Um problema recorrente entre donos de restaurantes e bares é não possuir um controle eficiente da abertura e fechamento do caixa da empresa. Ter o controle sobre esse processo é de importância vital para que a gestão financeira funcione corretamente. Ou seja, é o primeiro passo para saber como está a saúde financeira do seu negócio.
Outro ponto muito importante é evitar perdas financeiras (sejam elas intencionais ou não). É comum vermos casos onde o lucro da empresa se dissolve simplesmente por não haver um controle de caixa. Vários de nossos clientes relatam um aumento no faturamento após o início do uso do Sischef pelo simples fato ter uma ferramenta que permite realizar o controle, inibindo desvios ou erros do operador.
E pensando melhorar ainda mais esse processo, nós elevamos este controle a um novo patamar, tornando o controle de caixa ainda mais eficiente e confiável.
Preparamos um vídeo mostrado passo a passo de todo o processo: Desde a abertura, vendas, fechamento e conferência. Da uma conferida!
Para complementar, nós detalhamos quais os principais passos a serem seguidos para realizar a abertura e fechamento de caixa no sistema Sischef:
Passo 1: Realizar a abertura do caixa
Este passo é importante pois o operador deve informar qual o valor de abertura do caixa (troco). Assim, o sistema irá adicionar este valor ao total de vendas em dinheiro, facilitando a contagem na hora do fechamento.
Passo 2: Realizar vendas e recebimentos
Este é o processo operacional do caixa, onde ele fará suas vendas e recebimentos.
Passo 3: Fechamento do caixa
Este é o passo mais importante, pois é neste momento onde o operador informa qual valor ele possui no caixa. Além disso ele poderá lançar despesas que podem ter sido pagas durante o seu expediente.
ATENÇÃO: Existem 2 formas de fechamento:
- Fechamento cego: onde o operador simplesmente conta o total em dinheiro e informar no sistema. Em seguida terá acesso a impressão do relatório de resumo do fechamento. Esta é a forma mais recomendada, pois evita fraudes ou acertos forçados por parte do operador.
- Fechamento supervisionado: onde o operador terá acesso aos relatórios com os totais de vendas para cada forma de pagamento antes de realizar o fechamento, simplificando o seu processo de contagem. No entanto, torna o processo menos seguro, pois o operador terá acesso aos totais calculados pelo sistema, podendo realizar alguma manipulação ou acerto.
Passo 4: Conferência
Neste passo o gestor irá verificar os relatórios do sistema e confrontar com os valores informados pelo operador do caixa. Assim, caso haja alguma divergência, poderá tanto efetuar o acerto ou lançar uma sobra/falta para o operador responsável.
Aproveite e confira nossos artigos sobre:
- Programa para restaurante: – Principais benefícios ao adquiri-lo!
- Como uma consultoria pode ajudar meu restaurante?
Baixe a planilha para auxiliar a contagem das cédulas e moedas do seu caixa