Hamburgueria: saiba como administrar

Stefani KufnerGestão, Hamburgueria, Sem categoria0 Comments

Hamburgueria

A vida de um bom administrador não é nada fácil, ainda mais se estamos falando da administração de uma hamburgueria. Um ramo que está em ascensão e tem muitas peculiaridades.

Um levantamento feito pelo Sebrae indicou que 27% das empresas do ramo de alimentação fecham antes de completar dois anos. Isso é reflexo de uma má administração que deixa de lado pontos importantes ou até mesmo pela falta de experiência.

Para ser bem sucedido em sua administração é necessário conhecimento e cuidados específicos. Anteriormente só encontrávamos hamburguerias simples ou carrinhos de sanduíches. Hoje é possível atender até consumidores mais exigentes, a exemplo as  hamburguerias gourmet.

Não precisa desanimar com os números, basta saber que pontos necessitam maior cuidado. Confira nesse artigo alguns pontos que necessitam de sua atenção

Planejamento

Um planejamento estratégico é essencial para qualquer pessoa que tenha em mente abrir qualquer tipo de negócio, por isso, é a primeira dica de como administrar uma hamburgueria.

O planejamento deve ser feito antes mesmo do negócio começar a funcionar. Entendendo assim quem é seu público-alvo, em qual localização é mais propícia para sua hamburgueria, a média de preços da concorrência e claro pensar em seu cardápio. É com o planejamento que você estabelecerá suas metas e objetivos e como alcançá-los.

É esse planejamento que fará você conhecer o mercado, seus futuros clientes, os concorrentes e também será seu guia para a tomada de decisões.

Identificação com o segmento

Pensando na identificação é necessários que esteja pronto para enfrentar todos os desafios do ramo. Pensar como diferenciar sua hamburgueria das demais, tendo um diferencial a oferecer ao seu cliente.

Levante todas as possibilidades que esse novo negócio irá acarretar nos seus investimentos, tanto de tempo quanto de dinheiro. Pois será muito tempo investido e recursos nas negociações com fornecedores, atendimento ao cliente, gestão de pessoas e muito mais.

Aposte na qualidade e na experiência

Depois de ter levantado todos os pontos e tomar as decisões estratégicas necessárias para entender o direcionamento do seu negócio é a hora de focar na qualidade dos produtos a ser entregue para seu cliente.  

Os clientes normalmente procuram por boas experiências. Para isso é necessário um ambiente legal, aconchegante e limpo, atendimento personalizado e de alta qualidade. Assim as pessoas serão cativadas pelo local e também pela comida.

Valorize seus funcionários

Ter uma equipe que vista a camisa de sua hamburgueria é muito importante para o sucesso do seu negócio. Por isso:

Ofereça um bom salário

Não sendo a única motivação que você pode dar para seus funcionários, mas é preciso saber se o salário oferecido pelo seu estabelecimento é compatível com o oferecido pelos estabelecimentos do mesmo ramo.

Contrate pessoas qualificadas e pague o que elas merecem, assim certamente terá um melhor resultado em sua hamburgueria.

Espírito de equipe

Trabalhe para ter integração entre os times de funcionários. Ajudando assim no bom funcionamento do negócio. Todos devem trabalhar buscando o mesmo objetivo, portanto reforce a importância do trabalho em equipe.

Organize reuniões motivacionais, confraternizações, use sua criatividade para unir seus funcionários em prol do bom funcionamento de sua hamburgueria.

Preocupe-se com as regras de Segurança no Trabalho

Se atente as regras de segurança no trabalho. Você sabia que ter uma pia baixa pode deixar seu funcionário corcunda e isso pode gerar uma lesão por esforço repetitivo (LER)? Pois é, são esses detalhes que deve pesquisar e fazer o controle para não ter problemas futuros com funcionários ou com o INSS.

Respeite a legislação

A legislação sanitária é extremamente exigente para o ramo gastronômico. Dentre as regras estão:

  • Limpeza correta do ambiente
  • Embalagens adequadas;
  • Alimentos com bons fornecedores;
  • Dedetização do ambiente a cada seis meses;
  • Descarte correto do lixo.  

Visite a página da ANVISA para saber outras normas. Sem conhecer a legislação, é praticamente impossível saber como administrar uma hamburgueria de forma correta.

Legislação Local

Cada cidade e estado tem sua legislação. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a NFC-e tem uma peculiaridade: os donos de bares e restaurantes são obrigados a utilizar o SAT. Então procure ficar atento às leis vigentes no município em que o estabelecimento se encontra.

Atenção a gestão financeira

O controle diário do fluxo de caixa é apenas um dos pilares de uma gestão financeira eficaz. Pensando nisso não negligencie essa parte do negócio, pois análises financeiras bem-feitas podem ser um ótimo auxílio para aumentar a rentabilidade de sua hamburgueria.

Esse controle pode ser trabalhoso e difícil para os leigos do assunto, mas pode ser facilitado com o uso de um sistema de gestão para hamburguerias.

Automatize sua hamburgueria

Para automatizar os processos de sua hamburgueria conte com um sistema de gestão completo, que irá lhe ajudar no gerenciamento como um todo.

Sistemas que registram todos os processos, analisam dados e possuem a possibilidade de organizar as operações de forma eficiente, além claro de identificar gastos, desperdícios e prejuízo.

Utilize comanda eletrônica

A realização dos pedidos utilizando comanda eletrônica é muito mais rápida. Sem falar no atendimento ao seu cliente e o preparo agilizado, pois a impressão na cozinha ou bar é feita imediatamente após a confirmação do pedido na mesa.

Utilizando a comanda eletrônica você estará ganhando tempo e agilizando todo o processo, trazendo mais satisfação ao cliente, afinal o tempo de espera é reduzido em até 60%.

Satisfação do cliente

Pesquisa de satisfação

O que seu cliente tem a dizer pode lhe trazer muitos benefícios. Você identifica as preferências de seus clientes, queixas e sugestões e não deixe de dar um feedback aos apontamentos dele.

O ideal é dar uma resposta a cada um, se não for possível faça a pesquisa espontânea, uma das mais utilizadas é o dos quatro emojis, com opção de ótimo, bom, regular e fraco.

Preste atenção

Várias sobras de seus clientes podem indicar falta de qualidade em seu produto. Rejeição também pode ser medida pelo peso do lixo. Tenha uma meta de sobras, por exemplo, se a meta é de 25 gramas por cliente, o que passar disso pode ser considerado um problema de qualidade.

Tenha por aliado o marketing

Explore meios de divulgar seu estabelecimento. Afinal, o marketing é o que de fato permite que a sua marca seja vista e lembrada. Invista em panfletos, outdoors, anúncios em rádio e em redes sociais.

Redes Sociais

Compartilhe imagens de seus pratos e de seu local e claro anuncie suas promoções. Assim poderá atrair clientes novos e fidelizá-los. Divulgue materiais que possam interessar seu público e desenvolva um relacionamento com seu cliente.

Apps de geolocalização

Os visitantes de sua cidade necessitam encontrar a localização de sua hamburgueria, utilize os sabiamente.

De olho na concorrência

A concorrência é uma ótima maneira de perceber o que está acontecendo no mercado  e o que precisa fazer para não perder clientes.

Portanto, não menospreze ninguém, conheça os diferenciais de cada um e não fale mal de sua concorrência.

Concluindo

Como falamos um bom administrador precisa cuidar de muitos pontos, listamos alguns que elencamos como os primordiais para ter uma administração de qualidade em sua hamburgueria.

Se mantenha sempre bem informado e atento às mudanças de seu ramo, assim será mais fácil enfrentar as dificuldades do dia a dia.

Últimos pontos a serem falados, mas que não deixam de ser importantes. Saiba inspirar seus funcionários, aquela história de eu mando e você obedece não atende mais. Conquiste as pessoas e permita que elas trabalhem para você por lealdade e com admiração.

Saiba delegar funções certas as pessoas certas, isso é essencial para manter uma equipe organizada e eficiente. Agora sim, conhecendo as melhores práticas de como administrar uma hamburgueria é só pôr em prática e oferecer a seu cliente uma experiência ainda melhor.

Leia também:

Hamburgueria: saiba como administrar was last modified: março 14th, 2019 by Stefani Kufner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *