Por que abrir um restaurante vegetariano? Nos últimos anos, a popularidade da culinária vegetariana aumentou muito. Com a ajuda das mídias sociais, o assunto se tornou parte do cotidiano das pessoas causando um grande impacto em toda sociedade.
Mas vale a pena?
Segundo a Folha de S. Paulo, o mercado de produtos vegetarianos aumentou em 40%, ,tanto em produtos foras de restaurante como em e-commerce. Também com base em dados de uma pesquisa em Abril de 2018, feita pelo IBOPE e pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), podemos afirmar que no Brasil, 14% da população se declara Vegetariana. Houve um aumento nos restaurantes. No Brasil, já existem cerca de 240 restaurantes vegetarianos, sem contar a quantidade de pratos e variedades que estão nos cardápios de restaurantes não-vegetarianos. A tendência é de que continue aumentando, tanto no Brasil como nos países da Europa. É possível se afirmar que o lugar para abrir o restaurante é essencial, afinal este tipo de restaurante está em processos de adaptação na sociedade. Em cidades grandes por exemplo, o número está crescendo muito mais que em cidades de pequeno porte, mas a tendência desse mercado é só aumentar, afinal os produtos vegetarianos atingem também outros públicos que queiram reduzir o consumo de carnes, derivados de leite e ovos.Dicas para abrir um restaurante vegetariano:
Capricho
Segundo Juliana Bebert, do Sebrae, esse público vegetariano é muito bem informado, portanto é preciso transmitir confiança e não fazer mais nada mais ou menos, sempre focar na qualidade.Cuidados
É preciso cuidar com o excesso de produtos, afinal a demanda ainda está em formação, portanto utilize um bom sistema de gerenciamento e automação.Planejamento
É preciso planejar bem os detalhes, afinal esse público costuma ser bem seletivo, tanto no ambiente como nos processos da empresa a longo prazo. É preciso ser criativo e atender a todos.Investimento
O lucro e retorno vem a longo prazo, portanto é preciso ter bastante capital para investir em marketing e outros setores.Diferenças entre restaurante vegetariano e vegano
A diferença entre os dois é bem considerável, um restaurante vegetariano vai proporcionar comidas naturais a partir de grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas, com ou sem laticínios e ovos, excluindo todas as carnes. O restaurante vegano será responsável pela mesma linha de alimentos, mas o perfil dos clientes será um pouco diferente. Os veganos adotam essa dieta e esses costumes alimentares junto à sua filosofia de vida, excluem a carne e produtos de origem animal de toda sua vida, incluindo em produtos de higiene. Veganos também são mais específicos e dificilmente irão à restaurantes comuns, para isso pode-se adotar práticas para a decoração, deixando um ambiente mais receptível, afinal, a carta de entrada é sempre um ambiente aconchegante. A faixa de idade desse público varia de 60 a 70 anos em sua maioria, no restante, fica dividido entre jovens e adultos de 25 a 35 anos. Os pratos serão variados em culinárias bem culturais e com refeições um pouco diferentes, como Guacamole, grão-de-bico, Dall indiano, entre outros.Passos para abrir um restaurante vegetariano:
-
Monte um plano de negócios
-
Local, estrutura e equipamentos
- Balcões térmicos;
- Vitrines geladas;
- Cortador de frios;
- Fogão industrial;
- Freezer;
- Multiprocessador de alimentos;
- Geladeira;
- Mesas e cadeiras;
- Espremedor de fruta para sucos;
- Forno microondas;
- Liquidificador industrial;
- Balança eletrônica;
- Extrator de sucos.
- Divulgação: Capriche na divulgação em mídias sociais, considere contratar uma empresa de marketing e faça campanhas junto à academias.
Quanto custa para abrir um restaurante vegetariano?
Para cumprir todos os requisitos de qualidade do estabelecimento, você deverá gastar um pouco mais em estrutura, local, equipamentos, funcionários, marketing, etc. O preço irá variar em torno de R$55.000,00 a R$140.000,00, para empresas de pequeno e médio porte.Dicas de pratos para servir em seu restaurante vegetariano:
- Salada de abóbora com arroz-cateto integral;
- Aspargos ao molho;
- Sorrentini di Zucca;
- Homus de beterraba;
- Tapas de cogumelo;
- Varenique de cebola caramelizada;
- Hambúrguer de legumes;
Olá,tenho interesse em montar um restaurante vegetariano.Mas, quero também uma parte que seja com carne,pois em minha família existem vegetarianos como minha filha e eu …e carnívoros …..mas,quero que seja o ponto central do restaurante vegetariano…