Você certamente se lembra das costumeiras – e já ultrapassadas – comandas de papel. Antigamente, o papel e a caneta eram essenciais na rotina de bares, restaurantes e lanchonetes. Todavia, com a evolução tecnológica, foi possível substituir as arcaicas comandas físicas pelas comandas eletrônicas.
Com as comandas digitais todo o processo tornou-se muito mais ágil, gerando maior produtividade para os negócios e proporcionando uma experiência mais satisfatória para os clientes do estabelecimento.
Neste artigo, vamos explorar como funciona o sistema de comandas e quais são os benefícios que ele traz para um negócio do ramo de alimentos. Vamos lá?
Como funciona a Comanda eletrônica?
Existem diversas opções de comandas eletrônicas disponíveis no mercado atualmente, no entanto, seu funcionamento é bem simples e bastante similar.
Ao chegar um cliente no seu restaurante, uma comanda eletrônica será aberta, seja por um smartphone, tablet, pela balança do sistema ou com automação da balança.
Todas as estas opções são conectadas ao sistema, logo, os pedidos são anotados e enviados em tempo real para a cozinha. Deste modo, não é necessário que o garçom tenha que se deslocar a cozinha cada vez que uma nova comanda for aberta ou que um novo pedido seja realizado, tornando o atendimento no salão muito mais rápido.
Comanda eletrônica : modelos
Você deve estar se perguntando qual é o modelo ideal para o seu negócio. Bom, é você quem deverá decidir qual é o modelo que deve adquirir.
Os modelos atuais vão desde os mais simples aos mais personalizados.
Os modelos simples, por exemplo, são aqueles com cartão em PVC com número em um dos lados da comanda, que pode ser encontrado em gráficas ou empresas que trabalhem com PVC ou acrílico.
Mas também existem as opções mais elaboradas, que podem ser produzidas com a identidade visual da empresa, gerando um reforço positivo de marca.
Muito conhecida, também, como comanda digital, ela é uma ferramenta eletrônica que tem como função comandar as ações dentro de um estabelecimento. Juntamente com a comunicação entre garçom e a cozinha, ela também se comunica com o Caixa, Gestão Financeira e Gestão do Estoque.
Comanda eletrônica: formas de utilizar
Sua utilização é bem simples, porém existem vários formatos. São eles:
• Uma comanda para várias pessoas: uma comanda eletrônica é entregue e servirá para todas as pessoas de uma mesa;
• Uma comanda por pessoa: quando uma comanda é entregue para cada cliente. Mas fique tranquilo, pois com o sistema Sischef é possível agrupar as comandas, caso queira. 😉
• Uma comanda por pessoa com cadastro do cliente: muito utilizada em pubs e baladas. Oferece maior segurança tanto para os proprietários quanto para o cliente. Neste caso, quando a comanda é entregue, um breve cadastro é realizado.
• Integrada a pesagem: onde o cliente passa pela balança e o operador lança a refeição, bebidas e entrega sua comanda.
Do mesmo modo que os food services, um bar também pode se beneficiar das comandas eletrônicas de bar. Ela é uma ferramenta indispensável, pois garante maior controle de estoque, de pedidos, otimiza o atendimento e proporciona uma experiência incrível aos seus clientes.
Agora que você já sabe o que é e como funcionam as comandas eletrônicas, deve estar se perguntando quais as razões para investir em uma para o seu food service. Confira abaixo!
Por que investir em Comandas Eletrônicas em seu restaurante
Além dos benefícios que citamos acima, estas são 5 razões para investir em Comandas Eletrônicas em seu restaurante. No final tem uma razão bônus!
1. Retorno financeiro: de antemão a comanda eletrônica pode parecer um investimento muito alto para o seu empreendimento. Todavia, este é um investimento com retorno a longo prazo, visto que a produtividade do seu restaurante será muito maior.
2. Redução de erros nos pedidos: com este investimento, você irá resolver os problemas como erros nas áreas de produção. Isso porque quando o garçom lançar os itens, ele poderá informar observações de restrições ou adicionais de forma pré-configurada, garantindo assim a satisfação do cliente.
3. Ganho de tempo: ao eliminar o papel e caneta, você terá maior agilidade hora de tirar um pedido na mesa do cliente. Bem como, irá eliminar o tempo de deslocamento entre as mesas e a cozinha, mantendo o garçom mais tempo no salão e conseguindo tirar mais pedidos.
4. Controle detalhado de vendas: a rotina de um restaurante é bastante exaustiva. E no fim do dia, é preciso verificar se as contas do caixa estão batendo com todas as comandas que foram feitas, gerando mais tempo de trabalho e estresse.
Todavia, com as comandas eletrônicas você pode fazer o fechamento do seu caixa com apenas um clique e sem dor de cabeça.
5. Integração dos setores: a comunicação entre garçons, bar e cozinha é fundamental para que haja um atendimento de excelência. E com as comandas eletrônicas, esta comunicação é mais segura e sólida, pois a chance de um pedido errado ser repassado torna-se praticamente nula.
Ainda mais, o proprietário poderá ter um controle maior de tudo que está acontecendo em tempo real.
Se você ainda tem dúvidas sobre como ela funciona, você pode saber mais no nosso e-book ” TUDO SOBRE COMANDA ELETRÔNICA”, só clicar aqui, preencher o forms e baixar grátis.
Razão bônus para você investir em comandas eletrônicas
Por fim, mas não menos importante temos a última razão.
É impossível perder uma comanda: nós sabemos que você já passou por esta experiência em seu restaurante. E com as comandas eletrônicas é impossível isso acontecer!
Em síntese, o uso de comandas eletrônicas trazem inúmeros benefícios para o seu negócio. Clique aqui e conheça mais sobre essa funcionalidade.
Leia também:
Dicas de como contratar um garçom
Marketing digital para restaurantes
Dicas de como atrair mais clientes
E-book “Gestão de Atendimento: Dicas para alavancar o seu restaurante”