Desde 2016, celebramos o Dia Internacional da Gastronomia Sustentável. Esta data tem como objetivo reconhecer a culinária como uma expressão cultural, celebrando a importância do uso de ingredientes sazonais, produzidos de forma que preservem a vida selvagem e tradições culinárias ao redor do mundo.
Por outro lado, de lá pra cá, a gastronomia sustentável se tornou um movimento que ultrapassou todos os limites da cozinha, ganhando cada vez mais força e sendo integrada a princípios ambientais, sociais e econômicos, transformando a indústria da gastronomia. Práticas sustentáveis têm aumentado sua presença e tem sido adotadas visando reduzir o desperdício e estimular a produção local.
No artigo de hoje, vamos te explicar como colocar a gastronomia sustentável em prática dentro do seu food service e te contar as principais tendências da alimentação saudável. Vamos lá?
Entenda a importância da Gastronomia Sustentável
A gastronomia sustentável engloba tudo que diz respeito à escolha de fornecedores, ingredientes e políticas de gestão na construção de uma gastronomia mais sustentável.
Desta maneira, com a adoção destas práticas, houve uma redução da emissão de carbono associados ao transporte de alimentos, além do aumento pela procura de matérias-primas da agricultura orgânica. Desta forma, tudo isso, reduz impactos ambientais associados ao uso de fertilizantes químicos e pesticidas.
De acordo com a Organização para Alimentação e Agricultura, FAO, até 2050 teremos mais de 9 milhões de pessoas no mundo para alimentar, no entanto, todos os dias, joga-se fora ou se desperdiça um terço de todos os alimentos produzidos. Mas com mudanças pequenas, é possível reverter esse cenário mundial:
-
Apoie os agricultores:
Primeiramente, a recomendação da FAO é que os alimentos sejam comprados em mercados locais. Ao adquirir produtos de pequenos produtores ou famílias agricultoras, criamos uma rede de impulsionamento nos meios de subsistência, fortalecendo as comunidades.
Desta forma, opte, também, por frutas, legumes e verduras da estação. Isso promove uma alimentação sazonal, reduzindo a necessidade do uso de agrotóxicos, pesticidas e conservantes.
-
Conheça a comida local:
Do mesmo modo, aproveite para experimentar comidas locais em suas viagens. Prove tipos de peixes que você não conhecia, frutas que nunca ouviu falar.
Assim, você estimula culturas e economias locais, além de melhorar nossa visão sobre as culturas de diversos povos.
-
Passe as tradições culinárias adiante:
De acordo com a FAO, as tradições culinárias são sustentáveis por natureza, visto que nos lembram de nossas raízes ancestrais. Por isso é tão importante manter estas tradições, cozinhando receitas que usam ingredientes nativos de cada região.
-
Não ao desperdício:
Do cozimento ao final da refeição, use os ingredientes com consciência,reutilizando o que for possível. Alguns cuidados simples, como o tamanho das porções, a data de validade e a reutilização das refeições são maneiras simples de economizar recursos naturais.
-
Seja criativo na hora de cozinhar:
Utilize os alimentos de maneira integral, não desperdiçando talos, cascas e sementes que podem ser incorporadas em diferentes receitas. Além de reduzir desperdícios e perdas, isso agrega valor nutricional e sabor à comida.
Tendências no ramo do food service frutos da Gastronomia Sustentável
Juntamente com os pilares que citamos, a crescente demanda pela sustentabilidade em todas as esferas gerou tendências no ramo do food service. Conheça algumas delas abaixo:
- Transparência: é preciso fornecer aos clientes informações sobre os alimentos, como sua origem, quais os ingredientes estão sendo usados nas receitas e quais foram as práticas de sustentabilidade adotadas, permitindo que o cliente possa fazer suas escolhas alimentares.
- Opções baseadas em plantas: houve um aumento pela procura de menus à base de plantas, que se adaptem as sugestões mais saudáveis e sustentáveis. Neste caso, os pratos vegetarianos e veganos são opções ricas em nutrientes e causam um impacto ambiental menor.
- Bebidas saudáveis: Assim também cresceu a busca por alternativas com ingredientes mais saudáveis, proporcionando aos clientes bebidas mais nutritivas. Entre as mudanças, incluímos o uso de adoçantes naturais, sucos frescos e água saborizada. Já para drinks, o ideal é o uso de bebidas com menor teor alcoólico e ingredientes frescos.
- Atenção às restrições: Buscando atender mais pessoas, uma das grandes apostas é a incorporação de tendências restritivas ao menu. Ou seja, opções veganas, alimentos orgânicos, opções sem glúten ou lactose, sucos prensados a frio e proteínas vegetais, por exemplo.
- Customização: Por outro lado, pratos personalizáveis para atender as necessidades individuais estarão em alta, permitindo que o cliente escolha os ingredientes, tamanho das porções e métodos de cozimento, por exemplo.
- Práticas para conservação da água: Diante da escassez global, essa é uma tendência que virá com força na indústria alimentícia.
Desde a conservação, aquisição de ingredientes que requerem menos água para crescer a implementação de técnicas que economizem água durante sua preparação.
Pratique a gastronomia no seu negócio
Conclusão:
Muito além de uma tendência, a gastronomia sustentável é uma necessidade se quisermos preservar nosso futuro.
Através das mudanças citadas acima, como redução do desperdício dos recursos naturais e ingredientes, bem como escolha de alimentos locais e sazonais, é possível reverter a situação atual e criar uma consciência mais sustentável e responsável acerca da gastronomia ao redor do mundo, possibilitando um futuro para as próximas gerações.