Sistema para restaurante: porque você deve usar na sua gestão

Ulisses ConstantiniGestão, Sistema para restauranteLeave a Comment

GESTÃO-PARA-RESTAURANTE. Imagem com gráficos representando a gestão e duas mãos em cima como se as pessoas estivessem interpretando tais dados.

Por que devo sair do tradicionalismo e investir em um programa de gestão para restaurante? Quais as vantagens que um sistema de gestão pode proporcionar ao meu restaurante? Como faço para escolher o melhor programa para restaurante?

Com certeza essas são dúvidas que aparecem logo que decidimos fazer um novo investimento tecnológico. Por isso leia este artigo e diminua suas dúvidas com relação a isso.

Porque devo automatizar

Hoje é quase impossível trabalhar em um ambiente não informatizado. O uso de papéis, embora importantes, está ficando cada vez mais dispensável. A medida em que a tecnologia avança se faz necessário atualizar o ambiente do seu negócio.

Mesmo nos segmentos onde se usa muito a mão-de-obra braçal, como é o caso de um restaurante, o uso de softwares tem facilitado muito o processo de atendimentos dos clientes e gestão dos departamentos.

É importante entender que não é simplesmente um luxo adquirir um programa para facilitar a gestão. Isso é um investimento que trará um retorno positivo para seu estabelecimento.

Esses sistemas trazem diversas vantagens. Seja para organização, limpeza, controle de estoque, gestão financeira entre outros. Imagine se você tivesse que guardar tudo na cabeça ou anotar todas as datas de validade dos produtos que tem estocados e na geladeira.

Se você ainda faz isso esse artigo vai te mostrar porque você deve adquirir um software para conduzir a gestão do seu restaurante. Para isso preparamos algumas vantagens.

As vantagens de ter um software para restaurante

Praticidade no atendimento

O mercado oferece uma boa variedade de sistema para restaurantes e você precisa escolher aquele mais se enquadra com a sua realidade. Ao obter esses programas você ganhará muita praticidade para atender seus clientes.

Portanto, ao contar com um sistema de gestão para restaurantes, você terá maior gestão de processos, que nada mais é que o alinhamento de seus processos com um objetivo estratégico para a organização e medição de tais processos pelo gestor. Confira mais opções para melhorar o atendimento do seu restaurante clicando aqui.

Agilidade na comunicação

No momento em que o cliente realiza o pedido na mesma a informação chega diretamente no setor de preparação. Desta forma o pedido começa a ser preparado muito mais rápido, pois evita que o garçom anote num papel e depois leve até a cozinha.  Ainda evita que ele seja chamado para atender alguém no trajeto ou o cozinheiro não entenda o que está escrito.

Menor risco de erros na gestão para restaurante

Quando as coisas estão sistematizadas ocorrem menos falhas e isso qualifica os serviços. Com a utilização de um sistema de gestão para restaurantes você reduz falhas, retrabalho, fraudes e furtos.

Esses erros, fraudes e desperdícios podem ser evitados porque o sistema de gestão para restaurantes tem todas as operações registradas.

Diminuição de mão de obras com a gestão para restaurantes

O sistema não substitui o ser humano, mas poderá diminuir o volume de trabalho de um funcionário. Ele poderá ter mais tempo para outras tarefas e não ficará sobrecarregado.

Nesse ponto é importante falarmos que quando um funcionário está sobrecarregado ele pode atender mal o cliente e não é o que você quer né. Então, para melhorar o seu atendimento é necessário focar na experiência do seu cliente que contará com atendentes mais tranquilos e mais receptivos, pois a parte chata e demorada será feita pelo software de gestão para restaurantes.

Controle de datas e prazos na gestão para restaurante 

Você não precisará ficar olhando diariamente na agenda data de vencimentos de contas. Ou o que tem para pagar e receber. Ou ainda o que precisa ser comprado.  Toda essa gestão poderá ser controlada facilmente através do sistema.

Um sistema de gestão para restaurantes precisa oferecer controle financeiro, controle de estoque além de muitos outros controles. Além disso um sistema de gestão para restaurantes deve oferecer relatórios e funcionalidades para deixar a gestão de seu restaurante muito mais simplificada.

Possibilidade de armazenamento na nuvem

Com essa ferramenta você poderá ter acesso a gestão do seu restaurante em qualquer lugar.

Não vai precisar de intermédio de uma pessoa do TI para solicitar um servidor ou uma conta. Ainda poderá ter um suporte muito mais rápido.

Além do benefícios de poder ver os dados de seu estabelecimento de qualquer lugar, suas informações estarão muito mais seguras, deixando o gestor muito mais tranquilo.

Melhorar gestão de atendimento delivery

Se seu restaurante também atende delivery, o sistema fará toda diferença na gestão de suas entregas. Você poderá controlar melhor isso e fornecer um atendimentos de qualidade para os seus clientes.

Conte também com um sistema de gestão que ofereça integrações para o atendimento delivery como iFood, Gloogle Maps e bina.

Como se vê vantagens é que não falta para que você tenha um software para seu restaurante. Mas você poderá se deparar com outra pergunta:

Qual o melhor software para meu estabelecimento?

No mercado existem diversos sistemas para restaurante. Vamos lhe indicar a maneira que você vai fazer para escolher um programa que atenda a sua necessidade.

  1. Analise o padrão do seu estabelecimento, seu perfil, o atendimento que você oferece antes de decidir pelo programa.
  2. Identifique as suas necessidades, o que este sistema deverá ter para atender a sua gestão diária.
  3. Qual é o custo benefício dos programas que você está cotando no mercado. O produto mais caro nem sempre é o melhor para seu negócio.
  4. Quais as facilidades que este serviço vai proporcionar aos seus negócios.
  5. Qual é o prazo de retorno deste investimento. Essa é uma das principais questões quanto se vai fazer um investimento em tecnologia. Procure estimar este prazo antes de fechar negócio e evite constrangimentos.

Ou seja, saiba antes de mais nada o que você precisa e assim achará a melhor solução para o seu estabelecimento. Da mesma forma, pense na gestão financeira e controles financeiros e selecione sistemas que contenham controle de contas a pagar e receber, ficha técnica, fluxo de caixa dentre outras funcionalidades.

Estas são questões básicas que devem ser levadas em consideração antes de bater o martelo e adquirir um sistema para seu restaurante. Lembre-se que a troca pode gerar um custo devido ao seu caixa, além de ter um prazo de retorno maior.

Veja mais em nosso e-book: “Escolhendo o Software para o seu Restaurante

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *