Um sistema para restaurantes é uma ferramenta indispensável para a gestão de qualquer negócio no ramo gastronômico.
Independente de tamanho e áreas de atuação, um estabelecimento nesse nicho, ganha força quando adquire esse tipo de sistema. Porém, vale dizer que nem todos os sistemas são iguais. Sobretudo, nem todos são capazes de atender às suas necessidades. Por isso, é importante estar bem informado antes de fechar qualquer negócio com softwares de gestão por aí.
E, para que você não se frustre até finalmente escolher o que mais te agrada, vamos esclarecer o que um sistema para restaurantes deve ter e quais serão os seus principais benefícios.
Nesse contexto, será muito importante que você faça a leitura desse artigo até o fim. Sem falar que, se sobrar alguma dúvida, mesmo depois desta leitura, nós estamos disponíveis para tirá-las por meio dos comentários logo abaixo.
Tudo pronto? Então, vamos lá!
O que é um sistema para restaurantes?
Primordialmente, um sistema para restaurantes é um programa (software) cuja função é receber informações de quem o usa, em seguida, ler e calcular essas informações e por último, responder a esses cálculos com resultados claros e de fácil compreensão.
O item mais simples e ilustrativo que temos para exemplificar esse funcionamento é a calculadora. Nela, o usuário obrigatoriamente oferece os valores e o programa faz o cálculo, trazendo por fim, o resultado da operação.
Viu? A funcionalidade de um sistema é simples e fácil de entender.
Apesar disso, para escolher o melhor, não basta saber como um sistema funciona, é preciso saber, também, quais são as funções que ele oferece para a gestão do seu negócio. Por isso, agora vamos ver as principais funções de um sistema de qualidade. Confira a seguir!
Personalização
Acima de tudo, cada empresa tem a sua história, seu perfil e posicionamento. Sendo assim, não há razão para apostar em soluções rígidas, que oferecem métodos iguais, para todos os negócios. O melhor software de gestão é adaptável a sua realidade.
Assim, é necessário contar com um sistema de gestão que lhe ofereça possibilidades de adaptação segundo suas demandas e as singularidades do seu negócio.
Sendo assim, procure por algo que te dê a liberdade de escolher os módulos que o seu negócio realmente precisa. Dessa forma, você não vai pagar pelo o que não vai usar.
Veja que é necessário pensar muito bem nas suas necessidades para a tomada de decisão. Somente assim, você vai saber qual sistema irá melhor lhe atender. Se você deu início ao seu restaurante ou similar, e ainda não consegue identificar todas as necessidades, considere a opção de contratar um consultor para te ajudar.
De qualquer forma, vamos falar agora sobre quais funções não podem faltar nunca, independente do negócio de comércio de alimentação fora do lar.
Um sistema para restaurantes tem que ter: Integração
Hoje, sobretudo, para o bom funcionamento do restaurante, o sistema escolhido deve oferecer o máximo possível de integrações, tanto internas, quanto externas.
Um simples exemplo de integração interna, mas de grande valia, é a integração dos dados para controle de estoque com os dados das vendas, aliás, essa é uma integração indispensável para evitar prejuízos.
No entanto, um software de gestão deve ir além da integração de programas internos. Ele deve oferecer ferramentas que se comuniquem com setores mais complexos, como é o caso do setor fiscal. Nesse ínterim, a comunicação é feita com programas fiscais governamentais, como a SEFAZ.
Porém, ainda existem outras integrações externas super importantes. São aquelas feitas com os aplicativos de outras empresas, como por exemplo, os aplicativos de delivery. Por meio dessas, torna-se mais fácil organizar e administrar o negócio, já que é possível centralizar as informações em um único lugar. Imagine sua equipe tendo que lidar com diversas abas abertas no computador, seria bem confuso e difícil de administrar.
Por isso, no momento de contratar um sistema, leve em consideração o que acabamos de falar e escolha aquele que englobe e centralize todas essas integrações.
Essa característica definitivamente vai te ajudar a gerir o seu restaurante.
Um sistema para restaurantes tem que ter: Apresentação clara de dados
Após integrar todas as informações de compras, estoque, financeiro etc. será que no sistema selecionado o gestor conseguirá consultar tudo de forma rápida e intuitiva? Afinal, estamos falando de um grande número de informações, e resumir tudo, pode não ser uma tarefa fácil.
Um bom sistema para restaurantes é capaz de oferecer todos os resultados por meio de resumos com layout de fácil entendimento. Nesse contexto, saiba que no mínimo ele deve conter recursos como relatórios, tabelas e gráficos capazes de permitir que o gestor faça uma melhor leitura sobre o que está acontecendo no negócio.
Aqui, a dica de ouro é: fuja de sistemas que são muito complexos ou que, pelo contrário, não forneçam o mínimo de informações necessárias para uma boa gestão.
Um sistema para restaurantes tem que ter: Diversos recursos.
A maioria dos gestores acredita que necessitam de um sistema sem muitas funções para otimizar sua operação. Entretanto, ao adquirir esse tipo de sistema, que pode ser grátis, alguns percebem que muitos problemas continuam, como: atraso na entrega, erros ao anotar o pedido, fraude, entre outros.
Nesse sentido, como falamos no início deste artigo, o segredo de um bom sistema está em ser personalizável, e isso não significa ser básico, e sim, ser capaz de se adaptar às demandas quando essas forem surgindo.
Sendo assim, você deve procurar por algo que seja completo, oferecendo diversos recursos, porém, que seja personalizável, te possibilitando adicionar ou retirar módulos, quando for percebido as verdadeiras necessidades do restaurante ou similar, em determinado momento.
Os recursos que um sistema para restaurantes precisa ter
- Controles
Todo sistema deve fornecer controle total de todas as áreas do food service. Ele deve ir desde toda parte de estoque e financeiro até o fiscal.
- Cadastramento
Antes de escolher, veja se o sistema possui locais específicos para o cadastro de informações reais de seus produtos, estoque e pessoas. Bem como, um espaço para cadastros de receitas e transformação de produtos. Esses são muito importantes.
Nesse ínterim, você deve verificar se existem, no mínimo, os espaços para criar grupos de produtos, cadastrar clientes, funcionários e fornecedores. Um sistema mais completo costuma disponibilizar também um espaço para cadastro de despesas, receitas, contas a pagar e a receber, e por fim, convênios.
- Busca avançada para maior agilidade
Um programa de se preze deve oferecer uma forma mais prática de busca por informações. Isso será possível se ele oferecer busca por meio de filtros.
- Segurança
Esse é primordial, sendo assim, não contrate nenhuma opção que não te ofereça o mínimo de segurança. Para que você possa escolher o melhor, certifique-se de que esse sistema possua um programa gerencial de retaguarda. Isso é importante, sobretudo, para que não haja problemas como a perda de dados, caso os equipamentos tenham falhas inesperadas.
Um sistema para restaurantes tem que ser: Confiável
Antes de contratar um sistema de gestão, pesquise a empresa que irá fornecer esse serviço. Busque o maior número de informações e opiniões de quem já é cliente da empresa.
Uma ótima dica é pesquisar pelo site Reclame Aqui. Lá, você vai ver se a empresa se preocupa em solucionar os problemas que acabam surgindo.
De qualquer forma, existem 3 itens indispensáveis que devem ser priorizados no momento da contratação, são eles:
- Segurança e praticidade em um sistema para restaurantes.
Opte por opções que ofereçam um sistema gerencial em nuvem. No entanto, um sistema híbrido instalado em seu restaurante, com salvamento de dados em nuvem, também é uma opção.
Veja que, possuindo o gerencial em nuvem, você poderá acessar os dados da sua empresa de qualquer lugar, precisando apenas de uma conexão com a internet, que hoje está disponível em todos os lugares, praticamente.
- Suporte
Imagine você tendo dúvidas sobre o sistema e não ter ninguém para te ajudar. Isso não seria nada legal!
Então, quando for escolher o sistema para seu restaurante, informe-se se existe suporte técnico, quais são os horários de atendimento e qual é o limite da disponibilidade dos técnicos, para que você nunca fique na mão.
Contudo, pense também em contar com uma equipe que além do suporte, lhe garanta um bom atendimento e que te ajude a iniciar o uso do sistema com alguns treinamentos.
O Sischef é um dos melhores e mais confiáveis sistemas para restaurantes do mercado. Para conferir tudo aquilo que ele tem a te oferecer clique no banner e preencha o formulário. Logo entraremos em contato para marcarmos uma demonstração grátis.
Um sistema para restaurantes tem que ter: a sua ajuda.
Todo sistema funciona de acordo com o usuário. Lembra que mencionamos a calculadora, e que até mesmo ela precisa de alguém dando os primeiros comandos? Esse é o caso em todo sistema de restaurantes disponíveis no mercado.
Desse modo, de nada adianta contar com o melhor programa se você ou seus colaboradores não vão nutri-lo com as informações necessárias. Uma situação pior ainda, seria a de passar a ele informações erradas ou inexistentes, isso pode comprometer toda a estrutura do seu estabelecimento, desde financeiros até estoque, causando um grave prejuízo.
A partir daí, independente dos casos acima, todos os dados estarão incorretos e suas buscas e relatórios serão ineficazes. Nada será fidedigno ao que realmente foi vendido ou movimentado.
Portanto, seja amigo do seu sistema. Acima de tudo, ele será um dos responsáveis no crescimento e desenvolvimento do seu negócio.
Todas as informações fornecidas corretamente, certamente irão fazer com que suas buscas sejam mais concretas, e suas tomadas de decisões, mais assertivas.
Antes de finalizarmos, quero te mostrar um vídeo que apresenta o melhor sistema para delivery, o PDV Delivery Sischef. Assista a seguir:
Depois de tudo o que falamos aqui…
Em síntese, neste artigo apresentamos para você tudo aquilo que você deve procurar em um sistema para restaurantes. Portanto, não deixe de prestar atenção nas opções oferecidas por cada empresa para que você possa escolher o melhor para o seu negócio.
Sobretudo, não abra mão de qualidade em prol de preço, já que graças a um ótimo sistema, os valores de investimento podem ser recuperados no decorrer do período.
Caso você tenha mais alguma dúvida, deixe ela pra gente aqui nos comentários. Aliás, temos um ótimo ebook que fala mais sobre o assunto, e ele é totalmente gratuito, clique no link abaixo para baixar.
Escolhendo o software para o seu restaurante
Quer ficar ainda mais informado sobre questões relacionadas à gestão de restaurantes e similares? Então, leia também:
- O que mais irrita clientes de restaurantes?
- Você controla a taxa dos seus cartões? Saiba a importância!
Por fim, para você ficar por dentro das últimas notícias do mercado dos food services, se inscreva na nossa Newsletter. Ela é enviada todas as segundas-feiras. Clique aqui para se inscrever.