Como escolher um sistema de automação

Luan SantosAutomação, Gestão2 Comments

escolhendo um sistema

A gestão de um negócio na área de alimentação exige muito esforço de seus administradores, pois são muitos detalhes a serem observados no dia a dia. Vão desde a preparação de um bom produto, a qualidade no atendimento e o gerenciamento da equipe, entre outros.

Mas há outros critérios tão importantes quanto estes, que, se não forem observados com cuidado, podem refletir na lucratividade do seu negócio. A automação comercial veio para facilitar, agilizar e oferecer recursos aos administradores para otimizar o seu trabalho.

O sistema de automação tem como princípio básico, integrar os diversos setores de um restaurante, ou seja, o setor de atendimento se comunica com o caixa, com a cozinha, com a copa, com o estoque, com o departamento de compras e com o departamento financeiro. Esta integração entre os setores gera diversos benefícios para o estabelecimento. Torna o atendimento mais dinâmico, os pedidos são direcionados automaticamente para os setores específicos como cozinha, caixa e copa. Com isso, o garçom não perde tempo levando e trazendo pedidos. O tempo de espera do cliente também é reduzido e o garçom fica com mais tempo disponível para focar em um bom atendimento.

A redução de custos é um dos principais benefícios de um sistema de automação. Como todas as operações ficam registradas no sistema, é possível evitar erros de pedidos, roubos e desperdícios.

Escolhendo um sistema de automação ideal

O primeiro passo para se adquirir um sistema de automação é a escolha da empresa que irá lhe oferecer esse sistema. É importante avaliar, antes de mais nada, a credibilidade dessa empresa junto ao mercado. Levantar informações com outros clientes que já utilizam o mesmo sistema, é de suma importância para saber o grau de satisfação deles com o sistema oferecido.

Escolha um sistema que seja fácil de utilizar. Quanto mais complicado um sistema é, maior a probabilidade de sua equipe se mostrar resistente à mudança. Além disso, uma boa opção é considerar um sistema de automação que integre departamentos. Isso permite que as informações estejam disponíveis para serem analisadas por todos diante de qualquer tomada de decisão. A escolha por um software mais complexo deve ser considerada somente se a equipe já estiver familiarizada com outros sistemas de gerenciamento.

Confira se a empresa tem um bom suporte

O suporte da empresa deve ser tão bom quanto a qualidade do próprio sistema. Procure empresas que ofereçam suporte tanto para o software quanto para o hardware (computadores, impressoras, etc), para que não fique na mão do cliente a necessidade de descobrir onde está o problema caso ele aconteça.

Embora os gestores, em sua maioria, tenham infindáveis e notáveis habilidades tecnológicas, o mundo dos restaurantes está cheio de profissionais que não dominam tais qualidades. É importante que estes sejam treinados durante o período de implantação do sistema escolhido.

Saiba do que você precisa

Nada de contratar um software só porque te falaram que é bom! Pense no que a sua empresa realmente precisa e como isso pode ajudar. Se precisa integrar melhor as informações das áreas e aprimorar o negócio, busque um software de automação. Já se quer organizar as informações do seu cliente e a comunicação com eles, tenha um software para gestão de clientes. Faça uma lista com as suas necessidades e busque isso em um sistema. Com base nelas é que a configuração deve ser feita.

Após a escolha de algumas empresas, é importante definir qual a solução ideal para o seu estabelecimento. Normalmente o sistema é oferecido em módulos, onde o cliente pode optar pelas ferramentas necessárias de acordo com o porte do seu estabelecimento. Fique atento à escolha, para não adquirir um sistema muito ‘’encorpado’’ do que sua empresa necessita ou até mesmo o contrário.

Informe-se sobre atualizações

Com as diferentes necessidades de um negócio, é fundamental que um software de automação para restaurantes, bares, pizzarias e similares esteja sempre pronto para atender às demandas, especialmente de maneira bastante adaptada à realidade específica de cada tipo de segmento. As atualizações permitem essa eficiência e relevância ao sistema.

Um sistema de automação precisa estar sempre atualizado para atender bem o estabelecimento. Por um lado, o sistema precisa acompanhar o progresso da tecnologia como um todo para que sua operação aconteça de maneira mais eficiente e segura. Além disso, o sistema também precisa se atualizar para atender às novas realidades que surgem no mercado.

Certos sistemas de gestão disponíveis no mercado falham ao entregar melhorias aos seus clientes. Ao contrário destes, o Sischef é um programa que sempre se atualiza. Há um time de desenvolvedores trabalhando permanentemente em melhorias.

Custo-benefício

A implementação de um sistema de automação deve ser visto não como um gasto, mas, sim, como um investimento para a sua empresa. Porém, antes de dar um veredito, é importante considerar todos os benefícios trazidos pelo sistema e comparar aos custos que serão reduzidos com a sua utilização.

É preciso calma para analisar todas as questões envolvidas, pois mudar de ideia depois de escolher um sistema pode trazer sérios prejuízos. Nesse momento, o que pode ser proveitoso é contar com uma ajuda especializada, além de buscar atendimento das empresas diante de qualquer dificuldade.

Por que escolher o Sischef?

O sistema de gestão e automação para estabelecimentos do ramo alimentício, o Sischef, é um dos mais completos do mercado. Os módulos são capazes de atender por completo às necessidades de um restaurante, bares, pizzarias e similares. Tornando todos os processos do local informatizados. Além disso, oferece um atendimento especializado na implantação, suporte técnico permanente e atualizações constantes. Assim, o Sischef é a opção ideal para quem pensa em automatizar o seu negócio. Conheça as soluções que o Sischef lhe oferece e agende uma demonstração com um de nossos consultores clicando aqui.

Saiba como escolher o sistema de automação adequado para seu restaurante baixando nosso E-Book:

 

Como escolher um sistema de automação was last modified: abril 5th, 2019 by Luan Santos

2 Comments on “Como escolher um sistema de automação”

  1. Avatar

    Boa tarde, estou abrindo 2 cafeterias e gostaria de saber o valor para implantação e mensalidade do sistema.

    1. Willian Galvao

      Boa tarde Pedro, tudo certo?
      Nossa equipe comercial já pegou seus dados e em breve entrará em contato contigo!

      Mas até lá, esperamos que continue navegando em nosso Blog e aproveitando ao máximo nosso conteúdo!

      Abraços Pedro

      Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *