Decoração para restaurantes: como otimizar espaços pequenos?

Willian GalvaoRestauranteLeave a Comment

decoração para restaurantes

Se morar em um imóvel muito pequeno já é um sacrifício tremendo, agora, imagine lidar todos os dias com um restaurante em condições similares. Difícil, não é mesmo? Nessas horas, o jeito é recorrer a uma decoração para restaurantes bem diferenciada.

Talvez você não tenha percebido isso ainda, mas a decoração é uma excelente estratégia para atrair mais clientes e fazer do seu negócio algo que realmente chame a atenção do público. Todavia, muitos gestores se veem em desespero por não saberem como aproveitar espaços reduzidos.

Tendo isso em vista, preparamos algumas dicas práticas para facilitar sua vida e permitir que o seu estabelecimento tenha um bom retorno de clientes. Confira!

Aproveite melhor todos os espaços

Quando se trata de um espaço pequeno, qualquer brecha no ambiente pode ser uma excelente opção para tornar o local mais agradável e, até mesmo, otimizar a rotina do garçom na hora de servir as mesas. Desde a escolha dos móveis até a utilização de divisórias e o reaproveitamento de espaços, você pode desenvolver um layout que seja prático e atrativo ao mesmo tempo.

Por isso, faça um hall de entrada compacto e com vista para o salão das mesas, desobstrua os corredores para melhorar o fluxo de pessoas, aproveite quinas e cantos para integrá-los na decoração, entre outros aspectos eficazes. É imprescindível também pensar na acessibilidade, portanto, sempre garanta que o seu restaurante tenha um arranjo físico que comporte todos os tipos de clientes e suas necessidades.

Utilize cores claras no ambiente

É bem provável que você já tenha ouvido falar no poder da psicologia das cores para enaltecer a força de um ambiente, não é mesmo? Pois saiba que desenvolver essa estratégia no food service, desde que não atrapalhe a construção de uma identidade visual de qualidade, pode ser bom para dar uma cara melhor ao local.

Enquanto estabelecimentos do tipo fast food optam por cores quentes que provocam agitação, fome, sede e euforia, como o vermelho e o amarelo, a coloração neutra com tons mais claros é excelente para os restaurantes que querem passar uma imagem de tranquilidade ao público. Além disso, as clores claras dão a sensação de que o restaurante é maior, sendo que promovem conforto, aconchego e sofisticação.

Tenha atenção à iluminação

Alinhada à estratégia das cores, a iluminação é muito importante para tornar qualquer restaurante um excelente lugar para frequentar. Por mais que o jantar à luz de velas seja considerado algo romântico, a baixa iluminação, na prática, pode afastar clientes, afinal, ninguém se sente à vontade em um lugar com um aspecto de penumbra.

No entanto, é preciso considerar essa dica não somente no lado estético do restaurante, mas também na questão operacional para facilitar a vida dos colaboradores e dos clientes. Inclusive, sempre compre lâmpadas econômicas para poupar seu dinheiro e controlar melhor as contas a pagar, sendo que, conforme a posição do restaurante em relação ao sol, você pode, ainda, aproveitar a iluminação natural também.

Acrescente os enfeites certos

Para dar um charme a mais ao local e fazer com que os clientes tenham uma verdadeira experiência de consumo, você não pode se esquecer de colocar bons enfeites. Desde que tenham a ver com a decoração e a proposta de marketing do restaurante, use e abuse da criatividade para criar locais que chamam atenção no primeiro olhar.

Quadros, vasos, conjuntos de toalhas e guardanapos, adesivagem, desenhos e demais elementos decorativos são como coringas em qualquer decoração para restaurantes, mas saiba ornar cada um deles com o que tem à disposição. Além disso, caso o objetivo seja criar um restaurante sustentável, por exemplo, você pode desenvolver jardins verticais, ter uma própria horta, colocar flores nas mesas etc.

Por fim, vale enfatizar a importância de ter atenção à circulação e ao conforto dos clientes na hora da decoração para restaurantes, sendo assim, remodele o projeto de layout periodicamente para promover um atendimento inesquecível.

Saiba que um bom cardápio pode exigir menos equipamentos e, com isso, otimizar os espaços. Portanto, aproveite que está por aqui e baixe agora o nosso e-book que ensinará tudo sobre como montar um cardápio perfeito para o seu restaurante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *