Saiba tudo sobre o Certificado Digital!

Nayara Vasconcelos RodriguesSistema para restauranteLeave a Comment

certificado digital

Primordialmente, o certificado digital é um autenticador com validade jurídica. Ele garante segurança a todas as atividades que são resolvidas pela sua empresa por meios eletrônicos.

Ou seja, toda vez que a sua empresa executar uma ação no online, o seu certificado digital vai garantir a outras partes envolvidas no negócio, que aquela ação está sendo tomada pelo responsável legal daquele CNPJ.

Resumidamente, segundo o Serasa Experian, uma das Autoridades Certificadoras (AC), o Certificado Digital é “a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa.”

Sendo assim, vale dizer ainda que, existem vários estilos de Certificados Digitais para diferentes tipos de profissões e empresas.

Contudo, existem outros assuntos que queremos tratar para poder te auxiliar no dia a dia da sua empresa e que estão relacionados a este assunto . Então continue a leitura até o final.

Como e onde conseguir um certificado digital

Desde já, é importante saber que o Certificado Digital é de extrema importância. Ele é necessário para validar vários processos e procedimentos dentro do seu estabelecimento.

Entre eles, os acessos a portais do governo destinado ao fisco, só podem ser feitos caso  a chave de acesso do seu certificado seja fornecida. Então, sem a chave de acesso não existe a possibilidade de gerar notas fiscais.

Porém, existem algumas exceções. As MEI, tem a opção de recorrer a órgãos públicos, municipais ou estaduais, que fornecem meios para a geração de notas sem ter a necessidade do Certificado.

Nesse sentido se você ainda vai abrir uma empresa, e ela está enquadrada como MEI, vá até a prefeitura da sua cidade e verifique quais são as condições disponíveis.

Em outros casos, para adquirir o seu Certificado, você faça a solicitação a uma das ACs.

Conforme já dito antes, as AC são Autoridades Certificadoras, ou seja, são empresas, instituições ou órgão, públicos ou privados, que tem autorização e capacidade de gerar e garantir a segurança dos Certificados.

Quais são as ACs

No portal do governo você é capaz de conferir quais são as principais ACs para fazer as suas solicitações. Lá você também pode conferir a que público cada uma delas atende.

Aqui vamos apenas citar seus nomes para que você possa conhecê-las.

Segue abaixo relação de Autoridades Certificadoras de 1º nível da ICP-Brasil:

  • SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Serasa Experian;
  • Receita Federal do Brasil;
  • CERTISIGN;
  • Imprensa Oficial do Estado de São Paulo;
  • AC JUS;
  • AC PR;
  • Casa da Moeda do Brasil;
  • VALID Certificado Digital;
  • SOLUTI Certificado Digital;
  • AC DIGITALSIGN;
  • Ministério das Relações Internacionais;
  • AC DEFESA;
  • AC SAFEWEB;
  • PRODEMGE.

Qual AC devo escolher

Entre todas as AC citadas acima, você vai escolher entre aquelas que prestam serviços para a sua área. No caso de empresas voltadas ao food service, você deve escolher entre as que geram Certificados Digitais e-CNPJ, como por exemplo o Serasa Experian, a PRODEMGE, a CERTISING, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e etc.

Escolha o tipo de Certificado Digital

Após escolher onde conseguir o seu Certificado, agora escolha qual o tipo de modelo desses. Os food services usam os modelos A1, que é instalado em um computador, ou o A3, que fica instalado em um pendrive ou cartão.

Aqui é importante dizer que, os sistemas de gestão como o Sischef, principalmente na parte do fisco, usa a chave de acesso para fazer algumas buscas, principalmente na parte de notas fiscais. Sendo assim, o sistema é compatível apenas com o modelo A1.

Saiba mais sobre o assunto lendo, Porque utilizamos o certificado digital A1.

Logo após, com o Certificado adquirido, você vai ser chamado para a validar e confirmar dados e registrar suas fotos e biometria.

Por fim, depois de todos esses processos, você terá o seu Certificado Digital em mãos ou no computador funcionando.

Já tenho um certificado digital, mas ele não está funcionado, o que fazer?

A princípio, é importante saber que podem acorrer vários fatos para que o seu Certificado Digital não funcione.

O caso mais comum é quando o seu Certificado Digital está vencido, ao passo que, o modelo A1 tem validade de um ano, e o A3 tem validade de até 3 anos.

Então, antes de entrar em desespero, verifique a data de validade, e caso necessário, refaça o processo de renovação do Certificado Digital.

Todavia, outras questões podem fazer com que o seu Certificado para de funcionar, como:

  • Formatação do computador sem antes realizar backup do sistema;
  • Errar as senhas mais de 3 vezes;
  • Danos nos cartões ou pendrive que contém o token;
  • Etc.

É importante ficar atento as questões acima, já que para todas elas, a única solução é um novo Certificado. Ou seja, você vai solicitar novamente um Certificado, e vai passar por todas as etapas mais uma vez.

Concluindo

Em conclusão, hoje vimos o quão importante e necessário o Certificado Digital é para o seu negócio de Food Service.

Ainda, também vimos de modo resumido quais são os passos para quem vai abrir o seu CNPJ, e não tem ideia alguma de por onde começar.

Além disso, apontamos para você, que já possui o seu Certificado que, algumas questões podem fazer com que ele pare de funcionar.

Por fim, esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. E caso se deixamos alguma informação muito importante de fora, aponte ela aqui nos comentários.

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos importantes.

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *