Porque utilizamos o certificado digital A1

Stefani KufnerFiscal0 Comments

certificado A1

Nossos sistema de gestão e automação empresarial online, o Sischef, atualmente só suporta o certificado digital modelo A1 para emissão de nota fiscal eletrônica. Alguns clientes, por já possuírem o modelo A3 querem usá-lo em nosso sistema.

Confira esse artigo que vamos explicar o motivo pelo qual nosso sistema não suporta esse modelo de certificado.

O que é o modelo A1

É o arquivo digital gerado e armazenado no próprio computador pessoal do usuário, com validade de 1 ano.  Além disso, o certificado A1 tem a facilidade de poder ser utilizado em diversas plataformas, como smartphones, tablets e notebooks, o que confere mais mobilidade e a possibilidade de que você emita notas fiscais mesmo estando longe do trabalho. Este modelo, necessita apenas de uma senha para funcionar.

O que é o modelo A3

É armazenado em um dispositivo local, pode ser um Token USB ou um Smart Card. Tem validade de 1 a 3 anos. Ele só pode ser usado em um único equipamento de cada vez, pois o token ou cartão deve estar conectado a ele.

Diferenças entre A1 e A3

Os certificados são diferentes tecnicamente, o modelo A1 só precisa de uma senha para funcionar, o modelo A3 necessita de um leitor e do cartão. Justamente o cartão e o leitor impedem o uso no sistema, pois como nosso sistema é online, não temos como fazer a assinatura da nota fiscal com esse certificado.

O modelo A3 é mais seguro que o certificado A1, no entanto isso deixa de ser verdade no modelo de segurança do Sischef. 

Outra desvantagem do modelo A3 é que ele também é usado para alguns trâmites na Receita Federal e Secretaria da Fazenda. Então algumas vezes o contador precisa do cartão, deixando a empresa impossibilitada de assinar as notas nesse meio tempo. Além disso, o certificado modelo A1 é mais barato, cerca de R$185,00.

Porque escolhemos o certificado digital A1

Uma das principais vantagens d e se contar com um sistema é garantia na segurança dos dados. Já que nossos clientes não trabalham com segurança de informação e não possuem conhecimento ou mesmo tempo para manter os próprios dados seguros.

Um vírus no computador pode acabar com a segurança, mesmo de um certificado modelo A3. Quando o certificado A1 é instalado no Sischef, ele está em nossos servidores, profissionais de segurança e estão a todo momento trabalhando para que os dados de todos os clientes estejam seguros. Então, mesmo que sua máquina seja infectada por um vírus ou tenha seu equipamento roubado, nós garantimos os dados da sua empresa.

Para que serve o certificado digital

Ele surgiu para trazer mais agilidade ao dia adia das empresas. Com ele, tornou-se possível resolver online muitas tarefas que antes só podiam ser feitas presencialmente.

Entre suas principais utilidades, podemos citar:

  • Assinatura e envio de documentos pela internet;
  • Realização de transações bancárias;
  • Envios de declarações da empresa;
  • Validação de NF-e, de NFS-e, de conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) e de manifesto eletrônico de documentos fiscais (MDF-e);
  • Login em ambientes virtuais com segurança.

Facilitando todos estes processos, o certificado digital garante a validade jurídica dos documentos eletrônicos, desburocratiza muitos procedimentos — pelo fato de dispensar o reconhecimento de firma — e gera economia de tempo, já que todos os serviços passam a ser feitos pela internet.

Leia também:

Porque utilizamos o certificado digital A1 was last modified: abril 16th, 2019 by Stefani Kufner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *