Sistema para restaurantes: saiba o que precisa ter

Luan SantosAtendimento, Automação, Gestão, Sistema para restaurante1 Comment

Sistema para restaurantes. Imagem com o fundo de um restaurante um homem com um tablet não mão e sorrindo

As vertentes de Sistema para Restaurantes vêm a cada dia comprovando que são partes essenciais para o sucesso de food services.

Independente de tamanho e áreas de atuação, um estabelecimento nesse nicho, ganha força quando adquire um sistema de gestão.

Porém, vale dizer que nem todos os sistemas são iguais.

De antemão, devido a crescente busca desses serviços, decidimos esclarecer o que é necessário em um sistema para restaurantes e os seus principais benefícios.

Então, antes de fechar contrato com qualquer empresa, verifique se elas vão ser capazes de oferecer os requisitos apontados neste post.

Leia o nosso artigo até o fim.

O que é um sistema para restaurantes?

Primordialmente, os Sistemas são programas cuja a função é:

  • Receber informações de quem os usa;
  • Em seguida, ler e calcular essas informações;
  • E por último, responder com resultados – que seriam complexos de serem calculados e geridos por pessoas comuns.

O exemplo mais simples de sistema é a calculadora. Nela, o usuário da os valores e o programa faz o cálculo, trazendo por fim, o resultado da operação.

Do mesmo modo, no ramo de alimentação não é diferente. Um sistema para restaurante precisa receber as informações, ler e transformar cada uma delas para posteriormente, oferecer os resultados precisos e corretos.

Viu? A funcionalidade de um sistema é simples e fácil de entender.

Apesar disso, é preciso ainda, saber quais são as funções que devem estar presente em um sistema de gestão para o seu restaurante.

Nesse ínterim, separamos para você as principais funções de um sistema de qualidade. Confira!

Personalização

Acima de tudo, cada empresa tem a sua história, seu perfil e posicionamento. Sendo assim, não há razão para apostar em soluções iguais para todos os negócios.

Então, é necessário contar com um sistema de gestão que lhe ofereça possibilidades de adaptação segundo suas demandas e singularidades de seu negócio.

Procure por um programa no qual você possa escolher os módulos que você e seu negócio realmente precisam. Assim, você não vai pagar pelo o que não vai usar.

Sendo assim, veja que é necessário pensar muito bem nas suas necessidades. Somente assim, você vai saber qual sistema irá lhe atender melhor.

Integração

Para o bom funcionamento do restaurante, o sistema tem que contar com integrações.

É importante que o programa seja capaz de se unir a outros programas e apps.

Um simples exemplo, mas de grande valia, são os dados de estoque e vendas, que se integram para uma melhor gestão de dados.

No entanto, um software de gestão deve ir além da integração de programas internos. Ele deve oferecer ferramentas, que se comuniquem com setores mais complexos como é o caso do setor fiscal. Aliás, nesse caso, é necessário também, ter comunicação com programas fiscais governamentais como a SEFAZ.

Outra integração interna é aquela destinada a restaurantes que trabalham com o atendimento delivery. Aqui, é necessário um sistema de gestão de entregas, para melhor organização e administração do negócio.

Pense em um sistema que englobe todas essas integrações e lhe ofereça a melhor solução para as suas necessidades.

Por fim, mas não menos importante, o programa de gestão contratado também deve oferecer integrações externas. Essas, são aquelas feitas com outras empresas, principalmente, com aplicativos de entrega, por exemplo: iFood; UberEats; Rappi; Delivery Much; etc.

Apresentação de dados

Após integrar todas as informações de compras, estoque e financeiro será que o gestor vai conseguir consulta-las de forma rápida e intuitiva. Afinal, estamos falando de um grande número de informações.

É por isso que um bom sistema oferece um layout de fácil entendimento. Ele também vai te oferece recursos como relatórios, tabelas e gráficos que vão permitir que o gestor faça uma melhor leitura sobre o que está acontecendo no negócio.

Além de ter fácil apresentação dos dados, contar com um sistema com um layout simples garante melhor que toda a equipe consiga manusear o sistema. Isso, mesmo para quem não tem conhecimento em TI.

Recursos de um bom sistema para restaurantes.

A maioria dos gestores acreditam que necessitam de um sistema sem muitas funções, para otimizar sua operação. Entretanto, ao adquirir esse tipo de sistema, que podem ser grátis, algumas percebem que os problemas continuam, como: atraso na entrega, erros ao anotar o pedido, fraude entre outros.

Vamos falar de alguns outros recursos indispensáveis para seu estabelecimento. Confira:

  •   Segurança e praticidade em um sistema para restaurantes.

Conte com a praticidade de ter um sistema gerencial em nuvem e a segurança de ter um sistema híbrido instalado em seu restaurante.

Ter o seu sistema para restaurante que opere em uma conexão local (off-line), significa que ele não precisará da Internet para funcionar, ou seja: se a sua região tem uma internet que costuma cair, o seu restaurante continuará funcionando normalmente.

Em contra partida, com o gerencial em nuvem você poderá acessar os dados de qualquer lugar, precisando apenas de um conexão com a internet.

  • Suporte

Pense você com dúvidas sobre o sistema e não ter ninguém para te ajudar? Não seria legal! Então, quando for escolher o sistema para seu restaurante, se informe se existe suporte técnico, horários e disponibilidade para que você nunca fique na mão.

Contudo, pense também em contar com uma equipe que além do suporte, lhe garanta um bom atendimento e que te ajude a iniciar o uso do sistema com alguns treinamentos.

  • Comanda eletrônica

É através da praticidade da comanda eletrônica que o garçom retira o pedido através de um smartphone ou tablet. Nesse sentido, sem ter que correr até o terminal, ou levar o pedido até a cozinha ou copa. Com a comanda o pedido é automatizado, indo para sua respectiva área de produção.

Destinada para qualquer tamanho de restaurante, ela agiliza os processos, combate erros e fraudes.

Confira mais benefícios da comanda eletrônica clicando aqui.

Principais benefícios ao adquirir um sistema para restaurantes.

Antes de mais nada, todo gestor, seja de qualquer área, busca a cada dia o progresso e otimização do seu atendimento e negócio. Porém, nem todos sabem quais as funções um sistema deve ter para auxiliar neste processo.

Geralmente, um sistema para restaurante precisa atender as necessidades do cliente final, visando sempre a melhoria e qualidade no ambiente.

Outras funções que um sistema para restaurantes precisa ter.

  • Controle

Controle maior do food service e de fácil compreensão, desde toda parte de estoques, financeiros, pessoas, produtos.

  • Cadastramento

Locais específicos para informações reais de seus produtos, estoque e pessoas são cruciais. Bem como, espaço para cadastros necessários para criação de outros produtos são muito importantes.

Nesse ínterim, você deve ter o espaço para criar grupos de produtos, cadastrar clientes, funcionários e fornecedores. Além dos destinados a lançamentos de pedidos, despesas, receitas, contas a pagar e a receber, e por fim, os convênios.

  • Fiscal

Lançamento de pedidos e devoluções de compras e vendas. Verificação de notas emitidas e recebidas, importação de XML de NF-e, geração de NFC-e, tudo em um só lugar.

  • Financeiro

Controle das contas a pagar e a receber, lançamento das despesas, receitas à vista, transferências entre contas e muitos outros controles num sistema de gestão financeiro.

Retirada de relatórios específicos de caixas, turnos, produtos vendidos em um determinado caixa. Tal qual,  acesso a conferências diárias e por último visualização através de gráficos do balanço financeiro.

  • Relatórios

Acesso aos relatórios por períodos específicos e análise de como está o estoque. Determinação de um número mínimo para um produto, para maior controle de seu estoque.

Bem como, verificação do ticket médio de cada cliente.

Por fim, geração de relatório para pagamento dos garçons e entregadores, e a visualização total de vendas de cada um e suas taxas.

  • Organização

Dentro de um ótimo sistema, não serão mais necessárias as anotações manuais. Todas as informações fornecidas para o sistema, serão armazenadas para realizações de buscas ou alterações.

  • Busca avançada

Escolha de filtro e buscas com mais praticidade e rapidez, sendo especificas ou genéricas.

  • Segurança

As ações realizadas serão salvas no gerencial, para que não haja problema caso o equipamento tenha falhas inesperadas. Ou seja, as ações serão asseguradas.

  • Confiabilidade em um sistema para restaurantes.

Enfim, tenha confiança no seu sistema de gestão e automação para restaurantes. Ele tem um papel fundamental no sucesso do seu estabelecimento.

E antes de contratar um sistema de gestão, pesquise a empresa que irá fornecer esse serviço, busque o maior numero de informações e opiniões de quem já é cliente da empresa.

Uma ótima dica é pesquisar pelo site Reclame Aqui. Lá você vai ver se a empresa se preocupa em solucionar os problemas que acabam surgindo.

Acima de tudo, seu sistema para restaurantes precisa de você.

Todo sistema funciona de acordo com o usuário. De nada adianta passar a ele informações erradas ou inexistentes, isso irá comprometer toda a estrutura do seu estabelecimento, desde financeiros até estoque.

A partir daí suas buscas e relatórios serão incorretas. Nada será fidedigno ao que realmente foi vendido ou movimentado.

Seja amigo do seu sistema. Já que ele será um dos responsáveis no crescimento e desenvolvimento do seu estabelecimento.

Todas as informações fornecidas corretamente ao sistema para food service, certamente irão fazer com que suas buscas sejam mais concretas, e suas tomadas de decisões mais assertivas. Podendo assim, se manter mais informado e organizado sobre todas as movimentações de sua empresa.

Por fim!

Em síntese, neste artigo apresentamos para você tudo aquilo que você deve procurar em um sistema de gestão para food service. Portanto, não deixe de prestar atenção nas opções oferecidas por cada empresa para que você possa escolher o melhor para o seu negócio.

Em conclusão, não abra mão de qualidade em prol de preço, já que graças a um ótimo sistema, os valores de investimento podem ser recuperados no decorrer do período, além de mensalidades se tornarem irrisórias com o passar do tempo.

Caso você tenha mais alguma dúvida, deixe ela pra gente aqui nos comentários. Ou baixe o nosso e-Book!

 

Saiba mais em nosso e-Book:
restaurante precisa

Artigos relacionados:

One Comment on “Sistema para restaurantes: saiba o que precisa ter”

  1. Pingback: As tendências da alimentação fora do lar em 2020 | Sischef

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *