no Brasil, todos os empresários, em especial os do ramo de alimentação, devem ficar atentos às finanças da sua empresa. Aos poucos sua empresa pode estar caminhando à falência.

O sonho é bom!

Muitas pessoas tem o sonho de ter a sua empresa no ramo de Food Service, mas não estão preparadas para as adversidades que podem surgir no dia a dia. Ter confiança em si mesmo para superar os medos, conhecer o mercado, ter um bom jogo de cintura para poder lidar com flexibilidade diante das situações, e ter uma boa visão de futuro, são algumas das muitas características de um empreendedor de sucesso.

Segundo dados da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 50% dos empreendimentos em gastronomia fecham as portas em dois anos, e o principal culpado disso é o planejamento. Muitas pessoas abrem um estabelecimento no ramo de Food Service, mas não fazem um planejamento adequado ou se informam sobre.

Fique atento aos erros mais comuns encontrados no ramo da alimentação, elencamos por nível de importância.

Misturar as finanças pessoais com as da empresa

Este é um dos erros mais comuns e que afetam de forma significativa a saúde da empresa.

Ao misturar finanças, ficará impossível saber quais os valores poderão ser reinvestidos na própria empresa e até mesmo saber se há lucro para a empresa se manter com as portas abertas.

Não conhecer os resultados da empresa: Lucros, prejuízos e capital

Controle do fluxo de caixa, quantidade de produtos em estoque, custo que o estoque representa para a empresa, quanto os sócios estão recebendo dentre muitas outras coisas.

Cada informação dessa é essencial para seu negócio, e a falta de um bom sistema de gestão para sua empresa pode dificultar o processo para obter estas informações.

Vender mais não quer dizer que você terá mais lucro

Vender mais nem sempre é garantia de lucro maior, se você não fizer a precificação correta dos seus produtos, pode estar perdendo dinheiro a cada venda.

Se você não sabe qual o custo total de sua mercadoria (desde os juros ao comprar a matéria-prima, até os valores de transporte e taxas de transações a prazo), não conseguirá saber por qual preço deve vender seu produto, e sem estes dados você não calcula sua margem de lucro. E tudo isso se origina de uma falta de análise na hora de formar preços.

Não conhecer o mercado

O mercado de Food Service está sempre em uma constante mudança. Então, para se manter atualizado é importante estar sempre pesquisando novidades em Revistas, Jornais e na Internet. É importante também, sempre estar pesquisando sobre o perfil do seu consumidor, que com o passar dos anos pode mudar e é importante que você esteja atento a estas mudanças.

Normas! Você está por dentro?

Segundo dados divulgados pela Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, cem estabelecimentos do ramo de Food Service são fechados mensalmente para se adequar às exigências da saúde pública.

Para que seu estabelecimento não entre nessas estatísticas, é interessante que você esteja por dentro das normas da ANVISA.

Agora que você já sabe quais são os erros  mais comuns cometidos por empresários do ramo de Food Service, que tal conhecer nosso artigo sobre: Gestão financeira para empresas do ramo de Food Service! Ou baixe nosso E-Book:falência

Leia também:

Seu Food Service está no caminho da F-A-L-Ê-N-C-I-A was last modified: Abril 4th, 2018 by Willian Galvao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *