Modelo de comanda para food service: saiba como escolher!

Stefani KufnerAtendimento, Automação, Food Service, GestãoLeave a Comment

modelo de comanda

O modelo de comanda irá depender do que você pretende ter ou oferecer ao seu cliente.

Em muitos bares, restaurantes e similares o controle de pedidos é feito através de comandas. Mas o que é comanda?

A comanda é um bloco ou caderneta onde o garçom anota as despesas consumidas para posteriormente realizar a cobrança.

Para diferentes tipos de estabelecimentos existe um modelo de comanda específico. As comandas se dividem basicamente em dois modelos: as comandas de papel e a comanda eletrônica.

Neste artigo vamos ver os diferentes modelos de comanda e seus benefícios. Confira abaixo!

Comanda de papel 

Mesmo não sendo o modelo mais atraente para a gestão do estabelecimento a comanda de papel é a mais tradicional no ramo alimentício. Ela até pode ser usada e com êxito, porém em estabelecimentos que contém um fluxo pequeno de clientes. 

A comanda de papel pode ser impressa com os campos predefinidos ou em branco. ambos os modelos são suscetíveis a erros e perdas por parte da equipe e do cliente.

Modelo de comanda de papel impressa 

Normalmente ela é utilizada em estabelecimentos que possuem poucos produtos disponíveis em seu cardápio. 

Vantagem: O garçom contará com alguns campos predefinidos tendo que apenas selecionar e informar a quantidade, poupando tempo do garçom. 

Desvantagem: Essa opção a poucas opções de preenchimento e não tem como fazer grande customização, sendo assim é menos viável alterações por parte do cliente e controle de especificações. 

Modelo de comanda de papel em branco

Esse modelo de comanda é simples e serve para qualquer tipo de estabelecimento que tenha baixo fluxo. Todas as informações e especificações são preenchidas a mão, sendo totalmente customizável.

Vantagem: Você tem liberdade para descrições e mudanças no pedido.

Desvantagem A demora para anotar todo o pedido e suas especificações pode ser um agravante para a queda do faturamento. 

Modelo de comanda eletrônica 

O modelo de comanda eletrônica é um cartão com um numeração impressa contendo ou não um código de barras que representará o número impresso.

O modelo de comanda eletrônica será utilizado pelo garçom para adicionar os itens e produtos selecionados por seu cliente. E também será utilizada para o pagamento da conta. 

Esse modelo de comanda veio para substituir a comanda de papel e assim oferecer maior controle, eficácia, segurança e rapidez. 

Vantagem O uso da comanda eletrônica agiliza o preparo e o atendimento do cliente, pois a impressão na cozinha ou bar é feita imediatamente após a confirmação do pedido na mesa. 

Portanto, o garçom não precisa ir até o caixa ou terminal para registrar o pedido, ganhando tempo e agilizando todo o processo, sem contar que o cliente fica muito mais satisfeito, afinal tempo de espera é reduzido em até 60%.

Desvantagem: A única desvantagem seria o custo para a aquisição desse modelo. Ele é um pouco elevado se comparado com a comanda de papel.

Porém se você fizer o cálculo de pedidos errados, não entendidos ou até mesmo de perda da comanda fica muito mais caro manter a comanda de papel que é mais propensa a esse erros.

Confira mais benefícios no vídeo abaixo:

Como funciona a comanda eletrônica

Geralmente funciona da seguinte forma: Ao chegar ao restaurante ou bar, o cliente recebe uma comanda eletrônica numerada. Enquanto faz o seu pedido, o garçom opera um Tablet ou Smartphone Android,  enviando em tempo real para a cozinha e também para o caixa.

Isso faz com que o processo seja agilizado e o garçom possa atender a outros clientes, sem a necessidade de ir até a cozinha para entregar o pedido. Outra vantagem é que a conta já é pré-calculada, e ao chegar ao caixa é fechada pelo número que ela contém, diminuindo a margem de erro tanto na hora de fazer o pedido, quanto no pagamento da conta.

comanda eletrônica


Benefícios

Essa tecnologia está trazendo muitos benefícios tanto para o cliente quanto para o dono do estabelecimento. Além de evitar situações constrangedoras e estressantes, evita a contaminação das entradas e saídas de garçons na área de produção (cozinha).

Para os garçons existem outros benefícios como: A conferência em tempo real do consumo da comanda,  transferência e união de comandas e mesas e um simples e fácil acesso ao lançamento de itens.

Além dos benefícios no atendimento, podemos citar as seguintes vantagens:

  • Impressão automática;
  • Facilidade na divisão de contas, mudança de mesas e  fechamento;
  • Controle de todas as comandas abertas;
  • Relatórios personalizados. 

Assim, a comanda eletrônica trás muitos benefícios tanto para o estabelecimento quanto para o cliente.

Concluindo  

Como você deve saber, gerir um estabelecimento do ramo gastronômico não é uma tarefa nada fácil, porém a muitos meios para facilitar. Um desses meios é o modelo de comanda que você escolhe para o negócio. 

Dependendo do modelo que você escolher terá diferentes benefícios. Para uma melhor gestão e ter mais comodidade, segurança e controle indicamos o modelo de comanda eletrônica. Se ficou com alguma dúvida pode deixar aqui embaixo nos comentários que iremos responder!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *