Como abrir um restaurante vegetariano

Luan SantosRestaurante1 Comment

Como abrir um restaurante vegetariano

Por que abrir um restaurante vegetariano?

Nos últimos anos, a popularidade da culinária vegetariana aumentou muito. Com a ajuda das mídias sociais, o assunto se tornou parte do cotidiano das pessoas causando um grande impacto em toda sociedade.

Mas vale a pena?

Segundo a Folha de S. Paulo, o mercado de produtos vegetarianos aumentou em 40%, ,tanto em produtos foras de restaurante como em e-commerce. Também com base em dados de uma pesquisa em Abril de 2018, feita pelo IBOPE e pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), podemos afirmar que no Brasil, 14% da população se declara Vegetariana. Houve um aumento nos restaurantes. No Brasil, já existem cerca de 240 restaurantes vegetarianos, sem contar a quantidade de pratos e variedades que estão nos cardápios de restaurantes não-vegetarianos. A tendência é de que continue aumentando, tanto no Brasil como nos países da Europa.

É possível se afirmar que o lugar para abrir o restaurante é essencial, afinal este tipo de restaurante está em processos de adaptação na sociedade. Em cidades grandes por exemplo, o número está crescendo muito mais que em cidades de pequeno porte, mas a tendência desse mercado é só aumentar, afinal os produtos vegetarianos atingem também outros públicos que queiram reduzir o consumo de carnes, derivados de leite e ovos.

Dicas para abrir um restaurante vegetariano:

Capricho: Segundo Juliana Bebert, do Sebrae, esse público vegetariano é muito bem informado, portanto é preciso transmitir confiança e não fazer mais nada mais ou menos, sempre focar na qualidade.

Cuidados: É preciso cuidar com o excesso de produtos, afinal a demanda ainda está em formação, portanto utilize um bom sistema de gerenciamento e automação.

Planejamento: É preciso planejar bem os detalhes, afinal esse público costuma ser bem seletivo, tanto no ambiente como nos processos da empresa a longo prazo. É preciso ser criativo e atender a todos.

Investimento: O lucro e retorno vem a longo prazo, portanto é preciso ter bastante capital para investir em marketing e outros setores.

Diferenças entre restaurante vegetariano e vegano

A diferença entre os dois é bem considerável, um restaurante vegetariano vai proporcionar comidas naturais a partir de grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas, com ou sem laticínios e ovos, excluindo todas as carnes. O restaurante vegano será responsável pela mesma linha de alimentos, mas o perfil dos clientes será um pouco diferente. Os veganos adotam essa dieta e esses costumes alimentares junto à sua filosofia de vida, excluem a carne e produtos de origem animal de toda sua vida, incluindo em produtos de higiene. Veganos também são mais específicos e dificilmente irão à restaurantes comuns, para isso pode-se adotar práticas para a decoração, deixando um ambiente mais receptível, afinal, a carta de entrada é sempre um ambiente aconchegante.

A faixa de idade desse público varia de 60 a 70 anos em sua maioria, no restante, fica dividido entre jovens e adultos de 25 a 35 anos. Os pratos serão variados em culinárias bem culturais e com refeições um pouco diferentes, como Guacamole, grão-de-bico, Dall indiano, entre outros.

Passos para abrir um restaurante vegetariano:

  • Monte um plano de negócios: Faça um planejamento completo da empresa montando um plano de negócios, assim você terá um bom controle em questões financeiras e recursos humanos. Defina de pequenos detalhes na decoração até grandes sacadas de marketing. Para montar um bom plano de negócios, utilize os passos a seguir: Quais os produtos a serem oferecidos?; Sobre o que é?; Quem serão seus principais clientes?; Onde irá ficar a empresa?; Quando irá ser investido?; Qual será o lucro e em quanto tempo ele virá?
  • Local, estrutura e equipamentos: Analise seu público-alvo e veja um lugar com um grande fluxo de pessoas próximo, o lugar precisa ser agradável esteticamente também, afinal seu público é muito específico.

O local requer cerca de 120 metros quadrados para atender 250 clientes ao dia, portante se preferir um lugar maior, vai de sua necessidade.

Os equipamentos necessários são:

  1. Balcões térmicos;
  2. Vitrines geladas;
  3. Cortador de frios;
  4. Fogão industrial;
  5. Freezer;
  6. Multiprocessador de alimentos;
  7. Geladeira;
  8. Mesas e cadeiras;
  9. Espremedor de fruta para sucos;
  10. Forno microondas;
  11. Liquidificador industrial;
  12. Balança eletrônica;
  13. Extrator de sucos.
  • Divulgação: Capriche na divulgação em mídias sociais, considere contratar uma empresa de marketing e faça campanhas junto à academias.

Quanto custa para abrir um restaurante vegetariano?

Para cumprir todos os requisitos de qualidade do estabelecimento, você deverá gastar um pouco mais em estrutura, local, equipamentos, funcionários, marketing, etc. O preço irá variar em torno de R$55.000,00 a R$140.000,00, para empresas de pequeno e médio porte.

Dicas de pratos para servir em seu restaurante vegetariano:

  • Salada de abóbora com arroz-cateto integral;
  • Aspargos ao molho;
  • Sorrentini di Zucca;
  • Homus de beterraba;
  • Tapas de cogumelo;
  • Varenique de cebola caramelizada;
  • Hambúrguer de legumes;

Agora que já tem uma ideia de como funciona um restaurante vegetariano, comente conosco seus pontos positivos, nós podemos te ajudar na gestão e automação do seu estabelecimento. Solicite uma demonstração na pagina inicial.

Leia também:

 

One Comment on “Como abrir um restaurante vegetariano”

  1. Olá,tenho interesse em montar um restaurante vegetariano.Mas, quero também uma parte que seja com carne,pois em minha família existem vegetarianos como minha filha e eu …e carnívoros …..mas,quero que seja o ponto central do restaurante vegetariano…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *