Sistema para restaurantes: saiba o que precisa ter

Willian GalvaoAtendimento, Automação, Gestão, Sistema para restauranteLeave a Comment

Sistema para restaurantes. Imagem com o fundo de um restaurante um homem com um tablet não mão e sorrindo

O sistema para restaurantes vem cada dia mais comprovando o seu triunfo em empresas de diferentes tamanhos e áreas de atuação.

Com a necessidade desse serviço precisamos apontar o que é necessário em um sistema para restaurantes e os principais benefícios de se contar com um software na sua gestão.

O que é um sistema para restaurantes?

Sistema é um programa cujo sua função é receber as informações do usuário, processar essas informações e posteriormente ter como saída um resultado esperado.

Um exemplo básico é uma calculadora, onde o usuário da os valores, o programa faz o cálculo e traz como saída o resultado da operação.

No ramo de alimentação não é diferente, um sistema para restaurante precisa receber as informações, transformar essas informações e fornecer resultados precisos e concretos.

Personalização

Cada empresa tem a sua história, seu perfil e posicionamento. Sendo assim não há razão para apostar em soluções iguais para todos os negócios.

É necessário contar com um sistema de gestão que lhe ofereça possibilidades de adaptação ás suas demandas e ás especifidades de seu negócio.

Conte com um programa que possibilite escolher os módulos que você e seu negócio realmente precisam, assim, você não precisa pagar pelo o que não vai usar.

Então é necessário pensar muito bem nas suas necessidades para saber qual sistema irá suprir melhor suas necessidades.

Integração

É necessário para o bom funcionamento do restaurante que o sistema conte com integrações.

É importante que o programa seja capaz de unir diferentes informações e dados, e fazer com que conversem entre si.

Um simples exemplo mas de grande valia são os dados de estoque e vendas, que ajudam em muitas decisões e também saber como anda realmente o seu negócio.

O software de gestão deve ir além da integração simples interna. Necessita de algumas ferramentas, uma ligação mais direta, como é o caso da emissão de notas fiscais que agregam grande valor no seu dia a dia.

E para restaurantes que trabalham com o atendimento delivery é necessário um sistema de gestão de entregas para melhor organização e administração do negócio. Pense em um sistema que englobe todas essas integrações e lhe ofereça a melhor solução para as suas necessidades.

Apresentação de dados

Após conseguir integrar todas as informações de compras, estoque e financeiro será que o gestor conseguirá consultar de forma rápida e intuitiva. Afinal, estamos falando de um grande número de informações.

É por isso que um bom sistema oferece um layout de fácil entendimento além de recursos como relatórios, tabelas e gráficos que permitirão que o gestor faça uma melhor leitura sobre o que está acontecendo no negócio e assim tome decisões em cima de dados e não mais no achismo.

Além de ter fácil apresentação dos dados contar com um sistema com um layout simples garante melhor entendimento na usabilidade de toda a equipe, mesmo quem não tem conhecimento desse mundo TI.

Recursos de um bom sistema para restaurante

A maioria dos gestores acreditam que necessitam de um sistema simples, para otimizar sua operação. Entretanto, ao contratar esse tipo de sistema percebem que os problemas continuam acontecendo como: atraso na entrega, erros ao anotar o pedido, fraude entre outros.

Vamos falar de alguns recursos indispensáveis para seu estabelecimento, confira:

  •   Segurança e praticidade

Conte com a praticidade de ter um sistema gerencial em nuvem e a segurança de ter um sistema híbrido instalado em seu restaurante.

Ter o seu sistema para restaurante que opere em uma conexão local significa que ele não precisará da Internet para funcionar, ou seja: se a sua região tem uma internet que costuma cair, o seu restaurante continuará funcionando normalmente.

E com o gerencial em nuvem quer dizer que você poderá acessar os dados de qualquer lugar, precisando apenas de um conexão com a internet.

  • Suporte

Pense você com dúvidas sobre o sistema e não ter para quem pedir ou ninguém ajudar? Não seria legal, então quando for escolher o sistema para seu restaurante se informe se possui suporte técnico, horários e disponibilidade para que você nunca fique na mão.

Entretanto pense também em contar com uma equipe que além do suporte lhe ofereça um bom atendimento e que lhe ajude a iniciar o uso do sistema com alguns treinamentos.

  • Comanda eletrônica

É através da praticidade da comanda eletrônica que o garçom retira o pedido através de um Smartphone ou Tablet, sem ter que correr até o terminal, ou levar o pedido até a cozinha ou copa. Pois com a comenda o pedido será automatizado e irá ir para sua respectiva área de produção.

Recomendada para qualquer tamanho de restaurante, ela agiliza os processos, combate erros e fraudes que são tão comuns no dia a dia dos estabelecimentos. Confira mais benefícios de utilizar a comanda eletrônica clicando aqui.


Principais benefícios ao adquirir um sistema para restaurantes!

Todo gestor seja de qual seguimento for, busca cada dia mais o aperfeiçoamento e otimização do seu atendimento e estabelecimento, mas nem todos sabem qual a melhor forma e quais funções que um sistema auxiliaria nesse processo.

Geralmente um sistema para restaurante precisa atender as necessidades do cliente, visando sempre a melhoria e qualidade no ambiente.

Quais as principais funções que um sistema para restaurante precisa ter?

  • Controle

Você terá um controle maior do seu estabelecimento, desde toda parte de estoques, financeiros, pessoas, produtos.

Pode até pensar que o controle não é algo essencial, mas é e muito, sem controle seu restaurante fica desorganizado e sua gestão financeira mais ainda. Então se atente muito aos controles necessários.

  • Cadastramento

Tenha informações reais de seus produtos, estoque e pessoas. Faça as conversões necessárias para criação de outros produtos, cadastre todos seus produtos, crie grupos de produtos e associe-os com o mesmo, cadastre seus clientes, funcionários e fornecedores para fazer lançamentos de pedidos, despesas, receitas, contas a pagar e a receber, sem falar nos convênios.

  • Fiscal

Lance pedidos e devoluções de compras e vendas. Verifique suas notas emitidas e recebidas, faça importação de XML de NF-e, gere seus NFC-e, tudo em um só lugar, contando com um sistema de gestão para restaurantes.

  • Financeiro

Tenha o controle das suas contas a pagar e a receber, lance despesas, receitas à vista, faça transferências entre contas e muitos outros controles num sistema de gestão financeiro.

Você consegue retirar relatórios específicos de caixas, turnos, produtos vendidos em um determinado caixa, tenha acesso a conferências diárias e por último visualize através de gráficos seu balanço financeiro.

  • Relatórios

Filtre seus relatórios por períodos específicos, analise como está seu estoque, determine um número mínimo para um produto, para ter um controle maior de seu estoque, verifique o ticket médio de cada cliente, gere um relatório para pagamento de seus garçons e entregadores, visualize o total de vendas de cada um e suas taxas.

  • Organização

Não serão mais necessárias as anotações manuais, com o sistema de gestão para restaurantes tudo o que informar para ele, será armazenado para realizações de buscas ou alterações.

Assim você terá maior controle e organização em todo o seu estabelecimento, ajudando assim na gestão e administração do seu restaurante.

  • Busca avançada

Escolha seu filtro e faça suas buscas com mais praticidade e rapidez, sendo especificas ou genéricas.

  • Segurança

As ações realizadas serão salvas no gerencial, para que não tenha problema caso seu equipamento tenha uma falha inesperada, suas ações estarão asseguradas.

  • Confiabilidade

Tenha confiança no seu sistema de gestão e automação para restaurantes, pois ele tem um papel fundamental no sucesso do seu estabelecimento.

E antes de contratar um sistema de gestão pesquise a empresa que irá fornecer esse serviço, busque o maior numero de informações e opiniões de quem já é cliente da empresa.

Como funciona um sistema para restaurantes?

Todo sistema funciona de acordo com o usuário, de nada adianta passar para ele informações erradas ou inexistentes, pois irá comprometer toda a estrutura do seu estabelecimento desde financeiros até estoque.

A partir daí suas buscas e relatórios serão incorretas, não será igual ao que realmente foi vendido ou movimentado no caso de estoques.

Seja amigo do seu sistema, pois ele será um dos responsáveis no crescimento e desenvolvimento do seu estabelecimento.

Todas as informações fornecidas corretamente ao sistema para restaurantes, certamente irão fazer com que suas buscas sejam mais concretas, e suas tomadas de decisões mais assertivas assim podendo se manter mais informado e organizado sobre todas as movimentações de sua empresa, boas vendas!

 

Saiba mais em nosso e-Book:
restaurante precisa

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *