Estratégias de marketing para hamburgueria!

Luan SantosHamburgueriaLeave a Comment

marketing para hamburgueria

O mundo das hamburguerias tem encantado muitos empreendedores nos últimos anos. Entretanto, não resolve entrar nessa por puro modismo! Para ter sucesso nesse segmento, é essencial ser apaixonado por hambúrgueres, visto que a força da marca desse tipo de negócio reflete na paixão do chef.

E não é simplesmente ter pão e carne de procedência. É necessário traçar estratégias de marketing para conquistar e reter os clientes. Afinal, não adianta ter o melhor sanduíche do mundo se ninguém conhecer a sua marca.

Você deve refletir no que leva o consumidor faminto a optar pela sua hamburgueria? O que ela tem de especial? Em outras palavras, qual é o seu diferencial? Isso precisa ser informado ao cliente por meio de ações de marketing.

Por meio do marketing, muitos negócios, principalmente do segmento de alimentos, alcançaram um outro patamar na mente dos clientes.

Confira alguns pontos que, se implantados ou melhorados na sua hamburgueria, poderão dar um upgrade no seu negócio:


Estabeleça uma marca

Para ser reconhecida, uma hamburgueria deve oferecer produtos de qualidade. Isso vai desde a seleção de ingredientes frescos até a regulamentação da ANVISA. Quando houve a ascensão desse mercado, o foco era oferecer carnes nobres. Mas, depois de um tempo, perceberam que nem sempre é isso que define uma hamburgueria de qualidade. Muitos chefs têm desenvolvido receitas junto ao fornecedor de pães, tentando chegar ao ”pão ideal”.

É preciso pensar no que o cliente quer. Por isso, inovar em receitas — como molhos artesanais — e buscar usar os produtos de qualidade é o que mais chama a atenção do consumidor.

Antes de inaugurar uma hamburgueria, é preciso pensar em quais produtos você vai oferecer além do hambúrguer. Sucos naturais, águas aromáticas e cervejas artesanais têm sido escolhas bem personalizadas.

E os acompanhamentos? Molhos especiais desenvolvidos por você e sua equipe, batatas rústicas, entre outros produtos ajudam a dar um toque especial à sua hamburgueria.

Além disso, a higiene do local deve ser impecável. Qualquer descuido pode passar uma impressão negativa ao cliente, impedindo-o de retornar. A qualidade é uma das coisas que mais diferenciam um hamburgueria normal de uma de sucesso. É um dos aspectos que caracteriza esse segmento especializado, diferenciando-o dos trailers, fast foods e lanchonetes tradicionais.

Em falar em qualidade, isso também se aplica à sua estrutura: o local onde você recebe o cliente está preparado? O espaço disponível não precisa ser grande, mas deve oferecer conforto. Afinal, é por meio dele que você vai passar a mensagem temática da hamburgueria ao cliente. É o que vamos falar agora.

Pense na decoração

O conceito de hamburgueria na atualidade carrega a ideia de um tema que normalmente tem tudo a ver com o fundador e, consequentemente, vai atrair um público que curte aquilo.

Por isso, muitos têm apostado em hamburguerias decoradas de acordo com estilos musicais, como o rock in roll, retrô, esportes e até com temas de filmes. Para descobrir qual temática deve ter a sua empresa é preciso pensar naquilo que você curte — deve ser algo relacionado à sua personalidade .

Para a construção da marca, esse é um ponto que merece atenção. Afinal, seu estabelecimento, que é o principal ponto de venda para o produto, ficará marcado na mente das pessoas de acordo com essa decoração.

Atualize as mídias sociais

Quando falamos de marketing, não podemos deixar a divulgação de fora. Já sabemos que para ter uma hamburgueria de sucesso você precisa de produtos de qualidade, de um lugar que seja agradável e que reforce a experiência positiva do cliente. Agora, vamos falar sobre a presença da sua marca nas redes sociais.

A divulgação do seu negócio nas mídias sociais deve seguir a mesma ideia da decoração do seu estabelecimento. As cores escolhidas, a temática: tudo isso serve para formar uma ideia estabelecida sobre a sua marca na mente do cliente.

Assim, é muito importante estar presente em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram. Esses meios favorecem e abrem espaço para posts interativos — perguntas e discussões e são fontes muito úteis para conhecer o comportamento do seu consumidor.

Além disso, é essencial ter o seu próprio site. Assim, as pessoas que tiverem curiosidade sobre o negócio poderão conhecê-lo mais de perto.

Nessa página você terá mais abertura para apresentar o seu negócio. É interessante aproveitar esse espaço para contar a história da empresa, de onde surgiu a ideia, a história dos hambúrgueres oferecidos. Tudo isso conta para o desenvolvimento da sua marca e para mostrar por que você é diferente da concorrência.

Muitas hamburguerias estão aproveitando as tecnologias para oferecer um cardápio online, com fotos dos produtos e do ambiente, preços e ingredientes. Ele facilita as operações e o relacionamento com o cliente.

Ofereça um preço justo

Pode não parecer, mas o preço é a parte mais complexa de uma hamburgueria. Isso porque se você colocar um preço muito alto, deixará de atender certos públicos e se colocar um preço muito baixo, pode parecer que o produto não é de qualidade.

Enfim, a etapa de definição do preço deve levar em conta o que você definiu em seu planejamento como público-alvo. É relevante fazer uma pesquisa de mercado para descobrir qual o valor esse público está disposto a pagar por um sanduíche artesanal.

Assim, você correrá menos risco na hora de definir o preço, mas não pode se esquecer de considerar os custos e as despesas desembolsados para preparar aquele sanduíche, pois a saúde financeira é o que vai garantir a continuidade do seu negócio.

Disponibilize opções para gostos variados

A cada dia, o comportamento do consumidor tem mudado em relação a alimentação. Alguns por vontade ou tendências, outros por descobrirem intolerâncias a certos alimentos. Assim, um dono de hamburgueria não pode descartar essas novas demandas. Então, por que não disponibilizar no cardápio um alimento que é livre de glúten, ou que atenda aos vegetarianos? Além disso, conseguir atender a esses clientes pode ser um diferencial, pois há uma escassez de opções quando se trata dessas dietas diferenciadas.

Tenha um diferencial

Ser uma hamburgueria diferente exige que você crie a sua assinatura. Algo que seja da sua personalidade. Isso significa dizer ao cliente que você tem algo que ninguém mais pode oferecer. Não é tão difícil. Pode ser um molho especial, uma forma de preparar os alimentos, a decoração do local. O importante é ser original.

Para ser pioneiro, é necessário pesquisar as tendências, mas sempre sabendo adaptar e personalizar as receitas, dando um toque único. Isso é essencial para surpreender o cliente e fazer com que ele retorne sempre ao seu estabelecimento.

Como aumentar o fluxo durante a semana

Enquanto o fluxo dos fins de semana é uma loucura, durante a semana algumas hamburguerias ficam vazias. Mas existem formas de atrair o público nesses dias de menor movimentação.

Uma das formas de aumentar o fluxo nesses dias é definir uma promoção para cada dia da semana.

Assim, você vai chamar a atenção dos clientes que são fãs desses hambúrgueres e também daqueles que buscam promoções. Também é possível investir na divulgação dessas promoções nas mídias sociais.

Outra forma de atrair o público em dias de semana é disponibilizando espaços para jogos. Isso está se tornando uma verdadeira febre em vários segmentos. Por que ficar de fora dessa tendência? Assim, você vai atrair grupos de pessoas na saída do trabalho ou da faculdade e vai vender muitos sanduíches.

Para atender a diversos públicos, também é essencial aceitar os tickets refeição e alimentação. A maioria dos jovens, estagiários, e funcionários utilizam somente esses cartões para a alimentação, então você não pode perder essa oportunidade.

Especialista em marketing para hamburgueria!

Se você chegou até aqui, significa que já entendeu tudo o que precisa para se ter uma hamburgueria de sucesso. Você já sabe, então, que para isso não se deve pensar só em um produto de qualidade.

Você deve pensar no negócio de forma sistêmica, desde a identidade visual do local, as parcerias, o seu toque diferenciado e estar sempre presente nas mídias sociais, além de considerar o feedback do cliente para ações de melhorias. Tudo isso para manter uma alta performance.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *