5 práticas de como vender pelo WhatsApp no ramo de alimentação

Willian GalvaoMarketingLeave a Comment

como vender pelo whatsapp

As pessoas estão cada vez mais ligadas no celular, principalmente nas redes sociais e em aplicativos de mensagens. É por isso que diversos estabelecimentos, inclusive no ramo da alimentação, veem nesse aspecto uma boa oportunidade de negócios e estão começando a se informar mais sobre como vender pelo WhatsApp.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros, então vale muito a pena traçar uma estratégia de vendas com essa ferramenta. Com ela, pode-se fazer os primeiros contatos com o cliente, enviar promoções e ofertas relevantes e, assim, otimizar sua jornada de compra e o engajamento.

Quer saber mais sobre o assunto e como colocar essa ideia em prática? Acompanhe cinco dicas neste post e comece já a vender pelo WhatsApp!

1. Tenha uma estratégia

Para saber como vender pelo WhatsApp, você precisa primeiramente se organizar, ou seja, ter um plano de ação. Uma ferramenta muito interessante é o WhatsApp Business, uma versão premium do aplicativo voltada para empresas.

Ela oferece várias funcionalidades que podem ajudar nessa etapa, como o acompanhamento de métricas — informa os números de mensagens que foram enviadas, entregues, recebidas e lidas. São dados essenciais para traçar suas estratégias de vendas.

2. Envie promoções

O WhatsApp é um excelente canal de comunicação para tirar dúvidas, enviar conteúdo e, sobretudo, apresentar campanhas, ofertas e descontos. Crie mensagens com uma linguagem persuasiva, reforce os diferenciais do seu estabelecimento e seja relevante: pense no seu público-alvo e proponha algo que esteja alinhado com a necessidade dele.

Por exemplo, se a sexta-feira está próxima, que tal aguçar o desejo do cliente por meio do aplicativo? A ideia é encaminhar uma mensagem falando sobre o que vai acontecer no happy hour — quais são as atrações ou uma promoção de bebidas.

3. Mostre fotos dos pratos

Em gancho com o tópico anterior, estimule os sentidos dos consumidores incrementando as mensagens enviadas com descrições criativas e fotos dos pratos. Afinal, quando o assunto é comida, nada melhor para estimular o paladar do que ver uma imagem daquilo que se vai comer.

Capriche nas fotografias para deixar todos com água na boca e promover seus pratos mais pedidos e as novidades no cardápio. Inclusive, considere contratar um profissional para esse trabalho.

4. Crie uma lista de transmissão

Um ponto importante de como vender pelo WhatsApp efetivamente é a organização. Como a sua lista deve ter milhares de contatos, uma medida eficiente é agrupar as pessoas de acordo com a sua estratégia.

Nesse momento, lembre-se: sempre peça a autorização do cliente para usar o número dele e crie listas de transmissão, e não grupos — o que não é muito profissional. As listas são mais práticas porque você consegue enviar uma mesma mensagem para vários usuários, em vez de encaminhar a um por um.

5. Estabeleça um cronograma de mensagens

Suas listas de transmissão terão clientes em diferentes estágios do funil de vendas, desde os novos até os consumidores fiéis do seu negócio. Depois de criá-las, programe-se para abordar cada grupo de pessoas de uma forma específica.

Não encaminhe as mesmas ofertas para todos. Pensar em ofertas e conteúdos customizados para as diversas listas é uma boa maneira de entregar mais valor e relevância para o cliente enquanto ele caminha em sua jornada de compras.

Enfim, aprender como vender pelo WhatsApp é fundamental para impulsionar seu negócio. Com boas práticas para usar essa ferramenta, você se aproxima mais do seu cliente e se posiciona de modo estratégico e relevante. Já o consumidor tem fácil acesso ao conteúdo ou à promoção de que ele precisa, diretamente na tela do celular.

Gostou das dicas de como vender pelo WhatsApp e atrair mais clientes? Pois você também vai adorar conhecer 4 características que não podem faltar na sua ferramenta de CRM!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *